Duvida...

25 Ago 2010 12:45 #1 por O.o!
Duvida... foi criado por O.o!
Pessoal, nao vi um outro local q tratasse do assunto... desculpa se coloquei no lugar errado...
enfim...
eh q eu tou querendo comprar uma moto... e li varias analises,
comentarios e descricoes e ainda nao consegui escolher entre as:

Honda Fan ESi 150cc
http://www.honda.com.br/motos/Paginas/cg-150-fan-esi.aspx

Yamaha Factor ED 125cc
http://www.yamaha-motor.com.br/web/site/factorybr125ed.aspx

assim Honda eh honda.. tem mais nome de mercado esta um valor ateh
consideravel mais barata, mais facil de vender... e inclusive maior
cc... sem contar injecao eletronica...
mas ouvir algumas pessoas
falando mt bem da yamaha... e ela vem com rodas de liga-leve em vez das
raiadas da honda e freio a disco na dianteira em vez de a tambor que é o
caso da Fan...
como sou novato no assunto e pouco sei a respeito... queria a opiniao de alguem...
se puderem ajudar agradeco...
obrigado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 13:14 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Duvida...
Seja bem vindo ao Motonline Oo Amigão


A honda tem nome, tradição e qualidade, e a Yamaha, Suzuki, Kavasaki, Harley Dadvison, entre outras, também.


Por uma questão mercadológica na implantação da industria motociclistica no Brasil, a Honda se firmou inteligentemente, ao passo que a Yamaha foi mais contida.


Lembro-me que nos anos 70 procurei ser representante de ambas as marcas. A Honda fez pouquíssimas exigências para a implantação do negócio e davam um bom apoio; já a Yamaha era muito exigente, de imediato exigiam prédio próprio, etc. (acabei realizando outro negócio, pois motocicleta ainda era uma incógnita para quem tinha pouco para investir e não poderia perder). Dessa forma, os empresários que queriam entrar no setor optavam por aquele que era mais fovorável a eles, ou seja, a Honda.


Assim a rede em pouco tempo se espalhou pelo país e para a grande maioria dos brasileiros da época, foi a primeira marca de motocicleta que viu ! Isso aliado a qualidade e baixo custo de aquisição da linha cg 125 se fez o sucesso que é notório até hoje.


A Yamaha sempre produziu motocicletas de alta qualidade (veja que as DT`s até hoje estão presentes nas trilhas por todo Brasil), mas também pecou por persistir nos motores 2T (eficientes, mas menos econômicos e mais poluidores, além de serem muito barulhentos).


No ínício deste século com o lançameto da YBR, a coisa mudou de vez e hove um salto de qualidade e eficiência no produto. Finalmente uma 125 bonita, confortável, durável e econômica.


A Yamaha lança a fazer 250 e se consagra definitivamente, pois fez uma moto cercada de bons adjetivos.


Bem esse papo vai acabar indo longe, mas basicamente, todas são boas, a diferença é que uma largou melhor e ganhou um terreno que a coloca em uma vantagem considerável em relação às outras.





Obs. Neste particular comentário excluo as motos maiores por serem mais exclusivas e de um publico alvo definido e com mercadologia diferenciada à das motos populares.
soueu40415,6817476852

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 13:32 #3 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Duvida...
Bem vindo... Não suma depois deste post, por favor, UHAEUHAe, muitos vem aqui ,fazem a pergunta e não voltam mais ...

As duas motos tem propostas praticamente iguais...

Vamos ver algumas diferenças...

YBR 125 factor: Não possui injeção eletrônica, mas sim um carburador "mais inteligente" que atende ao Promot3. Motor é o mesmo das YBRs antigas, 124,9 cm³, SOHC, refrigeração a ar, gerando 12,5 cv de potência. Possui tanque de 13 litros. Preço sugerido R$6990,00


Fan 150 ESi: Possui injeção eletrônica. Motor pouco mais robusto que seu antigo modelo 125cc, ganhou um aumento de potência de 11,2cv para 14,5cv, o sistema é o mesmo da YBR, SOHC com refrigeração a ar. Possui tanque de 16,1 litros. Preço sugerido R$6190,00

A medida do pneu das 2 são quase iguais, ou iguais, assim como os freios (tambor), a distância entre eixos vária pouca coisa, enfim proposta muito parecida elas possuem, como dito antes. A YBR possui um painel mais atualizado que o da Fan, enfim, não há muito que se falar sobre essas duas motos, eu prefiro a YBR, pessoalmente a Honda tem deixado a desejar nas suas últimas motos.

Espero ter ajudado,

Abraço.

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 14:12 #4 por O.o!
Respondido por O.o! no tópico Duvida...
Obrigadooo, mt obrigado a soueu e _Rox
Farei possivel pra sempre estar dando uma passadinha aqui ;-)
so nao terei mt a falar, ja q ainda sou principiante no assunto..

eu tenho lido uma po**ada de coisas a respeito da duas...
e oq mais vejo falar a respeito da honda eh com relacao a tradicionalidade... msm conhecendo pouco, sei q a Honda eh lider de mercado e por longos anos teve uma vantagem monstruosa com relacao as outras marcas no pais... sempre levando em conta qualidade do material, forca e resistencia do motor e tudo mais...
mas olhando as analises oq mais vejo é gente falando q com a entrada da yamaha na concorrencia a honda perdeu bastante mercado e terminou baratiando a CG para concorrer, consequentemente caiu de qualidade e tah pecando bastante nos detalhes finais, como painel...

alem disso tenho visto mts elogios a Ybr 125, principalmente a ED... q apesar de nao ter injecao eletronica ainda possui um baixo consumo, alem de ja vir de fabrica com rodas de liga-leve e freio a disco na dianteira...

a cg tem maior cilindrada, mas pelo q me li, so tera efeito no arranque, mas velocidade final igual... e tem a injecao eletronica, mas inclusive por ser 150... termina o consumo sendo igual... isso segundo as analises q vi..
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pelo q tenho lido... a ybr parece esta superior a linha da CG, ate pq vou usar em area urbana e nao pretendo chegar a grandes velocidades, sera somente uma forma de facilitar meu dia-a-dia... faculdade-trabalho-casa...
e como a seguranca pesa bastante pra mim... o freio a disco ta valendo mt na minha decisao...
minha preocupacao agora e quanto a manutencao... ouvir dizer q eh consideravelmente mais cara...
sabem algo a respeito disso??
como sou residente numa capital, acho q nao teria problemas para achar pecas ou quem concerte... fico mais preocupado com preco...
vi um cara que trabalha com manutencao de motocicletas comentando que a yamaha ybr, apesar de ser mais cara as pecas, ela costumava demorar mais para ir para manutencao...
outra coisa q pesa eh facilidade de revenda no futuro... q a honda eh bem mais bem vista no mercado...
bom.. ainda tenho um tempo para decidir... mas a duvida tah me consumindo...

mt obrigado a atencao e ajuda

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 14:21 #5 por __Rox
Respondido por __Rox no tópico Duvida...
O preço das peças é basicamente o mesmo, elas não costumam dar grandes manutenções, e são de fácil acesso, você encontra em diversos lugares.

Sobre a venda, se eu fosse comprar, como disse antes, iria preferir uma YBR, mas é questão de gosto, optando por qualquer uma das duas, vc não vai ter grandes dificuldades de revenda depois, pode ficar tranks.

Segurança, o freio a disco é um item que tem de ser avaliado, tem gente que não dá muita atenção, mas é tão importante quanto um bom capacete, jaqueta, calça,...

Ex Biz C100 2005
Ex Fazer 250 2008
Atual Celta 2002

Sem moto no momento :(

Itajaí/SC

Se agride ou agrada, o seu lugar no grid de largada não muda nada.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 14:47 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Duvida...
Uma das filhas tem uma ybr 2002 desde nova e ela a usa diáriamente para ir e vir do trabalho.


Resumo: Moto confiável, robusta, ecônomica, a manutenção é mínima e extremamente barata; além de confortável e versátil.


Ela não troca por uma nova pois mesmo estando com 8 anos de uso, está qual nova em todos os sentidos

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Ago 2010 18:36 #7 por Bruno Oliveira
Respondido por Bruno Oliveira no tópico Duvida...
Bom vamos lá:

Factor ED

Prós:
Econômica
Rodas liga leve
Freio dianteiro á disco
Custo semelhante á da fan

Contras:

Menor rede de concessionárias
Mecânica defasada tecnologicamente
Maior desvalorização

Fan 150

Prós:

Econômica
Maior rede de concessionárias
Mecânica moderna
Moto boa de mercado

Contras:

Freio dianteiro à tambor (no inicio até que funciona...)
Rodas raiadas (liga leve na concorrente)
Moto cara pelo que oferece

Não abuse da velocidade, mais ante chegar atrasado nessa vida do que adiantado na outra !



Arroio do Sal, RS

CB 300R C-ABS 09/10 Vermelha

Ex - Titan 150 EX Mix Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2010 13:04 #8 por O.o!
Respondido por O.o! no tópico Duvida...

Bruno Oliveira escreveu: Bom vamos lá:

Factor ED

Prós:
Econômica
Rodas liga leve
Freio dianteiro á disco
Custo semelhante á da fan

Contras:

Menor rede de concessionárias
Mecânica defasada tecnologicamente
Maior desvalorização

Fan 150

Prós:

Econômica
Maior rede de concessionárias
Mecânica moderna
Moto boa de mercado

Contras:

Freio dianteiro à tambor (no inicio até que funciona...)
Rodas raiadas (liga leve na concorrente)
Moto cara pelo que oferece




na sua opiniao pessoal... qual escolheria??
pq oq estou observando é que a yamaha tem ganhado mercado, consequentemente tao aparecendo bastante novas concercionarias...
consequentemente segurando mais os princiapais defeitos da yamaha...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Ago 2010 17:11 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Duvida...
A ybr não é defasada tecnologicamente.
A concepção do motor é atual e de extrema eficiência.
O sistema de alimentação é que é defasado.
Mas em veículos mais baratos a manutenção do carburador é nada perto de uma possivel manutenção de uma ECU e uma injeção eletronica, cujo serviço só pode ser feito em oficina especializada com equipamento apropriado e nunca de custo baixo.
Ao passo que o sistema tradicional é de domínio público e de custo infimo.

Em se tratando de veículo popular há de se considerar isso!

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Fev 2011 14:34 #10 por Leãoz
Respondido por Leãoz no tópico Duvida...
bom... é o seguinte:
Se não tem preocupação com valor de revenda, YBR.
A YAMAHA evoluiu muito no acabamento....
Mas o da HONDA ainda é superior.
Eu opto pela HONDA cg 150 sem a menor duvida!

se quer mudar o mundo, olhe para você, e mude!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.171 segundos