Como fazer um Pêndulo coretamente!!!

17 Jun 2009 12:30 #1 por Bastos Racing
[font="Arial, Helvetica, sans-serif"]Ola amantes da Motovelocidade, tive a oportunidade de aprofundar mais sobre o "Pêndulo", tipo... quais as vantagens, benefícios e outros. Alguem que estiver interesse em saber mais, estou a disposição!!![/font]


abs [/b]

Luciano Bastos (Bastos Racing)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 12:47 #2 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 13:19 #3 por Bastos Racing
Bom amigo, para vc ter uma posição correta em cima da moto e baixando bem o centro de gravidade dela, vc tem q fazer o seguinte:
  • Saio da moto para baixar o centro de gravidade, mas não quero perder o contato com ela;
    para vc não perder o contato com ela, vc tem q apoiar bem a sua coxa (parte interna) na face do tanque externo do lado direito, isto se vc estiver fazendo uma curva para o lado esquerdo;
    Vc coloca uns 70 % do peso na face do tanque, e uns 20 % na pedaleira interna da curva;
    O tronco vc joga-o o mais para frente possivel, proximo ao retrovisor;

abs


Ola amigos, Alguem que estiver interesse em aprofundar mais ou trocar de conhecimentos sobre uma pilotagem racing, ou até mesmo de como fazer um "Pêndulo" corretamente, estou a disposição.


abs
João Tadeu39982,3929050926

Luciano Bastos (Bastos Racing)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 14:08 #4 por DODGE®
Olá, Luciano!

Kara, eu tenho muito interesse sim, o que vc pode passar de dicas pra gente por aqui?

Meu maior interesse é em aprender as manhas em curvas.

Abrasss...

GSX-R 750

Gixxer Rule

Uberlândia-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 14:58 #5 por João Tadeu
NOTA DA MODERAÇÃO
[/b]Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...

Moema - São Paulo - SP - Brasil

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 16:22 #6 por Bastos Racing
Ola amigo, bom o que exatamente vc gostaria de saber?


Pêndulo, Entrada e saida de curvas, posicionamento....


abs


Para onde foi este tópico?


abs
João Tadeu39982,3937384259

Luciano Bastos (Bastos Racing)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 16:50 #7 por Patriarca
Dicas, manutenção e manuais!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jun 2009 16:52 #8 por Bastos Racing
Muito obrigado


abs

Luciano Bastos (Bastos Racing)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2009 10:17 #9 por DODGE®
Sim, bastos, isso tudo,

Pêndulo, ténicas, quando deve ser utilizado?

Entrada e saída de curvas, como entrar corretamente em uma curva? Onde iniciar a entrada na curva? Qual ângulo? Qual velocidade? Como cambiar corretamente? O que fazer pra corrigir quando entrar errado? Onde começa a saída da curva?

Qual é o posicionamento correto antes, durante e ao sair de uma curva?

Algum macete ou posição pra se extrair o maior controle possível da moto nas curvas?

Agradeço!

Abrasss...

GSX-R 750

Gixxer Rule

Uberlândia-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2009 10:33 #10 por DODGE®
Ah, também queria saber mais sobre a ténica de contra-esterço! Lí a matéria, mas ainda não consegui fazer na prática, quando viro o guidão pra direita, a moto vai pra direita mesmo...rss...

Devo estar fazendo algo errado!´

Qual é a técnica? Quando usar? Pode ser feito em qualquer velocidade?

Abrasss...

GSX-R 750

Gixxer Rule

Uberlândia-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2009 13:48 #11 por Bastos Racing
Ola amigão!!!


Bom... vamos la... começaremos por parte... ok!!!

  • Pêndulo:

[*]
Para vc fazer uma curva perfeita e com a maior segurança possível, vc tem que dominar a técnica do 'Pêndulo", vai ai as dicas de como fazer um "Pêndulo corretamente":

  • Saio da moto para baixar o centro de gravidade, mas não quero perder o contato com ela;

  • Então coloco a parte interna da coxa, na face externa do tanque (levando em conta que vc estará fazendo a curva para o lado esquerdo;

  • Vc coloca uns 70 % do seu peso na coxa estara firmando no tanque e uns 20 % na pedaleira interna da curva e o restante é o seu tronco, braços e mãos;

  • Coloca o tronco alinhado com a cabeça e jogando-o para frente para fazer o ataque da curva, para deixar seu tronco certo e principalmente a posição correta, pega uma referencia do retrovisor, onde vc jogara o seu corpo;

  • Lembre-se: sempre entre em uma curva com o motor cheio, nunca com o motor solto e olhando sempre para o final da curva.

Olha algumas fotos minha ai para vc ter uma ideia... estava numa Srad 1000 q é minha e ne outras motos de alunos meus q fizeram o curso comigo...






Luciano Bastos (Bastos Racing)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2009 14:44 #12 por DODGE®
Hummm...

E quando devo iniciar a movimentação? Qual é o momento correto de "entrar" na curva? Devo fazer a curva com o motor em redução ou acelerando?

Abrasss...

GSX-R 750

Gixxer Rule

Uberlândia-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

18 Jun 2009 15:21 #13 por Bastos Racing
Bom a movimentação, vc tem q preparar antes da curva, é só vc reparar os pilotos de sbk e moto gp mais ou menos quando q eles se preparam, q vc vai ter uma noção melhor.


Como eu disse vc nunca entre em uma curva, com o motor solto, pois ela pode escapolir com vc, isso ja aconteceu comigo, no youtube vc pode ver um video meu q aconteu exatamente isto, eu estava numa cbr 929 é só digitar "bastos jm".


Sempre entre em uma curva com o motor cheio, e começa a acelerar ja na saida da curva para vc ter um melhor dominio.


abs

Luciano Bastos (Bastos Racing)

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 10:26 #14 por DODGE®
Valeu pelas dicas.

Vou fazer uma pequena viagem nesse fim de semana e vou experimentar aplicar a técnica.

Só confirmando, então eu NÃO devo acelerar na entrada e nem contornando a curva? Tenho que entrar com o motor em redução. Só acelerar quando estiver no final de 3/4 da curva. Seria isso?

Abrasss...

GSX-R 750

Gixxer Rule

Uberlândia-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

19 Jun 2009 11:19 #15 por SERRAT
Respondido por SERRAT no tópico Como fazer um Pêndulo coretamente!!!
Gostei do´bate papo,


Bastos, essa tecnica tambem funciona para motor de baixa CC, como uma 125,150cc? A partir de que velocidade voce aconselha o pendulo? O pneu das motor pequenas são finos 90/90 aro 17 por exemplo, se eu fizer o penduro vou abraçar negão(asfalto)? Tem como saber se eu deitei demais na curva e preve quando vai derrapar ou tender a tangencia?





Obrigado e abraços

Retirado assinatura a pedido, tava gigantesca demais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.182 segundos