Com que moto iniciar? No máximo R$ 15 mil

17 Mar 2009 10:37 #1 por sei_lá
Oi pessoal,


Este é meu 1º post e queria ver se a tura me ajuda a tomar uma decisão.


Sou apaixonado por motos há um bom tempo, mas só agora tive a oportunidade de tirar habilitação para guiar moto. Estou prestes a adiquirir minha primeira moto e a situação é essa:


Estou morando em Rio das Ostras-RJ e trabalho em Macaé-RJ, meu trajeto é o seguinte: saindo da minha casa pego umas 3 quadras de terra batida até chegar ao asfalto, dirijo mais 1km na cidade, depois 20km na estrada e mais 5km na cidade até chegar ao trabalho. São quase 60km por dia que agora pretendo fazer de moto.


Estou disposto a gastar no máximo R$ 15 mil para adiquirir minha primeira moto e fiquei babando na XTZ 250X, mas fico em dúvida se é a mais indicada para o trajeto que faço, sem contar que todas as vezes que pilotei uma moto foi numa CG150 da auto-escola. Muita gente fala que uma moto alta como a XTZ 250X não é uma boa para iniciantes... tbm não curto muito a Twister e a Fazer.


Que estilo de moto é mais fácil de guiar? Qual seria a mais indicada, levando em consideração que aqui perto há concessionárias Yamaha, Honda, Suzuki, Dafra e Sundown?



Vou fundo na 250X ou olho as customs 250cc?

Obrigado!

XTZ 125E 2006

O primeiro degrau!

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17 Mar 2009 11:17 #2 por aaxabreu
Olha cara...

Se vc não for baixinho como eu (1,70 ) vai de 250X...
Ela só fica difícil de pilotar se vc não conseguir apoiar bem os pés no chão...
Como vc vai pegar estrada de chão batido, não aconselho uma estradeira...

Boa Sorte!!!

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

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17 Mar 2009 11:19 #3 por ganso
A facilidade em guiar está ligada a diversos fatores, como experiência (que infelizmente só o tempo dita), condições da pista e biotipo do condutor (ex. um nanico não vai ficar muito bem em uma trail nem um gigante numa custom).

Eu não aconselharia Dafra e Sundown, como disse não curtir a Fazer nem a Twister talvez tua praia seja uma moto trail... A 250x é uma excelente moto, recomendo ela ou uma Lander.

Sobre o lance da altura não tem muita coisa a ver... tenta arrumar um test-drive, nem que seja em moto de amigo pra ver em qual você fica mais a vontade...

Yamaha XTZ 250

Belo Horizonte



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17 Mar 2009 11:32 #4 por Yoshi
Se você for passar por estradinha de terra batida, as custons vao sofrer pacas. Mesmo sendo umas 3 quadras somente.

Para esse trajeto (rodovia), melhor ter uma 250cc mesmo.

Eu IA recomendar uma Fazer, mas como não faz o seu gosto, a melhor pedida é ter uma Lander (Motard ou não). Elas encaram bem esse trajeto.

Meu irmão tem uma Lander e tá felicíssimo com ela. Não tem do que reclamar.

Edit.: Ah, e pra pegar uma trail, tem o quesito "altura", conforme postaram acima. É necessário que você tenha, pelo menos, uns 1,80m. Se for mais baixo que isso, aí é necessário um pouco mais de experiência pra poder domar a fera.


Yoshi39889,6067939815

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

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17 Mar 2009 12:36 #5 por VinnyRun
Se você for da minha turma, a dos menos providos de
dimensão vertical, começar com uma moto mais alta
realmente pode ser um problema.

Nesse caso, e somente nesse caso, recomendaria pegar uma
Fazer, mesmo que não seja do seu agrado, para pegar mais
experiência. Fique com ela uns dois anos. Depois troque
na X.

Eu tenho pouca altura (1,65) e uma Lander, sem contar
nas XLX350 e Sahara do passado, mas piloto há mais de 20
anos. Com certeza nesse tempo aprendi a não depender de
colocar os pés no chão em situação quase nenhuma. Mas
isso leva um certo tempo. Aprender essas manhas e todas
mais que você ainda precisa com uma moto que dificulta
tudo quando está parada pode ser uma boa receita para um
encontro não desejado com o asfalto.

Um detalhe: esqueça quase tudo o que lhe disseram na
moto-escola. Eles te ensinaram a passar na prova.
Pilotar uma moto no dia a dia é uma coisa completamente
diferente. Treine os fundamentos em um local sem
movimento: frenagem de emergência, curvas e desvios de
rota de emergência. Na hora de uma situação de risco não
dá tempo de pensar e a reação tem que ser instintiva.
Isso você só vai conseguir com treino e tempo. Sem
treino leva mais tempo...

Seja paranóico: todos os seres do universo só teem um
objetivo: derrubar você. Esteja preparado (isso
significa pensar no que você faria se acontecesse algo)
para qualquer coisa que eles possam tentar. As mais
absurdas possíveis. De nada adianta termos razão no caso
de um acidente se estivermos numa cama de hospital ou
num caixão. Sério: seja realmente paranóico. No iníco
cansa um pouco. Mas com o tempo essa atitude de ficar o
tempo todo traçando rotas alternativas, pensando em todo
tipo de absurdo que possa acontecer se incorpora no seu
raciocínio e você nem percebe mais.

Esteja atento ao ambiente. Preste atenção em sons,
luzes, cheiros... Sim! Cheiros! O temido óleo que
derruba muita gente tem um cheiro muito característico e
fácil de identificar. Às vezes sentimos o cheiro dele
antes de vê-lo. Quando está chovendo é mais fácil ver
onde tem óleo pois ficam aquelas manchas coloridas.
Evite passar por elas mesmo nas retas. Quanto mais nas
curvas.

Pilote olhando para o futuro: onde você vai passar
quando estiver fazendo a curva? Isso vai te evitar
surpresas muito desagradáveis como deparar-se com areia
e óleo bem no meio de uma curva o que, todos sabemos, é
uma boa receita para beijar o asfalto.

Sua região é muito quente. Mas não entre no esquema da
grande maioria dos motociclistas daí de andar sem
proteção. Uma jaqueta, calça jeanns e luvas podem fazer
a diferença entre uma visita à farmácia ou ao hospital.

Você vai cair. Tão certo quanto o pagamento de impostos.
Não pense que não. Saiba que sim e esteja preparado para
isso. Quem acha que acidente só acontece com os outros é
sério candidato a virar estatística.

Não, isso não é terrorismo. É a receita para que daqui a
vinte anos você esteja transmitindo a novos
motociclistas essas informações ao invés de contar
histórias trágicas e dolorosas ou mesmo não estar aqui
para contá-las. Se alguém tivesse me dito essas coisas
em 1987 talvez um ou dois tombos dos vários que eu tomei
não tivessem acontecido...

VinnyRun39889,6525578704

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

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17 Mar 2009 16:43 #6 por sei_lá
Pessoal,


Valeu mesmo as dicas! Tenho 1,73; mas to pensando de iniciar de 250X mesmo... A não ser que a Honda ou a Yamaha lancem os modelos 2009 da Twister e da Fazer bem diferentes dos atuais...


Vou segurar até o mês que vem para decidir. Será que até lá teremos novidades desses modelos?


Valeu!

XTZ 125E 2006

O primeiro degrau!

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17 Mar 2009 21:33 #7 por mantabodyboarde
Eu tenho 1,73 e consigo andar tranquilo nas trail :P

Se for de XTZ 250X ela é um cadim mais baixa que a lander normal

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

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18 Mar 2009 16:36 #8 por Marcelo-Miranda
Se a altura prejudicar a pilotagem, a Tornado tem (ou tinha) a opção de banco baixo e banco alto. Nas concessionárias eles fazem a alteração. Precisa trocar somente o cavalete lateral, o resto é ajuste.
Marcelo-Miranda39891,8546990741

Prefiro morrer que perder a vida!



Distrito Federal

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18 Mar 2009 16:44 #9 por usuario1

sei_lá escreveu: Pessoal,


Valeu mesmo as dicas! Tenho 1,73; mas to pensando de iniciar de 250X mesmo... A não ser que a Honda ou a Yamaha lancem os modelos 2009 da Twister e da Fazer bem diferentes dos atuais...


Vou segurar até o mês que vem para decidir. Será que até lá teremos novidades desses modelos?


Valeu!

dizem que vai ser dia 23 desse mês que irão apresentar a Twister e a Tornado Novas... comecei com uma Yes, tombos, quedas, barberagens, cabacisses, manhas, foi tudo com ela hehe ainda bem q a manutenção foi barata, agora com a Fazer já to mais "aprendido" pra evitar burradas ehhe ... eu acho

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19 Mar 2009 00:55 #10 por coltpanzerfaust
o que acha da falcon meu amigo? o motor é mais potente porem tambem bebe mais


tem a tornado e a lander tambem. nestas a lander leva vantagem em economia pela injeção, porem a tornado tem manutenção mais facil e barata devido a facilidade de achar peças e mecanicos honda.


mesmo que a moto seja motard, mas com pneus 17" ela perde muito das qualidades de uma realmente off, pneus maiores absorvem melhor os impactos porem modificam a forma que a moto responde á manobras bruscas no asfalto, geralmente são mais lentas em curvas.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

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19 Mar 2009 02:09 #11 por Patriarca
Aê Prof Vinny"baixinho"Run, muito boa a aula, é bem por aí mesmo, apesar do medo que tudo isso nos impõe a sensação é bem essa.

sei_lá (belo nick, mostra que vc é uma cara bem decidido ), eu também tenho 1,73 , me senti bem à vontade numa Falcon, já as Lander, X, Tornado, achei um pouco altas, acho que mais pela posição ou largura do banco mesmo, mas só fiz but drive nelas (várias vezes), faça os testes que conseguir, eu, quando fui comprar minha primeira moto (em 2007) me senti desconfortável até numa yes, preferi a intruder, mas agora depois de 2 anos, me sinto seguro a pegar quaquer moto até 600cc, como foi dito, a experiência ajuda bastante, então, uma moto até 250 pra você deve ser uma boa pedida mesmo e acho que a X ou Lander vão te trazer muita alegria.
Boa sorte na escolha.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

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19 Mar 2009 10:08 #12 por MATUSA
Concordo em tudo com o Moses...

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19 Mar 2009 11:25 #13 por ganso
Também concordo...

Muita gente fala pra começar de uma 125, no máximo 250 porque uma moto maior o cabra teoricamente não conseguiria lidar com toda sua potência.
O problema maior acredito nem ser esse. Pra quem nunca andou antes, fazer m3rd@ é questão de tempo, no mínimo um tombo devagar ou uma queda parada a motoca vai levar, e neste caso o custo com o conserto nem compara com o de uma moto maior

Yamaha XTZ 250

Belo Horizonte



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19 Mar 2009 13:37 #14 por VinnyRun
O pior não é isso não...

O pior é o cara se empolgar numa estrada e entrar numa
curva acima do limite DELE. A moto até faz a curva, mas
o sujeito não tem experiência, não tem malícia, se
apavora, invade a pista contrária e, se vier vindo
alguém na outra pista, já era.

Com uma moto menos potente o limite da moto está mais
próximo ao limite de um motociclista inexperiente.

Ou não.

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19 Mar 2009 22:21 #15 por coltpanzerfaust
infelizmente não já vi muitos caras de biz se matarem por querer entra numa curva a 100km/h . basta impericia em qualquer velocidade e o cara se dá mal.

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

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