Desde que me lembro como gente, até "motinhos" de 50cc tinham conta-giros! Sempre os usei até mais que o velocímetro, para aproveitar a melhor faixa de torque, potência e consumo. Isso até vinha descrito nos manuais do proprietário!
Parece que hoje em dia o conta-giros virou supérfluo na maioria das "pequenas"... Ué, é tão caro assim? Não tem mais utilidade? Vejam o lançamento da Factor...
Supérfluo para mim é o marcador de combustível. Quase nunca funciona direito, sou mais o esquema da torneirinha de reserva...
Não Markinho... o conta-giros não é um item supérfulo. Muito pelo contrário: quem prima por melhor utilização da motocicleta, aproveitando bem o motor e buscando economia de combustível, o conta giros é mais importante que o velocímetro. Mas as montadoras perceberam que o Brasileiro, em sua grande maioria, só conhece duas posições no acelerador: ON e OFF. Sendo assim, acham que é algo supérfulo. Já no caso da Y, ela não gosta muito de conta-giros não. Veja, por exemplo, o tamanho do da XT 600E...
kekosam39689,3676388889
Escove os dentes.
Baixe a tampa do vaso após usá-lo.
Dê sinal antes de virar.
Não pise na grama.
Não beba antes de pilotar.
Não sei se seria exatamente um problema de falta de utilização ou de corte de custo no produto. Nos atuais moldes de gestão de produtos, a maioria das empresas priorizam a diminuição nos custos em detrimento das necessidades dos clientes. Como está vendendo mesmo, então para que gastar mais?
Veja que este argumento é válido, pois as novas montadoras xing-ling, primam por acessórios e quase todas elas disponibilizam o contagiros, para poderem competir com as grandes fábricas/montadoras.
Abs
<<<< O.D.I.L >>>>
** Eu não compro peças de procedência duvidosa. **
"Mal ou bem, a vida é uma viagem e eu quero faze-la de moto"
Para mim é fundamental o uso do contagiros. Como frisou o Markinho YES, sempre troquei marchas baseado nos giros, conforme a velocidade e estilo de pilotagem desejada em determinado momento.
Mas a falta de contagiros não é somente um problema de motos menores. A XT660R por exemplo, não tem. Eu tive uma XT66 por 1 ano, e estranhei barbaramente a falta do equipamento.
Uns dizem não ser necessário em motos injetadas, pois a injeção "corta" o giro. Mesmo sabendo que a injeção é "inteligente", prefiro ter a informação para eu decidir a hora de trocar as marchas.
Abs!!
CONSIDERO O CONTA-GIROS IMPORTANTE NA CONDUÇÃO DE QUALQUER VEÍCULO, POIS SÓ NA VIBRAÇÃO E BARULHO FICA MUITO IMPRECISO.
POR MAIS DE 20 ANOS NO MOTOCROSS SENTI FALTA DE SÓ 3 LUZES, QUE SERIAM SUFICIENTES, MAS NUNCA NINGÚEM CONSEGUIU FAZER, ATÉ PARA NÃO MUDAR AS CARACTERÍSTICAS, MAS PRA MIM SERIAM UMA PARA IDENTIFICAR O MAX TORQUE, OUTRA PARA MAX POTÊNCIA E OUTRA PARA SUPERAQUECIMENTO ( OCORE QDO TEM MUITA LAMA)
PRA MIM TANTO O CONTA-GIROS COMO O INDICADOR DE MARCHA SÃO IMPORTANTES, COMO JÁ DISSE EM OUTRO TÓPICO, TOU CANSADO DE VER A MOÇADA BATENDO NO PEDAL DE CÂMBIO NO FAROL POR NÃO SAVBER EM QUE MARCHA ESTÁ.
FICA MINHA SUGESTÃO: SE AS "GRANDES" ACHAM ESSES EQUIPAMENTOS CAROS, POSO SUGERIR UM PAÍS NO ORIENTE QUE FABRICA ESSES EQUIPAMENTOS POR UM PREÇINHO BEM CAMARADA!!
não importa a velocidade, pilote sempre com responsabilidade!!
Pena que os salafrários das montadoras só visam lucros. E como bem disse o Manta, até cavalete central os caras tiram!!! Os cornos acham que motos não precisam de manutenção (no que o cavalete ajuda Pra Car...o) e também nunca furaram os pneus!
Mas se um conta-giros é tão barato, não há lógica nenhuma em não colocá-lo. Isso que pela quantidade que eles adquirem, é diluído mais ainda o preço.
concordo com a importância do conta-giros, também sinto falta. Tanto pra "otimizar" o motor, como até pra coisas bobas como regular a lenta...
sabe o que é pior? é vc comprar um carro zero - como o Palio, por exemplo - pagando cerca de 25mil e a m... não vir com conta-giros! Pra mim, é o cúmulo!Bigulino39689,4169444444
Na vida acostuma-se com tudo. Com o bom e com o ruim..
.
É lógico que a utilização do conta-giros é benéfica, porém tem pessoas que nem olham para ele.
Para os mais "sensíveis"
, a troca de marcha acaba ficando pelo ruído que o motor faz.
Não acredito que alguém sistematicamente troque de marcha quando o marcador chega numa determinada faixa.
Até porque o trânsito nem permite este tipo de conforto.
O que se vê é produtos com menos nome, oferecem mais para cativar o possível comprador.
Hoje a Suzuki tem a melhor 125 cc do mercado (no quesito conforto/equipamentos) e a mais vendida...É A FUN!
Então...o próprio mercado disse ao fabricante "prefiro uma Honda à uma "moto" feita na China com muitos mais acessórios.
Ou é mentira???
Se o cliente fosse contrário ao pensamento ...ninguém mais compraria motos com falta de cavalete central, sem pintura nas laterais, sem conta-giros e sem indicador de marchas.
É simples... o cliente pede a fábrica atende...Senão...tome CHINA! Agora... se ele "aceita" motos "peladas"...a culpa é de quem???
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
O Original_40 até tem sua razão! O LISARB é assim mesmo. Mas para mim faz falta sim o conta-giros, quem nunca teve moto com ele realmente acostuma. Trocar as marchas pela prática é o que também faço, mas sabendo "realmente" a quantas vai o motor eu acho que ajuda.
Bigulino... Que tal a gente colocar um tópico assim: TWISTER X FAZER Qual tem o melhor conta-giros?
eu acho o conta-giros fundamental.. olho bem mais pra ele q pro velocimetro.... e quando nao olho direto faço a cagada de cortar o giro sem querer.. só sinto a moto perdendo força e vejo o ponteiro voltando la dos 16
Como disseram no outro tópico, a FAN é um computador positivo, ou um fusca das motocicletas, vende muito mas é uma bela porcaria. Não é econômica, não é barata, não é confortável. Conta-giros? O cara da yamaha me perguntou: por que esta frescura? Claro, a moto deles não tem, por isso ele achou um argumento. Para quem busca uma pilotagem mais econômica, o conta-giros é fundamental.
O ministério da saúde adverte: falta de personalidade obriga o indivíduo a manifestá-la usando meios materiais.
Farroupilha(RS);
É isso ai, nem tanto pela troca de marcha, mais por economia, ajustar a marcha lenta (imagina isso sem ele) fixar velocidade, na verdade pela pratica ja da pra saber a velocidade pelo contagiros.
Acho que todos esses acessórios não são imprecindiveis, mais isso se chama conforto...
Ja vi muitos querendo colocar 8 marchas pra baixo por falta do contador, ja vi nego perder muito tempo pra ajustar a marcha lenta sem o contagiros, ja cara brigando com o kicker por falta de partida eletrica, é possível viver sem eles, mais é muito mais confortável com eles...
Da mesma maneira rodas de liga são mais resistentes e mais faceis de limpar...
Pode até acontecer de numa moto automática(estilo Neo) um contagiros não sejá lá tão necessario. Como o Original falou, nos acostumamos com as coisas.
Mas imagina acelerar uma 4 canecos, que sobe de giro mais rápido que notícia ruim, sem um contagiros?? Nem pensar.
Eu não dispenso, uso direto o contagiros, e como comentou o RJ, olho muito mais para o contagiros do que para o velocimetro... enfim, questão de hábito.
Abs!!