duvida novato

06 Nov 2009 11:02 #1 por wandaosg
duvida novato foi criado por wandaosg
duvida xD

gostaria de saber o quanto realmente uma ponteira melhora numa moto,melhora em que?
além do ronco do motor...queria saber bem especificamente cada detalhe do que melhora;

=D vamo q vamo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Nov 2009 12:08 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico duvida novato
Melhora a inimizade que você tera de seus vizinhos




MAS JÁ QUE VOCÊ CHEGOU SEM FAZER ALARDE...
SEJA BEM VINDO

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Nov 2009 12:05 #3 por wandaosg
Respondido por wandaosg no tópico duvida novato
ninguém sabe? :O

=D vamo q vamo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Nov 2009 12:32 #4 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico duvida novato
O aumento da fluidez dos gases oriundos da queima dentro da camara de combustão resulta menos resistencia à saída dos gases, e teoricamente isso resultaria em ganho de potência.
Só melhorar a saída, em quase nada altera o desempenho da moto. Altera o consumo, pois você entusiasmado com o novo ronco acaba acelerando mais e acelerando desnecessariamente.

O ganho no desempenho só é nítido quando se trabalha o conjunto, ou seja: Filtro de ar, carburador, (injeção e ai não dou palpite, por ainda diletar no assunto) comando de válvulas, ignição e por fim o escape.
Pode-se também trabalhar a cubicagem do motor (aumento do diâmetro do cilindro, com substituição do pistão) e rebaixamento do cabeçote, aumentando assim a taxa de compressão.
Essas mudanças envolvem custos e mão de obra competente e as vezes é preferível trocar por outra moto diretamente projetada para os seus propósitos.

Em sintese, os escapes acabam incorporando um visual mais ousado à moto, mas só eles não fazem milagres.

Para te dar um exemplo, em uma Future 125cc. eu coloquei o escape direto e... o desempenho piorou. Aí coloquei um filtro esportivo, e o consumo foi lá em cima e o desempenho ficou o mesmo.
Ai voltei tudo para o original e tanto consumo, como o desempenho melhoraram


O projeto original sem dúvida pode não ser o melhor, MAS É O MAIS EQUILIBRADO
soueu40149,8180671296

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2009 05:55 #5 por João Tadeu
Respondido por João Tadeu no tópico duvida novato
NOTA DA MODERAÇÃO
[/b]Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2009 13:24 #6 por Batateiro
Respondido por Batateiro no tópico duvida novato
É isso aí... a ponteira sozinha não altera significativamente o desempenho.


Inclusive porque a influência do escape no desempenho não tem relação apenas com o abafador (que vem a ser a ponteira). As curvas que o escape faz, as juntas de solda dos canos (no caso de motos com mais de 1 exaustão - inclusive monocilíndricas - vide XT660), câmaras de junção, catalizador, diâmetro do cano... tudo isso afeta o fluxo de gases. E nada disso é alterado com a ponteira.


E, detalhe importante: se a ponteira não atender os limites de emissão de decibéis, a ponteira ainda pode dar multa.

V-Strom 650 RR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2009 13:27 #7 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico duvida novato
Bem vindo(a) Wand !!


Já leu uma aula dos amigos acima.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2009 15:06 #8 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico duvida novato
A unica vantagem que vejo nesses escapes é mudar o ronco, fica mais grosso, mas quem costuma pegar estrada com freguencia o ronco se torna cansativo e chato, muitos voltam pro original pra tornar a viagem mais tranquila.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2009 13:07 #9 por Carlos_RJ
Respondido por Carlos_RJ no tópico duvida novato
Ñ sei o q melhora em relação ao desempenho da moto, mas se tratando de uma 4 cilindros o t***o de andar na moto aumenta em progressão geométrica .......o problema é a empolgação pra acelarar, se ñ tiver juízo morre.....a CBR 600/1000 já tem um ronquinho de fábrica, mas depois q instalei o Yoshmura RS-5 de carbono e cortei uns 4 dedos do escapamento o ronco ficou animal!!!


No túnel parece q os rebocos do teto vão soltar hauhauahuahau, ñ preciso nem de buzina, qdo entro no túnel pareço Jesus Cristo, só q ao invés de dividir a água a divisão é de carros hauhauahauha, qdo os caras escutam o ronco e vêem aqueles 2 xenons ligados e chegando rápido saem logo da frente hauhauahuaha


Mas agora tirando esse lado da brincadeira, vejo como um aumento na sua segurança ter um escape desses, pq o cara se liga logo q tem uma moto perto, isso já te dá um pouco mais de chance de ser notado e escapar de um acidente e a noite o xenon tb ajuda muito mesmo pq os caras te vêem de longe.

Suzuki SRAD 1000 2012 Preta - Sliders - MGP Exhaust - Eliminator - Manoplas e contrapeso TmTech - Manetes esportivas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2009 15:16 #10 por feliperj
Respondido por feliperj no tópico duvida novato
Barulho alto no ouvido dos outros junto com farol alto nos olhos dos outros - eu chamo isso de EGOISMO e FALTA DE EDUCAÇÂO no trânsito.


Já pensou se todos fizem isso? Nosso trânsito ficaria mais insuportável ainda.


Além do mais, para quem usa o argumento da "segurança", nada é mais "inseguro" do que ficar stressando os outros motoristas.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2009 16:35 #11 por Batateiro
Respondido por Batateiro no tópico duvida novato
Acho que o Carlos tem lá sua razão sim. O ronco do escapamento, além de ser um t***o nessas ponteiras top, informa os motoristas que tem uma moto por ali. Tem um aspecto de segurança também sim.


Esse negócio é bem injusto. Quando os motoristas escutam um ronco "de competição" ou "de harley" já presumem que é motão e abrem passagem rapidinho, até por curiosidade, pra ver que cometa vai passar. Agora, quando é moto pequena... fecham a passagem e ainda reclamam...

V-Strom 650 RR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2009 17:15 #12 por alvarofisica
Respondido por alvarofisica no tópico duvida novato
...é por issoque chegamos nesse ponto de estamos no transito...cada um so pensa em si é muito mais simples adotar uma postura mais defensiva na pilotagem ao inves de azucrinar todo mundo (inclusive os que estao dentro de casa) com um ronco absurdo....

Suzuki Yes 125 Vitoria ES

Insanos da Estrada M.G.-ES[Equipe Farofa de Moto]

Curta sua vida numa moto.Desacelere

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2009 18:48 #13 por Carlos_RJ
Respondido por Carlos_RJ no tópico duvida novato

feliperj escreveu: Barulho alto no ouvido dos outros junto com farol alto nos olhos dos outros - eu chamo isso de EGOISMO e FALTA DE EDUCAÇÂO no trânsito.


Já pensou se todos fizem isso? Nosso trânsito ficaria mais insuportável ainda.


Além do mais, para quem usa o argumento da "segurança", nada é mais "inseguro" do que ficar stressando os outros motoristas.



Bom, pra começo de conversa seu horizonte é muito curto......uma pena.....com o tempo melhora......

Bacana, já andaste numa moto de verdade? Pergunto isso pq pelo comentário q fez é típico de quem tem moto pequena.....tanto para o ronco qto o farol alto na cara.

Pelo seu comentário vc deve ter além de moto pequena um carro 1.000, tô certo? Nada contra as motos pequenas ou carros 1.000, cada um tem aquilo q quer ou q pode e tem mais é q curtir o q é seu, mas pra seu conhecimento, motos grandes tem regulagem no farol além do farol ser de qualidade q ñ espalha tanto o foco (assim como os carros mais caros).

Qto ao ronco, q vc chama de barulho, conforme comentário de outro amigo aqui, ajuda e muito na sua segurança, até pq o respeito a uma moto grande é muito diferente do respeito com uma moto pequena e o ronco (= barulho estressante pra vc) + xenon (motivo de cegueira pra vc) nunca, mas nunca mesmo, vi alguém estressado ou nervoso pq minha moto tá roncando no ouvido......e olha q qdo tinha uma Bandit N1250 q tinha um M4 eu ia todo dia pro trabalho (se ñ estivesse chovendo, claro), até pq só acelero um pouco mais pra avisar q estou ali e garanto a vc q eles preferem muito mais os roncos esportivos de motos 4 cilindros do q as buzinas insuportáveis q essas motos pequenas como a q eu imagino q vc tenha fazem.

Carlos_RJ40150,8733680556

Suzuki SRAD 1000 2012 Preta - Sliders - MGP Exhaust - Eliminator - Manoplas e contrapeso TmTech - Manetes esportivas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Dez 2009 18:54 #14 por Carlos_RJ
Respondido por Carlos_RJ no tópico duvida novato

alvarofisica escreveu: ...é por issoque chegamos nesse ponto de estamos no transito...cada um so pensa em si é muito mais simples adotar uma postura mais defensiva na pilotagem ao inves de azucrinar todo mundo (inclusive os que estao dentro de casa) com um ronco absurdo....


Em cima de uma moto vc tem q se garantir tendo a certeza q está sendo visto meu caro, ñ é como o carro q se vc ficar puto com o cara, vai e joga o carro em cima dele e pronto......se o cara ou a mulher estiverem pensando na pessoa q transou ontem e puxar o carro quem se f**e é a gente......numa moto vc se machuca e muito, além do grande prejuízo financeiro.....

Sei ñ, mas devo estar vivendo num país diferente de vcs.....aqui no RJ a chapa é quente, se ficar numa de passar despercebido pelas ruas acaba indo pro chão......por isso q acontece como tantas vezes todos já devem ter escutado......"puxa vc tava aí, nem te vi"......ou então, "caramba, motoqueiro cisma de ficar no ponto cego do carro".......

Fala sério hein, acordem!!!!

Suzuki SRAD 1000 2012 Preta - Sliders - MGP Exhaust - Eliminator - Manoplas e contrapeso TmTech - Manetes esportivas

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Dez 2009 07:06 #15 por alvarofisica
Respondido por alvarofisica no tópico duvida novato

Carlos_RJ escreveu:

alvarofisica escreveu: ...é por issoque chegamos nesse ponto de estamos no transito...cada um so pensa em si é muito mais simples adotar uma postura mais defensiva na pilotagem ao inves de azucrinar todo mundo (inclusive os que estao dentro de casa) com um ronco absurdo....


Em cima de uma moto vc tem q se garantir tendo a certeza q está sendo visto meu caro, ñ é como o carro q se vc ficar puto com o cara, vai e joga o carro em cima dele e pronto......se o cara ou a mulher estiverem pensando na pessoa q transou ontem e puxar o carro quem se f**e é a gente......numa moto vc se machuca e muito, além do grande prejuízo financeiro.....

Sei ñ, mas devo estar vivendo num país diferente de vcs.....aqui no RJ a chapa é quente, se ficar numa de passar despercebido pelas ruas acaba indo pro chão......por isso q acontece como tantas vezes todos já devem ter escutado......"puxa vc tava aí, nem te vi"......ou então, "caramba, motoqueiro cisma de ficar no ponto cego do carro".......

Fala sério hein, acordem!!!!



...Aposto que você é do tipo que reclama que as leis estao perseguindo os motociclistas que o DPVAT é muito caro...


....Ja ouviu falar de pilotagem PREVENTIVA eu tambem sou contra os motociclistas que ficam buzinando no transito, nunca faço essas coisas e nunca fui nem fechado pq adoto uma postura PREVENTIVA...


...mais isso deixa claro que o dinheiro pode comprar uma grande moto com escapamento bonito e um farol regulavel mais de modo algum compra educação e respeito pelos outros...

Suzuki Yes 125 Vitoria ES

Insanos da Estrada M.G.-ES[Equipe Farofa de Moto]

Curta sua vida numa moto.Desacelere

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.153 segundos