Quanto vale um conhecimento?

04 Mar 2009 20:16 #1 por Jduarte
olá, gente...


vou deixar este questionamento, para vocês "deliberarem" por um tempinho, uns dias... só depois voltarei a postar aqui.





Com o "macete do tubo", eu, um sujeito simples, ganhei certa popularidade. Ganhei incontáveis elogios, uma imensurável mostra de puro agradecimento de uma já incalculável, para mim, quantidade de pessoas... ganhei diversão (muita!, muita mesmo!!!), tive prazeres neste pouco tempo, de justificarem quase todos os meus desprazeres... fui útil... fiz um bem... às vezes penso que já não precisaria "escrever um livro, plantar uma árvore"... às vezes penso que já fiz uma boa parte.


Mas também ganhei muitas críticas, que quando ditas diretamente a mim, encarei como construtivas, ou o simplesmente interrogativas. Claro que sei que houveram tantas outras críticas "internas", não ditas, do tipo "puts, mas é trouxa!, se fosse eu patenteava isso!", e outras semelhantes, sempre enfocando mais o aspecto do "ganhar dinheiro" com isso, coisa imprescindível num "país" como este.


Considerando que divulguei o macete do tubo (sempre me lembro de agradecer ao Doug pelo título ... obrigado, cara!) com a intenção de que os donos de Suzuki 125 ajudassem a conseguir uma atitude de bom grado da Joça Toledo, e não o inverso, prosseguí no apoio que foi necessário a todas essa pessoas nessa dúvida do "como fazer"... não sou uma pessoa preparada ou destinada à popularidade, à fama... sofrí com isso, amigos.


Uma explicação sobre isso:


popularidade, fama e disponibilidade, consomem ENERGIA... sim, energia!... e acreditem: eu "entrei nesse negócio do macete", já sem energia .


Se gastei dinheiro para fazer qualquer coisa que seja, relativa à minha intenção com o macete, isso foi DE MIM!, porque classifico dinheiro como uma consequência, não um fim!


Bom... já disse algumas coisas... agora vamos ao motivo do tópico:


tenho a Preta Garbo há aproximadamente 1 ano e 7 meses. Considero como "muito felizmente" o carburador original dela ser problemático, diferente daquele que comprei antes, mesmíssimo modelo, e que uso na Yes e que funciona relativamente bem na Garbo... por mais diversas que tenham sido minhas tentativas de corrigí-lo (extremamente atrapalhadas pelas condições meteorológicas, de meses para cá!, devido a eu não ter espaço coberto para prática da mecânica), ele insistia em apresentar falhas específicas, sempre relacionadas a excessos de combustível na mistura para o motor, situações que eu chamei de micro-afogamentos. Recentemente a SOCORRISTA teve problemas típicos dele, na Intrudinha que ela tem, e que eu mesmo havia feito o macete, mas sem efetuar a regulagem da agulha do pistonete. Uma das situações é aquela falta de resposta do motor na hora em que se gira o acelerador para sair num semáforo. Ela é causada por gasolina ainda em estado líquido, numa parte do carburador.


Bom,... apanhei...


apanhei...


e apanhei desse carburador!... ... mas, olha!, foi a surra mais gostosa que eu já tive... imaginem se vocês tivessem obrigatóriamente que ir a algum quiosque conhecido só para averiguar se tal ou qual regulagem funcionaria adequadamente... puts, haja gasolina e um pouquinho de "consequência" na conta bancária... hahahahahhhaahahahahaah....





O fato é que, depois de comprar um aspirador de pó novo, eu ... não, péraí, é acelerador!... esqueçe aspirador, é acelerador nu-cre-ar de partículas de ar, tá?...é isso (*)... bom, eu finalmente juntei lembranças do carburador a vácuo do DODGE POLARA 1800 (que aprendizado eu tive com aquele carburador, pessoal!... fantástico!...queria que todos tivessem experimentado e conhecido tal carburador!) e também do carburador da TDM 225, moto que tive do final de 2003 até aproximadamente abril de 2005. Juntando características desses carburadores, identifiquei o problema básico do BS26, e que praticamente independe de o pistonete ser novo ou não... a Vânia deu a entender que o pistonete do carburador dela foi trocado (o pistonete propriamente dito não apresenta problema significativo de desgaste, mas o diafragma, que é uma manta emborrachada, tem uma certa "validade" dependente de alguns fatores, ele sim pode apresentar falhas de vedação). Um pistonete novo não a livrará dos problemas que ela teve recentemente. Digo isso, simplesmente porque eu mesmo comprei 2 (dois) pistonetes novos, e ao colocar um deles no carburador da Garbo, o problema do micro-afogamento continuou... ... não era esse o problema.


Achei a causa... entendí o problema... pus uma teoria resultante de observação, em prática...


e mais uma vez, criei uma solução paliativa e completamente funcional, e 100% reversível, sem estragar absolutamente nada funcionalmente!... e o que é PIOR: isso funcionará em qualquer carburador do mesmo tipo!, seja moto 125 ou 1250...





Desta vez eu pergunto a vocês:





QUANTO VALE ESSE CONHECIMENTO?


- eu deveria guardá-lo para mim, e ganhar dinheiro com ele, praticando-o numa "oficina improvisada numa garagem alugada"? (isso é um sonho meu, ter um lugar no qual eu pudesse praticar um misto entre o bem e o "consequência"... claro que depois disso, qualquer sujeitinho sem sabedoria alguma poderia ver o que foi feito... ... e aprender, talvez)


- eu deveria patentear a solução? (para depois ter dor de cabeça com sujeitos idênticos ou piores do que o anterior, que oportunamente se apropriariam desse conhecimento, sem escrúpulo algum?)


- ou, mais uma vez eu deveria disponibilizar isso em domínio público, visando alcançar o maior número de beneficiários possível, deixando de lado o pensamento de que gente que não mereçe nem um teco de papel higiênico tambérm sairá no lucro?





é... não é fácil, meus caros... questões de moral sempre reprovam muitos nos vestibulares e afins... particularmente, eu escolheria a alternativa C.





Digam lá!!!...


Abraços.








(*) http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=8292&a mp;a mp;a mp;PN=1&TPN=21
Jduarte39876,9863657407

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 20:24 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Quanto vale um conhecimento?
Guarda pra você...







Preciso te fazer uma visita, quem sabe terça que vem no ibira motopoint?

Assim você me passa os detalhes da sua descoberta.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 20:50 #3 por Xamã
Vale muito, meu amigo.

Entendo perfeitamente a tua pergunta, Jduarte.

Vou fazer o mesmo que o Moisés...

Fica só para você.

Um abraço grande e faça o que achar melhor, caríssimo. O melhor da liberdade é saber o que faremos com o que sabemos...

Suzuki Intruder 125 2008/2008 (Mulata)



Sundown Hunter 125 2010/2010 (New "Red runner")



EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Mar 2009 23:56 #4 por coltpanzerfaust
conhecimento é algo sem preço.......


alguns compartilham o que sabem e este fizeram historia na humanidade, imagine de eistein, isaac newton, graham bell e outros guardassem o conhecimento só para eles?


nós somos humanos que por natureza buscamos a perfeição. assim como os amigos já usei varios carburadores em minha cg quando ainda era na gasolina, carburador de cg99 com ecco, carburador de cg150, e até carburador de biz. vi o quanto um carburador pode influenciar no consumo, o quanto uma agulha de pistonete mais fina como na cg 2003 ou mais grossa como na cg do carbura ecco dão difereças.


ultimamente uso a minha no alcool e faço uma media de 200km com 8 ou 9 litros de alcool que custam mais ou menos1.50litro com 12 reais rodo 4 a 5 dias indo e voltando do trampo onde são mais ou menos 37km por dia, fora os corres e os testes do dia a dia. já testei velas, cdi, e até plainei o meu cabeçote manualmente pra retirar imperfeições.


sou apenas um curioso que ama mecanica de motos....

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 05:55 #5 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico Quanto vale um conhecimento?
Caro J (não o dos MIB, mas o JDuarte),

Não existe outra pessoa que possa responder essa pergunta a não ser...

(tambores rufando)


Você mesmo!


Não tenho a menor idéia de quantos dissabores você já passou devido ao macete do tubo. Nem, muito menos, quantos bons momentos.

O fato é que com a sua nova descoberta, o processo irá se repetir caso você faça as mesmas opções. É uma regra bastante simples: percorrendo os mesmos caminhos chega-se sempre aos mesmos lugares.

Como quem percorreu os caminhos do macete do tubo foi você e quem conheceu os lugares a que eles levaram foi você, somente você pode decidir se quer voltar lá ou se prefere buscar novos destinos. Na busca de novos destinos duas coisas podem acontecer: podem ser mais interessantes que os já conhecidos. Ou podem ser menos interessantes. Como saber? Só indo lá para ver.

Agora um detalhe final. Uma observação tão óbvia que provavelmente você já pensou trilhões de vezes nisso, mas que não custa colocar: A vida é sua. O invento é seu. Ninguém no mundo todo, seja quem for, tem um milímetro de direito de sequer insinuar o que você deve fazer com a SUA vida. Isso é problema seu. Só seu. De mais ninguém.

Eu (graças aos céus e aos deuses da tecnologia) me livrei dos carburadores e espero não mais voltar e encontrá-los pelo meu caminho. Mas fico extremamente envaidecido de ter trocado algumas idéias com O cara que bolou o macete do tubo. Continuarei a sentir-me assim qualquer que seja a sua escolha para esta nova descoberta.

Tenha uma certeza: qualquer que seja a sua escolha, sempre haverá quem a critique. Tão certo como a morte e os impostos.

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 06:15 #6 por aaxabreu
Respondido por aaxabreu no tópico Quanto vale um conhecimento?
Ouvi dizer que Santos Dumont não quis patentear sua invenção pois a considerava um "bem para a humanidade"!!!

Sinceramente não acho certo o que ele fez...
Quantas horas, dias, semanas, meses, anos de sua vida ele dedicou a isso???
Não seria justo ele ganhar pelo bem que ele fez inventou???
Aí foram dois americanos, fizeram uma coisa parecida, patentearam, e hj muita gente diz que eles são os verdadeiros inventores do avião!!!

Não acho certo que vc tenha alo em mãos que possa ajudar muita gente, e esconda isso...
Mas tbm não acho certo que, com a sua descoberta, vc não ganhe nada por isso...

Vc descobre uma coisa e tenta ajudar, vai receber inúmeras críticas com certeza, vai se desgastar, e não vai receber nada por isso???
Claro que sempre que ajudamos alguém, sempre que fazemos uma coisa útil, nos dá aquela sensação de bem estar, faz bem ao nosso espírito...
Mas esse não é o caso!!!!

JD...
Faça o que vc acha que deve ser feito...
Essa foi somente a minha opinião, podem concordar ou discordar...

Abraço e boa sorte!!!

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 07:12 #7 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Quanto vale um conhecimento?
Acho que a questão aqui não é ganhar ou não alguma coisa (no caso dinheiro).
É sim evitar dores de cabeça futuras com críticas descabidas ou comentários maliciosos ou depreciativos, pois os méritos querendo ou não são dele já, e ninguém pode negar isso, pode?

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 07:32 #8 por aaxabreu
Respondido por aaxabreu no tópico Quanto vale um conhecimento?
Entendi...

Bom, o que eu acho é que, patenteando ou não, se o JD divulgar ele vai ter dor de cabeça...
Por mais que a maioria saiba e acredite que a descoberta ajudará muito, sempre tem quem discorde, critique e até diga totalmente o contrário...
E se ele revelar só para os amigos, a notícia vai se espalhar pois tenho certeza que ele tem muitos amigos, que tbm tem muitos amigos...

Só ele pode dizer se vale á pena tentar ajudar!!!

Boa sorte!!!

São Paulo - SP

"Não comprem peças de procedência duvidosa"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 07:56 #9 por Brasileiro
Respondido por Brasileiro no tópico Quanto vale um conhecimento?
CONHECIMENTO O MEU VELHO AMIGO AVÓ JÁ DIZIA: - NINGUÉM TE TIRA E NINGUÉM TE ROUBA.

Sobre dore de cabeça?!?! Tome um doril e a dor sumiu!!! hahaha rsrsrs... Voce sempre terá cara, semre vai ter aqueles que não possuem espirito construtivo, que a inveja de eles não serem os primeiros a descobrir e tentam a desmerecer que conseguiu.. Meu pai falava também que criticar é fácil, mas elogiar é muito dificil.. Bater palmas para que merece quase ninguém gosta mas apontar o dedo todo mundo gosta..

Então cara a sua escolha "C" eu já bato porque trabalhar, estudar e depois beneficiar pessoas mediocres, voce já merece muitas .. Mas não vale apena pensar nisto, vale muito mais a sua satisfação pessoal, o seu ego, a vaidade de descobrir algo que muitos se acham ( por meritos) os bam bam bam e não descobrem e voce cara com a maior simplicidade faz isto de coração e muitos te aplaudem... e não perca tempo com aqueles que não merecem nehum teco de "papael higienico" esses espiritos de porco nunca vão acabar.. ( mataram um homem que só fazia o bem: JESUS CRISTO)Brasileiro39877,4565625

Brasileiro- Fazer 2009/10 LE

Ex- Suzuki YES 2007/08

Tatuapé - São Paulo - Capital/SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 09:28 #10 por Yoshi
Respondido por Yoshi no tópico Quanto vale um conhecimento?
Grande mestre!

Na minha visão, você fez a escolha certa, que eu julgo ser muito nobre da sua parte.

Se a sua consciência está tranquila até hoje, é porque você fez a escolha certa. E é isso que importa. E outra: ganhou muitas diversões (conforme você mesmo citou) e uma legião de amigos, fãs e seguidores. Eu sou um deles.

Dor de cabeça a gente sempre vai ter com alguma coisa, principalmente na correria de SP. Porém o que importa mais é a satisfação de ter ajudado o próximo, de ver no rostinho de cada um a satisfação de ter uma motoca sem problemas, e os inúmeros gestos de agradecimento por existir uma pessoa que pense dessa forma.

Antiga: ML 125cc 1978



Atual: Suzuki Yes 125cc 06/07 Preta

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2009 22:43 #11 por coltpanzerfaust
com certeza o jd já tem a carta na manga, o que ele quer saber é se realmente vale a pena de passar por tudo isso de novo.


na minha cg a gasolina tambem tinha este problema de afogamento quando estava na gasolina.... na minha moto o que melhorou foi cortar o pistonete em 5mm e deixar a agulha de combustivel na posição de maior admissão de gasolina...... o desempenho com o pistonete original era tosco, mas esta configuração nova me dava boa aceleração e parava de afogar. isto quando estava na gasolina, pois no alcool desbastei apenas 3mm do pistonete e agulha na ultima ranhura pra entrar mais alcool. o parafuso de ar fica em torno de 4 a 5 voltas. pelo que percebi o carburador da cg 2003 original da keihin, envia excesso de mistura em condições normais de regulagem, porem quando usamos uma configuração de agulha mais pobre empobrece demais a mistura.......


mas voltando ao topico, espero que tenha o juizo certo e saiba que respeitaremos vossa opinião.......

Mateus

3:11 Eu, vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele os batizará com o Espírito Santo, e fogo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 07:47 #12 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Quanto vale um conhecimento?
É "B" na cabeça!

Se bem que patentear hoje em dia é um saco e $...


Você levou tanta cacetada por divulgar e praticar uma coisa que dá certo!

Quem trabalha de graça é relógio.
Sua bondade em repartir conhecimentos tem o mais merecido louvor , mas aqui é Lisarb gente...

Viva JD !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 09:10 #13 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Quanto vale um conhecimento?

coltpanzerfaust escreveu:
mas voltando ao topico, espero que tenha o juizo certo e saiba que respeitaremos vossa opinião.......



Respeitaremos MESMO!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Mar 2009 10:05 #14 por kado
Respondido por kado no tópico Quanto vale um conhecimento?
Um conhecimento técnico especifico, que custou tempo ou dinheiro mesmo para ser desenvolvido, vale o que tiver gente disposta a pagar por ele, uma relação custo/beneficio, sem sentimentalismo barato...Eu ocasionalmente presto assistência técnica externa, em máquinas complexas, e cobro bem por isso, mais que cobro ao meu empregador efetivo... amizades não pagam suas contas... mas se você está nadando na grana, porque não fazer regulagem de graça? vai ganhar um monte de amigos
Ps: Prefiro clientes...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Mar 2009 09:34 #15 por bvinicius
Respondido por bvinicius no tópico Quanto vale um conhecimento?
Eu patenteava... Não para ganhar dinheiro mas para ter certeza que ninguém irá roubar a tua idéia e cobrar por ela.
Tu tendo a patente pode fazer o que quiser com a invenção, não sei se aplica ao caso mas tem a "creative comons" que é um estilo de patente onde você libera o uso não-comercial de sua invenção.bvinicius39879,523912037

Londrina - PR
Atuais: Dafra Citycom 300i "jukebox" e Dafra Apache
Ex: Honda Twister 2006

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.210 segundos