Visita às grutas da Chapada Diamantina

14 Jan 2011 07:41 #1 por antonioneiva
Pessoal, frequento o fórum a algum tempo, mas como faço parte de um motogrupo Highlander´s, acabei dando mais atenção ao forum deles e esqueci de postar minhas aventuras aqui... Me perdoem.


Seque o relato do primeiro post.


Mais uma vez, aconteceu uma viagem completamente inesperada.


Um amigo acabou de comprar uma Ninja 250, e tava doido pra inaugurar a motoca. Fiz o sacrifício de acompanha-lo durante esse fds.


O roteiro foi:
Irecê - Lencóis - Iraquara (Cidade das Grutas) - Irecê. (Ida e volta +- 400km´s)





Saimos daqui as 14h de sábado. Arrumamos nossas coisas e partimos para o ponto de encontro. Nessa hora me deparei com esse meu camarada (Alexandre BODÃO) devidamente equipado e sua noiva de sandália de salto! Na mesma hora eu perguntei "Vc não tá querendo ir assim não né?" ela foi toda contrariada colocar um, segundo ela..... "tênis horroroso" .... essas mulheres....


As paradas pela estrada foram as mais numerosas possíveis. Não por mim e pela minha supertell, mas sim pq meu camarada estava com sua digníssima na garupa. Vc´s já viram como é a garupa da ninja250???? Aquela ali sim foi guerreira!



Depois da nossa mais nova companheira de aventuras trocar seu "protetor" pezal, caimos na estrada. Nessa hora fui surpreendido com a ninjinha. BODÃO sentou a mão na bichinha e eu só via aquele ponto vermelho lá longe. Na primeira cidade (12km) eu já falei logo "Tá doido bicho, minha motoca não aguenta acompanhar a sua não!!!" Que motor endiabrado é aquele!!!!


Bem, combinamos de manter velocidade entre 100 - 115km/h. Pronto! desse momento em diante foi tudo uma maravilha. Continuamos assim durante todo o percurso. Tirando as vezes que ele dava uns pinotes de 170 - 180m/h e ficava lá na frente esperando o "Tartaruga ninja" aqui.











O combinado era ir para uma gruta (Gruta da Pratinha) na Cidade de Iraquara, mas no meio do caminho resolvemos seguir até a cidade de Lencóis. Tinha uma noite mais agitada, na pratinha a gente só iria servir de banquete para os pernilongos (murissocas)


Em lençóis ficamos em uma pousadinha legal, localizada bem na entrada da cidade. Fomos até o centro dar uma passeada, comer uma pizza deliciosa e tomar umas cervejas... depois disso voltamos a pousada e ficamos na piscina, dividindo espaço com um monte de bichos que também deveriam estar com calor e resolveram se refrescar.


Fato curioso foi na hora em que a gente se arrumou pra ir até o centro da cidade...... Bodão apareceu todo queimado do sol e reclamando..... Rapaz... pq vc não me falou que a gente tinha que passar protetor solar :lol: :lol: :lol: Ele estava com uma jaqueta de verão, e ela não aguenta segurar o sol..... queimou ele todo... :lol: :lol:








Combinamos de sair cedo no outro dia, assim teríamos um dia inteiro para fazer a volta, e aproveitaríamos para conhecer os lugares programados. Saímos mais ou menos 10h e depois de uns 30 km paramos em um local bem conhecido para se refrescar. Um rio que margeia boa parte da pista, é muito freqüentado pelos banhistas da região. Esse local é chamado por uns de mucugêzinho. Mas não sei o nome verdadeiro daquele lugar. Pra estacionar as motos no lugar foi uma aventura a parte.... pela foto vc´s verão onde "enfiamos" a moto....

































O pontinho vermelho são as motos..... reparem na distância da pista....






Onde esse caminhão ta pensando que vai!!!!!
















FINALMENTE EU SONSEGUI TIRAR ESSA FOTO!!!!!


Já fui diversas vezes á região da Chapada Diamantina, mas dessa vez decidimos conhecer um ponto que nunca tinhamos visitado. Gruta da Fumaça. Espetacular !!!!! Incrivel mesmo!!!! As fotos foram tiradas de cel (esqueci a câmera). Para visitação, é obrigatório que seja sempre acompanhada por um guia, e também que se pague uma taxa de 10,00 por pessoa. Digo uma coisa... VALE A PENA DEMAIS!!!!!


Antes de entrar na gruta (que pode ser feita em qualquer horário) a gente resolveu almoçar num restaurante típico que fica bem na estrada do acesso a gruta. "coma a vontade e pague 13,00".... Bodão não perdoou, e não deu lucro nenhum a dona do restaurante....


















Depois do merecido almoço, nos preparamos psicologicamente para entrar na gruta. O guia vai na frente com um lampião aceso e explicando sobre as formações rochosas etc.... Eu tenho uma lanterna de LED que foi uma beleza... ficava mais pra trás esperando ele sumir com a luz do lampião e ficava observando sozinho a gruta.... É uma mistura de euforia e medo que passa pelo nossa cabeça.. Eu mesmo sempre achei que morria de medo de andar por locais abafados, escuros e apertados.... que nada. Incorporei o espírito Indiana Jones, e mandei bem!!!
Tem um momento que a gente deve retirar o capacete e andar agachado, o teto é bem baixo e é incrível o número de Estalactites que ocupam todo o salão que entramos. Tive a infeliz ideía de me levantar e com isso acabei com mais de 300 anos de história..... 1 cm demora aproximadamente 35 anos para ser formado, 10cm é igual ???? minha cabeça dói até agora.
Depois de alguns minutos de muita descida dentro da gruta, é hora de voltar..... Quando chegamos lá em cima paracia que eu tinha estrado de roupa dentro de uma lagoa..... Mas completamente maravilhado com tanta beleza...















































Decansamos, arrumamos nossas coisas na motoca e fomos embora. A volta foi tranquila, sem surpresas. A nossa mais nova companheira de viagem (Sumaia) passará aproximadamente uma semana sem poder sentar direito.





Estive o tempo todo analisando a possibilidade de organizar um encontro/passeio.... Quando participei do II Encontro Highlander´s de MG, me cobraram uma programação aqui na Bahia, então comecei mexer os pauzinhos. Nesse percurso, destaquei um trecho de menos de 100km que dá pra conhecer os maiores atrativos da Chapada.... Vai que....


Espero que gostem.


Até mais

O inferno é perder o controle apesar do poder.

O paraíso é manter o controle, apesar do medo.

www.eueminhamoto.blogspot.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2011 10:19 #2 por macacoloco
Muito bom o passeio, a chapada diamantina é realmente mujito bonita e tem muita coisa pra se conhecer lá.

om que seu amigo aprende algumas lições, tipo usar protetor solar (Eu já passei por isso) e sempre, sempre mesmo usar os equipamentos mínimos para pegar estrada, inclusive a garupa.

Atual: falcon 400 2003 La Rubia
Antes: FZ6 N Fê, sugestão de um amigo!!
Mais antiga: Yamaha MT-03 2008 "Matilda"
Brasilia - DF
EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPREM PEÇAS ROUBADAS.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.149 segundos