[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Ola amantes da Motovelocidade, tive a oportunidade de aprofundar mais sobre o "Pêndulo", tipo... quais as vantagens, benefícios e outros. Alguem que estiver interesse em saber mais, estou a disposição!!![/font]
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Bom amigo, para vc ter uma posição correta em cima da moto e baixando bem o centro de gravidade dela, vc tem q fazer o seguinte:
Saio da moto para baixar o centro de gravidade, mas não quero perder o contato com ela;
para vc não perder o contato com ela, vc tem q apoiar bem a sua coxa (parte interna) na face do tanque externo do lado direito, isto se vc estiver fazendo uma curva para o lado esquerdo;
Vc coloca uns 70 % do peso na face do tanque, e uns 20 % na pedaleira interna da curva;
O tronco vc joga-o o mais para frente possivel, proximo ao retrovisor;
abs
Ola amigos, Alguem que estiver interesse em aprofundar mais ou trocar de conhecimentos sobre uma pilotagem racing, ou até mesmo de como fazer um "Pêndulo" corretamente, estou a disposição.
"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Entrada e saída de curvas, como entrar corretamente em uma curva? Onde iniciar a entrada na curva? Qual ângulo? Qual velocidade? Como cambiar corretamente? O que fazer pra corrigir quando entrar errado? Onde começa a saída da curva?
Qual é o posicionamento correto antes, durante e ao sair de uma curva?
Algum macete ou posição pra se extrair o maior controle possível da moto nas curvas?
Ah, também queria saber mais sobre a ténica de contra-esterço! Lí a matéria, mas ainda não consegui fazer na prática, quando viro o guidão pra direita, a moto vai pra direita mesmo...rss...
Devo estar fazendo algo errado!´
Qual é a técnica? Quando usar? Pode ser feito em qualquer velocidade?
[*]
Para vc fazer uma curva perfeita e com a maior segurança possível, vc tem que dominar a técnica do 'Pêndulo", vai ai as dicas de como fazer um "Pêndulo corretamente":
Saio da moto para baixar o centro de gravidade, mas não quero perder o contato com ela;
Então coloco a parte interna da coxa, na face externa do tanque (levando em conta que vc estará fazendo a curva para o lado esquerdo;
Vc coloca uns 70 % do seu peso na coxa estara firmando no tanque e uns 20 % na pedaleira interna da curva e o restante é o seu tronco, braços e mãos;
Coloca o tronco alinhado com a cabeça e jogando-o para frente para fazer o ataque da curva, para deixar seu tronco certo e principalmente a posição correta, pega uma referencia do retrovisor, onde vc jogara o seu corpo;
Lembre-se: sempre entre em uma curva com o motor cheio, nunca com o motor solto e olhando sempre para o final da curva.
Olha algumas fotos minha ai para vc ter uma ideia... estava numa Srad 1000 q é minha e ne outras motos de alunos meus q fizeram o curso comigo...
Bom a movimentação, vc tem q preparar antes da curva, é só vc reparar os pilotos de sbk e moto gp mais ou menos quando q eles se preparam, q vc vai ter uma noção melhor.
Como eu disse vc nunca entre em uma curva, com o motor solto, pois ela pode escapolir com vc, isso ja aconteceu comigo, no youtube vc pode ver um video meu q aconteu exatamente isto, eu estava numa cbr 929 é só digitar "bastos jm".
Sempre entre em uma curva com o motor cheio, e começa a acelerar ja na saida da curva para vc ter um melhor dominio.
Vou fazer uma pequena viagem nesse fim de semana e vou experimentar aplicar a técnica.
Só confirmando, então eu NÃO devo acelerar na entrada e nem contornando a curva? Tenho que entrar com o motor em redução. Só acelerar quando estiver no final de 3/4 da curva. Seria isso?
Bastos, essa tecnica tambem funciona para motor de baixa CC, como uma 125,150cc? A partir de que velocidade voce aconselha o pendulo? O pneu das motor pequenas são finos 90/90 aro 17 por exemplo, se eu fizer o penduro vou abraçar negão(asfalto)? Tem como saber se eu deitei demais na curva e preve quando vai derrapar ou tender a tangencia?
Obrigado e abraços
Retirado assinatura a pedido, tava gigantesca demais.