INSPEÇÂO VEICULAR - dicas

29 Abr 2009 12:54 #1 por Jduarte



acabo de fazer uma CBR 450 (ou CB 450R, sei lá que trolha é aquela!... ... é aquela 450 carenada, esportiva) passar na inspeção veicular


A moto é noventa e num sei o quê, e o limite para aprovação é 9%... passou com aproximadamente 2,5% (não me lembro ao certo). É de um colega de trabalho, que me pediu ajuda porque tinha receio de que o mecânico dele não tivesse sido competente na regulagem dos carburadores.


Vamos ao que interessa:


quando o amigo chegou, arranjamos um lugar para poder mexer. Ele fez uma manobra na qual fiquei atrás da moto, e de cara já sentí o "cheiro de que não ia ser aprovada"... quem está relativamente acostumado e já conhece o cheiro dos gases de escapamento dos veículos sem catalizador, normalmente consegue identificar quando a lenta está mal acertada. E a moto estava mal acertada... sua lenta embaralhava em oscilações, mas quando puxado o acelerador, subia de giro sem dificuldade.


Bom, chave personalizada de ajustes de parafuso de mistura YesTruder em mãos





e vamos medir...


O carburador da esquerda estava com o parafuso de mistura em 1,75 volta. O da direita, 3,75 . A lenta era balançante e soltava um quase impercptível tufo enegrecido... meu colega não conseguiu ver isso, que só dava para ver olhando bem na direção da saída do escape... era bem tênue, mas perceptível.


Começei a rearranjar os dois parafusos... inicialmente com 2 voltas cada, a lenta permanecia difícil... ora abaixava muito, ora ficava muito alta depois de uma leve acelerada do motor...


Passei para 2,5 voltas... 3... e aquele cheiro ainda presente nos gases...


Aí arrisquei: coloquei ambos com 1,5 voltas, mas ainda sofria para dar estabilidade. Então fechei os dois novamente e abrí 1,25 (uma volta e um quarto)... depois de umas aceleradas e soltadas secas do acelerador, finalmente a lenta entrou numa condição de estabilidade e de cheiro nem menos intenso... talvez houvesse alguma sujeirinha no meio da estória toda, meu colega disse que o mecânico havia trocado diversas coisas nos dois carburadores, peças novas...


Eu notava que os dois carburadores não estavam exatamente equalizados, mas mesmo assim, considerei que havia chegado a um acerto que faria a moto passar meio que no limite (que eu achava que era os 7% das motos pós 2003, mas no caso dessa é 9%)...


E fomos para o centro de inspeção, junto da Via Anchieta. Entrei acompanhando-o, e enquanto ele fazia o teste eu fiquei num "cercadinho" esperando (bem perto, só não conseguia ver o monitor)...


Bom, depois de aguardarmos uns poucos minutos, o laudo saiu, com o operador dando os parabéns ao meu colega, pela moto "aprovadíssima" .


Tanto ele, quanto eu ficamos contentes prá caramba!... era para ir tomar uma breja prá relaxar... mas por precaução vai ficar para outro dia.


Resumo desta dica:


como o teste está sendo efetuado apenas em marcha-lenta, esta deverá estar no padrão de rotações indicado pelo fabricante da moto, e com o parafuso de mistura também regulado conforme o manual de serviço.


Não tive acesso ao manual dessa CB, mas com certeza deixei os parafusos regulados bem próximo do que deve ser. No caso de algumas Intruder e Yes que fiquei sabendo terem sido reprovadas, na maioria os parafusos de mistura são deixados abertos demais pelos mecânicos, principalmente das concessionárias... mesmo com aquele sistema Pair, se esse parafuso estiver muito fora do indicado, vai causar dificuldades na aprovação.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2009 21:29 #2 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
Tive a honra de ver ao vivo essa chavinha vermelha.

Parabéns mestre!! Mais uma vez, ajudado os "fracos e oprimidos"!!

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2009 21:40 #3 por Patriarca

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Maio 2009 07:31 #4 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
Com muita satisfação, apresento-lhes o resultado da inspeção veicular na minha Doutora Zuki (a YES):








eu mesmo esperava um resultado acima de 1,0 , já que a moto não tem o sistema Pair...


Lembrando que o carburador que está em uso nela é o BS26, com o parafuso de mistura regulado em 2,75 voltas, marcha-lenta em 1400~1500 rpm com farol ligado. Em todo o procedimento eu mantive o farol ligado.


Para a inspeção, primeiro um técnico mediu a temperatura do motor com um termômetro externo. Sem desligá-lo, intruiu para ir empurrando a moto até o ponto onde estão os equipamentos de medição. Lá, o outro técnico pediu que montasse na moto, permanecendo equilibrada... observou o ponteiro do conta-giros (estável nos 1400 rpm + -), introduziu alguns dados no sistema, e conectou a mangueira com um cone de adaptação na ponta do escapamento...


Após 1 minuto aproximadamente, pediu para sair e aguardar fora da áreal de medição. Mais alguns instantes, e trouxe esse laudo, informando a aprovação...





Minha moto ainda está em bom estado de aparência... não percebí em nenhum momento que eles examinassem qualquer coisa relativa a vazamentos nela. Há a informação no site da Controlar, que até mesmo o nível de óleo seria observado... como isso não foi feito na minha (que envolveria desligar e esperar um pouco), eu só posso imaginar que é devido a ela estar em bom estado, e completa, sem falta de nenhuma parte ou acessório.





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Maio 2009 19:38 #5 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
JD, ainda tá cobrando aquela taxa Extra (da Brahma) pra fazer esses ajustes finos?

To achando a minha motoca meio engasopada...

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Maio 2009 07:19 #6 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
hummm... num sei não... cê tem cara de que depois vai arranjar uma desculpa qualquer prá pagá com Choca-Cola Extra...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2009 13:00 #7 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
Ontem, no Ibira Motopoint, esteve presente um rapaz, que trabalha na Controlar (a empresa que faz a inspeção veicular).

Foi muito legal, porque ele parou para ver o que é que eu estava fazendo lá (o macete do tubo)...

Depois de alguns momentos, me perguntou algo sobre se era para a inspeção, que eu estava fazendo aquilo. Respondí que também era para isso, mas que o principal era realmente resgatar a força que os motores de 125 das Suzuki têm, em baixas/médias rotações.

Aí, nos entremeios, conversamos um pouco... ele comentou que "essas" motos estão reprovando muito (referia-se às Yes e Intruder, da Suzuki), e que, como já tinha sido consultor Honda, já estava entendendo que o problema delas era relativo "à baixa", mais especificamente à regulagem de mistura da lenta, efetuada de forma errada pela imensa maioria dos mecânicos, tanto de concessionárias quanto particulares...

Foi ótimo conversar com ele... confirmar que essa regulagem é importante no teste que está sendo feito. Falou que nem o parâmetro de diluição está sendo considerado... não entendí bem esse parâmetro... mas também nem dava para entender muita coisa, pelo "movimento" que eu tinha naquele momento.

Uma pessoa do Orkut havia feito o macete ela mesma... informou que tinha deixado o parafuso da mistura com 2,75 voltas, que é o que recomento e pratico (com raríssimas excessões). Foi para a inspeção veicular e a moto foi reprovada, com pouco mais de 10% de COc, coisa inpensável para mim.
Combinamos, e ele foi ao Ibira ontem... ... nem mesmo ele sabe como, mas havia deixado o parafuso de mistura da sua Yes, com 6,2 voltas...

Depois de devidamente corrigido, tranquilizei-o que agora passará na inspeção. É só aguardar um pouco, e confirmaremos isso.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Maio 2009 16:10 #8 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
Refaço minha proposta

Brahma Extra + oportunidade = Carbura regulado


:P

Tá bem especificado :Pmantabodyboarde39946,799212963

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Maio 2009 06:58 #9 por FLIT
Respondido por FLIT no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
alguém por aqui tem experiência com o carbura PZ 27? quantas voltas?. tenho deixado com +- 2,5 e aparentemente a lenta está ok..

se tiver informação , obrigado!!

não importa a velocidade, pilote sempre com responsabilidade!!



GENTILEZA GERA GENTILEZA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jun 2009 13:27 #10 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
hã... que carburador (ou, de que moto) é esse???





bom... péssima notícia... o pior resultado... não sei o que aconteceu... (claro que eu sei )... estou inconformado... abismado... estupefado... um monte de ado (mas não aquele lá, não!, qualé mané!!!!)...


A Preta Garbo passou na inspeção veicular.


com 3,92 % no CO !!!



Jduarte39967,6862384259

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jun 2009 13:34 #11 por aaxabreu
Respondido por aaxabreu no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
JD...

Vc sabe que eles barram quem tem escape esportivo???
Ou se esse escape pode acarretar um erro de regulagem na moto, causando portanto a reprovação na inspeção???

Minha moto tem um consumo ótimo, nunca vi sair fumaça pelo escape, está com 5300km...
Será que eu precisarei por o escape original pra passar na inspeção???

Valeu!!!

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jun 2009 14:09 #12 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
o que sei a respeito é que se o escapamento em questão está devidamente homologado, não será ele que vai alterar emissão de poluentes... e a inspeção está tratando de poluentes, e não de ruído...


Cuide direitinho da regulagem da mistura de marcha-lenta (o tal parafuso que todo mundo acha que regulando ele a moto anda mais, etc e tal...), que, como o próprio nome diz, regula a proporção ar/gasolina (no nosso caso) apenas para a marcha-lenta.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jun 2009 14:21 #13 por aaxabreu
Respondido por aaxabreu no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
Entendi...

Bom, como vou levá-la pra revisão, já pesso pra verem isso pra mim...

Valeu JD...
Mês que vem estarei de férias, vou tirar uma terça pra ir no Ibira fazer o macete e te conhecer pessoalmente...

Abraço!!!

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Jun 2009 15:06 #14 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico INSPEÇÂO VEICULAR - dicas
ALERTA ALERTA...


tóooo... tóooo... tóooo... tóooo..


ATENÇÂO: este proprietário esta sendo enganado! Ligue imediatamente para o Motonline, e verifique se a regulagem da revisão está correta, como é ensinado lá!


tóooo... tóooo... tóooo... tóooo...





nem lembro quem, mas me disseram que você talvez fosse lá ontem...


Até mesmo nosso amigo Elio Filho (acoplado da esposa, Gisele, também!) esteve lá!!! 3 dôidos (eles e o Paulowski), que enfrentaram o "gelo" (sem wisky) da Serra do Mar...


Mas o alerta é sério. Na fila para fazer a inspeção, encontrei uma mulher com uma Intruder 2008... pedí para olhar um detalhe na moto dela, e ela permitiu. Eu quis ver o parafuso de mistura.


Ele estava com quase 5 voltas (sim, eu estava com meu kitmacetoso incluindo a REDKEY huauauauauauauauaua inventei isso agora!!!!!!!!!) (desculpe, já tomei variasba * )...


Mesmo sem fazer o macete (mas já comentando), fiz a regulagem do parafuso de mistura nas 2,75 voltas que sempre coloco... não conseguí fazer a moça esperar (eu estava 4 motos atrás dela), mas depois perguntei para o técnico, e ele me respondeu que ela foi aprovada.


Além dela, ainda ajudei um cara com uma Titan 150, cuja marcha-lenta estava instável (já sei que condição assim reprova... a lenta tem realmente que ser estável, sem grandes oscilações)... apliquei as mesmas 2,75 voltas, com cuidado, na moto dele, e foi aprovado com 2,9%...





A Preta Garbo passou com aquele índice elevado (na minha opinião), por causa destes fatores:


o motor havia esfriado um pouco. Antes de chegar ao local, fiz um percurso de uso, para garantir que a temperatura do motor estivesse na ideal. Chegando ao centro de inspeção, havia uma fila de umas 7 motos... então desliguei minha moto. Até entrar efetivamente para a inspeção, passaram-se no máximo 20 minutos, mas não estava ventando (o que significa, não tinha vento frio, porque a temperatura do ar era baixa, por volta dos 15~16 graus), e havia sol naquele horário, sol quente para quem estava parado. Mas mesmo assim, creio que a temperatura ficou abaixo do que penso ser o ideal, uns 90 graus (o termômetro digital do operador detectou 82 graus).


Além disso, meu motor consome óleo (já fazia isso desde que comprei a Preta Garbo, é um dos retentores de válvula que está provocando isso)... isso significa uma pequena quantidade de óleo queimado, presente nos gases de escapamento, mesmo em marcha-lenta. Não sei quanto isso pode representar na emissão, mas tem papel representativo. A Intruder está com uma marcha-lenta melhor do que a minha Yes, que passou com 0,6%... ela é mais estável. Não sobra outra razão para o índice CO ter ficado tão alto, já que o parafuso de mistura estava nas tradicionais 2,75 voltas, e a lenta estabilíssima nos 1500 rpm do conta-giros...


Então, consiga que essa regulagem especificamente fique nesse padrão... é ela que importa nessa inspeção.








E aproveitando, sobre o Ibira, na primeira semana de julho não poderei ir, mas no restante do mês, estarei lá.


(*) até esquecí: Baaaaavárias...
Jduarte39967,7585185185

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.163 segundos