Passeio até Ilhéus -BA

14 Jan 2011 07:53 #1 por antonioneiva
Galera... depois da minha primeira viagem (test-trip) à Chapada Diamantina, eu resolvi fazer a minha primeira viagem de verdade.
Nesse feriadão eu saí de minha cidade (Irecê) e fui até o lugar onde Jorge Amado tomava suas cangibrinas..... Ilhéus - BA!!!!!!


Saimos daqui na sexta feira umas 14h..... Um calor infernal.





Gostaria de abrir um espaço para falar das modificações que fiz na motoca.... Eles foram show de bola..... pense num armengo!!!! Muita atenção ao nível de criatividade da criança....
Quem acompanhou o relato de minha primeira viagem (Chapada Diamantina) percebeu que o meu maior desafio foi deixar o assento do garupa mais confortável...... Vejam só o que eu fiz....



arrumei uns travesseiros velhos lá em casa... prendi tudo com fita isolante, e tcham tcham tcham tcham!!!!! O resultado foi satisfatório ate os primeiros 300km... depois disso as espumas foram se acomodando e todo aquele negócio maravilhoso, já não era tão maravilhoso assim.... Mas calma..... essa história não encerra aqui. (vc´s acham que eu ia deixar minha esposa sofrendo como foi da ultima vez?!?!?!?!?!?


voltando a viagem....
arrumamos as coisas na motoca (uma mala amarrada no tanque e presa por dois elásticos - ficou bem funcional - sem contar com a super capa de bolhinhas impermeável!!!!) e uma mochila amarrada no meu suporte de bagageiro "Tabajara motors plus" Esse suporte ficou show.....
Bem..... coloquei meus acessórios (de frente a um ventilador ligado ao máximo), minha esposa colocou os delas, e pegamos a estrada (todo esse procedimento foi observado diante uma crize de risos da secretária de lá de casa .... quase que mandava ela ir pra p**rra, mas muito cavalheiro e educado da minha parte eu só compartilhava de seus risos. Bem... no início é aquele saco..... puxa uma coisa pra cá.... arruma os retrovisores.... ajeita o travesseiro no banco.... até que chega uma hora em que vc........ PARA e resolve fazer tudo denovo..... TIRA AS LUVAS, puxa amarra, e na hora em que vc acha que tá tudo bem.... Calça AS LUVAS novamente e pé na estrada..... Bem.... nessas horas a nossa cabeça tá a mil por hora..... a gente fica imaginando os desafios que enfrentaremos pela frente... pede um pouco de proteção divina para que tudo ocorra bem....
desta vez notei algo interessante..... a pouco mais de 3 semanas tinha feito uma parte desse trajeto, mas só dessa vez notei as belezas da região.... algumas serras, cheiros, etc....
A primeira parada para abastecimento foi realizada após 150km, nessa hora tive o primeiro susto.... estacionei a moto muito mal e ela ficou sem apoio, com o peso da moto, ela comessou a tombar, e depois de me concentrar muito e ...... "Pelos poderes de Greiscow".... consegui retornar a situação. depois disso fui tomar um picolé pra relaxar...... :lol:
bem.... passado esse procedimento e claro TIRAR E RECOLOCAR AS LUVAS, peguei a estrada. Agora o negócio é outro... essa estrada é uma BR muito movimentada, cheia de caminhões, curvas, serras.... muita camla nessa hora.... Fui indo, indo e acabei fondo.. até a cidade de Itaberaba-BA. Nessa hora já era noite e o farol da motoca estava meio desregulado.... o baixo estava blz, mas o alto estava alto demais (devido ao peso)... Fiquei numa pousada na beira a estrada Muito boazinha..... café da manhã... tudo legal mesmo.... paguei 50 mangos por isso. Achei ótimo!


Nesse primeiro dia rodamos 300km.... não me lembro bem o consumo da moto e nem dos outros custos.... mas comparado as outras viagem que fizemos de carro, essa viagem até parece que saiu de graça :D


No segundo dia, acordei com uma baita dor nas costas (devdo ao colchão e não a viagem - claro!) que foi o jeito tomar um Dorflex. Depois disso, tomei um banho gelado... (a cidade é a beira de um rio... a água gelada de lá, é como se o chuveiro estivesse ligado no morno) tomamos um café, arrumei (sim... arrumei a bagagem... já que minha eposa estava muito ocupada nessa hora se maquiando :x ) montamos na motoca e ......... estrada novamente.





Nessa hora eu aprendi o primeiro conselho sobre opiniões de como estão as estradas....


- Se dez pessoas falarem pra vc seguir por um caminho (principalmente por ser mais curto), e uma única pessoa falar "vá pelo outro, é mais longe mais é melhor" .... Siga as instruções desse camarada que falou pra vc ir pelo mais longe.... No caminho da volta vc´s vão ver pq ele estava certo..... (igual a história do chapeuzinho vermelho.....)


Bem... continuando.... segui o conselho do sábio, e fui pela parte mais longa..... estrada perfeita, porém muito movimentada (era feriado e uma BR, já era de se esperar) fizemos a primeira parada. Nessa hora a aparência da minha esposa já não era aquela tão serena de antes..... Abasteci, e continuei..... Fomos para em uma cidade chamada Jequié... (uma boa cidade, mas parecia estar situada muito próxima a algum vulcão em atividade..... acredito que a temperatura nessa hora devia estar beirando uns 900ºC..... parei a moto em um posto, tirei tudo INCLUSIVE AS LUVAS, minha esposa quase desmaiou. Nós dois se enchemos de líquidos...... qualquer coisa gelada (menos cerveja claro!)..... foi terrrível.... tava insuportável o calor!!!!! Nesse exato momento uma doidona chegou no posto falando umas coisas que ninguém no mundo conseguia entender..... a maluca tava muito doida....
Nesssa hora... eu me acabando lá tomando um monte de coisas geladas (e com medo de ficar torto - ué vc´s nunca ouviram falar que se a gente tomar uma coisa muito gelada no calor a gente pode ficar torto?!?!!!??! O Rambo ficou torto assim.... hehehehehehe)
sim.... a maluca ficou falando um monte de coisa, até que chegou a hora..... me arruma uns trocados aí..... Rapaz......... Nessa hora eu peguei ar.... Vai toma no c* sua vaga*&¨%$# sem vergonha.... mandei ela ir pra um monte de lugares bonitos ...... Imaginem só.... um calor desgraçado... minha esposa com pressão baixa e uma noia daquela me pedindo dinheiro?!?!?!?!?!? é cada uma que aparece...
certo..... depois de nos concentrarmos, meditar um pouco e tomar coragem para enfrentar novamente o calor que tava fazendo naquele lugar, não coloquei po**a de acessório nenhum! INCLUSIVE AS LUVAS..... minha vontade era de ir pelado em cima da moto.... obviamente isso não foi possível.... bem... pra compensar o calor que tava fazendo, peguei uma estrada bonita pra caramba...... uma serra pequena, beirando um rio..... muito bonita mesmo.... Mas logo percebi que não é legal andar sem proteções..... era pedrada, bezourada em tudo quanto era parte..... foi o jeito parar e colocar a jaqueta... por sorte estávamos chegando em uma cidade que se chama Ipiaú.... a beira da estrada, nos deliciamos com uma porção gigante de carne e fritas..... nessa hora eu já estava quanse em "um dia de fúria" e soltei os cachorros pra quem estivesse perto de mim.... nessa hora percebi que minha esposa estava na manha... e o retado dali era eu.... vê se pode?!?!?!?!?



depois do rango.... esperamos o sol dar uma maneirada, e seguimos estrada... fomos descendo até o entrocamento da BR101, nessa hora a gente encarou um clima mais agradável.... o vento deixou a jaqueta gelada por dentro (devido ao suor que tinha no seu interior - destaco que isso foi ótimo).... descemos sentido Ilhéus..... Bem... O nosso destino era Itacaré.... mas depois de escutar tanta gente falando de que Itacaré é uma cidadezinha Horrível, nós desistimos de fazer a nossa estada lá, e seguimos rumo a Ilhéus... (combinei com minha esposa que depois a gente tiraria um dia pra visitar itacaré - o bonito de lá são as trilhas, etc..... e pra quem já andou tanto de moto, encarar uma trilha é dose....) Bem... chegando a Ilhéus, parei em um posto para abastecer e procurei saber melhor sobre a cidade...o frentista disse que a parte mais legal são "as praias do Sul", e pra lá seguimos..... cidadezinha tranquila, mas com muito movimento.... como nunca tinha trafegado pos estradas de transito mais pesado eu adotei a técnica de segurança sobre duas rodas mais eficiente..... "ande de motocicleta como se estivesse em um carro.... ocupe o mesmo espaço que um carro ocupa em uma via" vou te dizer uma coisa... pilotando dessa forma é muito seguro..... vc é respeitado, inclusive pelos motoristas de ônibus... (aqui na Bahia essa espécie que dirige os veículos coletivos, estão inclusos numa categora a parte... São espécies que não tem limites morais e nem de coletividade). Bem... sem muita dor de cabeça, encontrei uma pousadinha legal pra caramba por 50 mangos.... não pensei duas vezes... é aqui e pronto!!!!! os incovinientes ficaram por parte da artilharia pesada que as murissocas (pernilongos) tinham contra nós..... eram umas 2h da madrugada e eu estava em pé matanto as desgraçadas ... deixei a parede do quarto toda suja de sangue..... hehehehehhe minha vingança foi maligna..... No outro dia, fomos passear na praia..... tranquilo, muita gente jogando futebol (inclusive um campeonato tava rolando por lá)
Na parte da tarde, descobrimos que tinha um Shopping em uma cidade vizinha e fomos lá comer um Mc donald´s (programão.....) mentira, fomos ver se encontrava uma loja de materiais ortopédicos aberta.... Acreditávamos que para aliviar o incômodo para a garupa o ideal seria um tavesseiro para cadeirantes (ou pra quem sofre de crises de hemorróideas)... resultado.... tudo fechado.... minha esposa teve a brilhante idéia de comprar uma daquelas calcinhas que tem uma bunda de mentira... ela já ficou satisfeita (em relação ao conforto, claro) mas parecia uma dançarina do Tcham.... ôpa... respeito!!!!
voltamos para a pousada, nesse intervalo aproveitamos para conhecer melhor a cidade.... pense numa ciadezinha gostosa.... muito boa..... passeamos pela cidade e fomos embora para nos preparar para a volta... combinamos de no outro dia irmos ao centro da cidade comprar a tal almofada...





Bem no outro dia acordo cedo, tomei um balho legal, arrumei as coisas na motoca, pagamos a conta e fomos embora.... logo na saída entramos numa padaria pra tomar uns energéticos..... café tomado e partimos em busca da tal almofada... fomos no centro da cidade (bem organizada) e encontramos a tal almofada.... pense numa felicidde que a minha esposa ficou.... rapaz... na hora em que ela montou na moto ela já falou logo "ah.... agora sim...." aquilo foi como música para meus ouvidos.... enfim consegui ver no rosto da minha esposa a felicidade sincera..... foi demais.... já adianto que foram R$82.... mas vale cada centavo....





moto arrumada, almofada posicionada e vamos que vamos..... logo depois de alguns metros a gente dá de cara com um lugar espetacular..... uma visão divina...... A FÁBRICA DE CHOCOLATE DE ILHÉUS..... parei lá me desgracei de tanto comer chocolate.... tinha quente, frio, barras.... uma beleza.....sem contar que tinha um ar condicionado perfeito... :D



seguindo viagem..... aí foi aquela coisa.... já estava mais acostumado com a estrada, sentei o chinelo... mas logo no início eu sou recebido com uma garoa bem fina..... uma maravilha... reduzi a vel... e fui me refrescando...... uma beleza.... só que dessa vez, as minhas mãos estavam expostas...... Peguei as minhas luvas e guardei-as na mala..... Vou lhes dizer uma coisa..... pense numa coisa que me tirava do sério.... TIRAR E COLOCAR AS LUVAS É UMA TAREFA PARA MONGES...... TOMEI TANTA RAIVA QUE VOLTEI A VIAGEM INTEIRA SEM ELAS..... agora vc´s podem me chamar de Antonio Red Hands.....heehe
Na viagem de volta os destaques ficaram por conta da almofada para minha garupa...... SENHORES, CASO VC´S ANDEM COM AS SUAS PATRÔAS NA GARUPA, COMPREM IMEDIATAMENTE ESSA ALMOFADA..... A VIAGEM SERÁ OUTRA.... A única coisa que não achei saída foi em relação ao posicionamento dos pés da minha patrôa..... ela ficou com as pernas um pouco inchadas devido a posição nas pedaleiras, mas depois de uns alongamentos tudo melhorou.... Rapaz.... deixo aqui registado os meus parabéns a minha esposa.... foi uma guerreira... rodar 1700km´s não é pra qualquer uma não..... sim.... ela já quer mais, já até me perguntou se lá no sul (gostamos de viajar para o sul do Brasil) tem empresas especializadas em aluguel de motos...
.... bem... rodei, rodei.... nessas horas a gente comessa a analisar a moto.... na ida tudo é descoberta, então essas análises são difusas....a motoca tem motor pra andar tranquilamente a vel médias de 115 - 120km/h, mais do que isso é forçar muito, perigoso e desnecessário.... nas subidas mais íngremes a gente deixa qualquer carro para tráz.... (até civic!.... só não deixa as Hilux....) nas curvas, o cara pode ir além do que o necessário..... dependendo da perícia do piloto ele nem precisa diminuir a vel para entrar nas curvas... depois de muitos km´s eu até que comessei a me jogar nas curvas.... mas muuuuuuito aquém do que a motocicleta pode fazer.
O consumo médio deve ter sido em torno de 23km/l lembrando a todos que não fiz essa medição.... fazia uma média rápida e jumentistica nas paradas.....
Bem senhores.... antes que eu me esqueça..... vc´s lembram porque lá em cima eu falei "se dez pessoas falarem para vc ir por um caminho só pq é mais perto, e se apenas um falar pra vc ir pelo mais longe, pq é melhor, etc, etc, "
escute essa única pessoa....
Vc´s acreditam que, seguindo conselhos dos "dez" peguei o caminho mais perto..... foi uma desgraçeira total... estrada ruim.... uma m*r*a....... voltei para a rodovia depois de ter perdido quase meia hora de estradas péssimas. Continuei pela estrada por onde não devia ter saído.....
Nessa hora aconteceu uma coisa engraçada..... na hora em que resolvi voltar, parei a moto no acostamento (se é que existia isso lá), nessa hora notei que um pálio lá na frente deu uma freiada muito brusca...... sem mais nem menos, esse carro saiu doido, jogando terra pra tudo quanto era lugar e passou por mum enbucetado hehehehhehehhe nessa hora eu vi que quem estava dirigindo ela uma mulher, era visível a expressão de terror na face dela :o ..... com certeza ela pensou..... aquele motoqueiro ali vai me assaltar...... :shock: :shock: :twisted:


No mais é isso aí...... Na volta almoçamos em Lençóis -BA (pense num almoço... tb compensei minha esposa pelo sacrifício R$75 o rango..... tá vendo como sou legal :D ) de lá pra cá rodamos 190km sem parar..... demoramos 2:15 minutos.... O mesmo que costumamos demorar quando viajamos de carro.


Mais um sonho realizado - Minha primeira viagem de moto - (a outra foi só um passeio)
Espero que gostem..


Um braço a todos e boas viagens.....



Galera... tenho uma dica super importante pra quem está fazendo uma viagem dessas.......


Eu comprei um celular NOKIA 5230... ele tem internet, gsp... e um monte de frescuras.... (ficou por R$99,00 o cel, mais conta de R$68,00)


O GPS dele tem um esquema de compartilhamento de lugares, então quando eu parava num lugar para almoçar por ex, eu sempre fazia o compartilhamento de lugar....


Colocava, uma mensagem, adicionava ou não uma foto (via câmera do cel) e compartilhava.... esse compartilhamento é feito via internet. O usuário tem que fazer uma conta nokia, e criar uma conta no faceboock......
Na conta faceboock, aparecia a foto, a mensagem e o campartilhamento via GPS.... quem olhava no faceboock sabia exatamente onde eu estava naquele momento... Isso é bom pq vai aliviando a vida que quem acompanha a viagem....
Tudo muito simples.... Eu tenho um plano onde minha internet no cel é ilimitada, então... tudo isso saiu sem custo adicional..... Muito bom esse serviço..... nas paradas, além de compartilhar minha localização, eu via as mensagens que o pessoal deixava pr mim..... Muito bom mesmo esse serviço....

O inferno é perder o controle apesar do poder.

O paraíso é manter o controle, apesar do medo.

www.eueminhamoto.blogspot.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.118 segundos