Olá Willer!
Então, antes de fazer o reset da ECU, eu fiz o teste da moto após a regulagem do cabo do acelerador, e ficou assim.
Ao ligar com o motor frio, aprox 2000 RPM e ao chegar à temperatura ideal, fica em aprox 1500 RPM.
Então não vi a necessidade do reset, mas já até anotei a sequencia para o procedimento e anexei ao manual da motoca.
Valeu pela dica Willer.
Ex: Suzuki Katana, Yamaha YBR ED, Dafra Kansas...
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Verdade Wailler, a informação ficando aqui serve para consultas posteriores.
Bom, neste tópico
comunidade.motonline.com.br/forum/dafra/...vo-para-as-next.html
estão informando uma alteração na especificação de óleo para a Next.
Tenho uma 2013/2014 e no manual não consta esta alteração, portanto, indica o óleo 15W50.
Será que houve essa alteração mesmo?
Mandei um e-mail para a Dafra e ainda não obtive resposta.
Tem que ver isso direito,porque precisa ser o óleo correto, senão ferra com o motor, mesmo que a longo prazo.
Vide os primeiros motores FIRE da FIAT que eram famosos por formar borra. Culpa de Especificação e ou intervalo de troca fora do ideal para o motorzinho que e até valente.
A FIAT alterou para algo correto e acabaram os problemas de borra.
Abraços
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Senhores, resposta da Dafra a respeito da especificação do óleo para nossas Nexts.
" Prezado Clayton,
Agradecemos o contato. Como é de conhecimento de todos a DAFRA vem evoluindo significativamente seus produtos em todos os aspectos. Portanto, com lubrificantes não pode ser diferente, sendo assim, comunicamos que o lubrificante de motor desenvolvido junto à nossa parceira PETRONAS, o SYNTIUM MOTO 4SX SAE 10W40 - API SL – JASO MA/MA2 (Semissintético), passa a ser oficialmente o ÓLEO PARA MOTOR dos modelos NEXT, ROADWIN e HORIZON. Deve obrigatoriamente ser aplicado em manutenções e revisões realizadas na rede de concessionários DAFRA, garantindo maior durabilidade do motor e segurança ao cliente DAFRA. "
E pela resposta não é só a Next que teve a especificação de óleo alterada.
É bom todos ficarem atentos.
Abraços;
Clayton
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Wailler,
O 15W50 oferece mais resistência para o motor trabalhar quando frio e é mais viscoso também.
Sei lá, talvez a Next tenha um motor com menores folgas internas, mais justinho e precise de um óleo que ofereça menor resistência, já que a maior viscosidade do outro PODE não lubrificar todo o motor corretamente.
De toda forma, é bom ficar atento a especificação pois isso pode custar o belo motor que temos né?
Ex: Suzuki Katana, Yamaha YBR ED, Dafra Kansas...
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Tirei a minha da loja no dia 08/08/14. Depois de 2 dias de uso achei a troca de marcha dura, fui ate a CC me informaram que era regulagem. Como a moto era zero pensei que seria ajuste. Dai rodei uma semana e comecei a ter dificuldade para fazer as trocas. Rodei 600 k em uma semana e esta ficando pior, na segunda feira dia 18 irei levar a cc novamente e deixarei a moto para verificar o que pode ser. Pelo que pesquisei existe este problema. Vamos ver se vão resolver o meu caso.
Me tirem uma duvida, sobre o amaciamento. Eu tirei a minha da loja no dia 08/08/14. Faz uma semana que estou com a moto. Ja dei 146, estou ralando a moto. Esticando as marchas etc. Isso esta errado? Fiquei sabendo que temos que ralar a moto para amaciar isso esta errado?
AlanAlex escreveu: Tirei a minha da loja no dia 08/08/14. Depois de 2 dias de uso achei a troca de marcha dura, fui ate a CC me informaram que era regulagem. Como a moto era zero pensei que seria ajuste. Dai rodei uma semana e comecei a ter dificuldade para fazer as trocas. Rodei 600 k em uma semana e esta ficando pior, na segunda feira dia 18 irei levar a cc novamente e deixarei a moto para verificar o que pode ser. Pelo que pesquisei existe este problema. Vamos ver se vão resolver o meu caso.
Me tirem uma duvida, sobre o amaciamento. Eu tirei a minha da loja no dia 08/08/14. Faz uma semana que estou com a moto. Ja dei 146, estou ralando a moto. Esticando as marchas etc. Isso esta errado? Fiquei sabendo que temos que ralar a moto para amaciar isso esta errado?
abs
O correto mesmo é olhar o manual.
Eu vejo uma galera falando que deve ficar esticando as marchas, forçar o motor, etc. A justificativa é sempre que a moto depois vai ficar mais "solta".
Mas a verdade, é que quando fui amaciar a minha ex-mirage, vi no manual que era necessário andar no máximo a 50km/h nos primeiros 500km ou algo assim.
E eu não segui o manual, não fiquei dando couro na moto mas ficava na maior parte do tempo na faixa dos 80~90km/h.
Acabou que 27 mil km depois, tive problemas com alguns rolamentos no motor e foi necessário abrir o motor pra trocar várias peças, fiquei 2 meses sem a moto e o serviço não saiu barato.
Ninguém pode afirmar que o fato de ter ou não amaciado o motor conforme pede o fabricante pode ter influenciado nisso.
Mas com certeza eu teria preferido amaciar da maneira correta e ter a certeza de que os problemas que tive não foi por conta disso, ou quem sabe, nem teria mesmo esses problemas no motor.
AlanAlex escreveu: Me tirem uma duvida, sobre o amaciamento. Eu tirei a minha da loja no dia 08/08/14. Faz uma semana que estou com a moto. Ja dei 146, estou ralando a moto. Esticando as marchas etc. Isso esta errado? Fiquei sabendo que temos que ralar a moto para amaciar isso esta errado?
abs
Está errado!
Faça conforme o manual, evite passar das 5000rpm nos primeiros 1000km, mas alternando, sem ficar muito tempo na mesma rotação.
Do jeito que está fazendo, pode ser que tenha problemas graves mais pra frente.