Fala galera!
Estou a algum tempo sem postar nada aqui, mas hoje resolvi dar o ar da graça e justamente para dar Tchau. Deixa eu explicar... Acabei de vender minha Next. Foi um ano e mais um mês com ela, e a única tristeza que tive foi na hora de vender a branquinha. Fiz com o coração apertado e um nó na garganta, mas não tive escolha, estou me mudando para outra cidade e para região que estou indo terei que visitar diversas cidades onde não há acesso por asfalto, várias cidades que precisarei andar por dezenas de quilômetros por estradas de terra, areia ou barro, e sabemos que nestes terrenos hostis a Next simplesmente atola. O resultado foi a venda da Next e a compra de uma XTZ 250 Teneré.
Bom, deixo aqui minhas conclusões sobre a Next. A moto é muito boa, e eu recomendo-a a qualquer pessoa que tenha interesse em comprar uma moto da categoria em que ela se enquadra. Fora a substituição da caixa de direção que apresentou folga nas primeiras centenas de quilômetros, e que foi trocada na revisão de 1.000 km pela própria concessionária pela garantia, a moto nunca me deu nenhum problema mecânico. Sempre andou muito bem, fiz diversas viagens e o comportamento dela na estrada foi muito bom, com um consumo muito melhor que a média. As peças de desgastes (Pneu, kit transmissão, Pastilhas de freio, vela, filtros de ar e óleo, etc...), nenhuma delas teve desgaste prematuro, o óleo sempre foi trocado pelo especificado e dentro do período indicado pela fábrica e nunca baixou o nível para nem perto do mínimo, e quando trocado estava em um estado que aparentava ter condições de rodar por algum tempo. Nunca apresentou nenhum vazamento de óleo, ou outro líquido. Vi alguns relatos sobre problemas com a suspensão traseira, mas pra mim nunca apresentou nenhum defeito, continuou sem vazamentos e funcionando perfeitamente. Todas as revisões foram feitas dentro da concessionária, com o custo próximo do divulgado pela Dafra, na época do seu lançamento.
* Quilômetro total percorrido. 29.450 km
* Consumo – média de 32 km/l. Esta moto é sensível ao estilo de pilotagem, se enrolar o cabo o tempo todo o consumo dela aumenta sensivelmente, algumas vezes em minhas medições apresentou 25 km/l, em compensação se andar sem esticar as marchas, trocando sempre abaixo de 5.500 rpm ela faz até 35km/l.
* Motor/Cambio – Funcionou perfeitamente, é um motor potente (Não tanto quanto a CB 300 e melhor que a fazer), tem um câmbio muito bem escalonado, funciona de forma suave, torque excelente. A qualquer velocidade encontramos uma marcha adequada para qualquer tipo de condução.
* Condução – Complicada até se acostumar com o peso e pouco esterço do guidão, o fato é que a moto é menos ágil no trânsito, o pouco giro do guidão a desfavorece na hora de “costurar” entre os veículos, e seu peso atrapalha também, mas nada que seja relevante na hora de decidir por ela ou outra.
* Conforto – Muito confortável para o piloto, e muito desconfortável para o carona. O banco é duro na parte traseira, e o formato triangular piora a situação de quem anda atras. Minha esposa amou a Teneré neste quesito.
Suspensões – Vi muita gente reclamar do “afundamento” da dianteira, realmente afunda, mas nada que prejudique o conforto ou dirigibilidade, a traseira é um pouco dura, mas é adequada a proposta semi esportiva da moto, no final é mais confortável que a CB 300 e fica muito atras da Fazer, mas a Yamaha é sem dúvidas a melhor neste quesito.
* Manutenção - Precisei trocar o Kit transmissão com 16.000 km, um pneu traseiro com 16.000 km, uma pastilha de freio dianteira com 12.000, Pisca dianteiro com 16.000 km e pisca traseiro com 22.000 km. O óleo sempre troquei de 4 em 4 mil quilômetros, tendo o cuidado de trocar pelo especificado 15w50. Nenhuma peça apresentou desgaste prematuro, entreguei a moto com o mesmo pneu dianteiro que veio quando comprei a moto, mas já estava com o estado útil perto do final, e o traseiro (que troquei uma vez) com meia vida. Além disso, devido ao acidente que sofri precisei trocar o guidão e um pisca dianteiro.
* Pós vendas - Satisfatório, sempre fiz minhas revisões e me entregaram a moto no mesmo dia. sobre peças, faltou em uma ocásião o filtro de óleo, para revisão e quando sofri o acidente, como era de se esperar, não tinham as carenagens para pronta entrega, queriam que eu pagasse 50% antes para fazer o pedido e 50% para entregar o componente.
Por fim, como disse anteriormente, minha única tristeza com esta moto foi a venda, infelizmente perde-se muito quando vamos vendê-la, no meu caso ainda mais, pois precisei entregá-la a base de troca. Comprei minha moto por R$ 10.500, e vendi-a avaliada na loja por R$ 7.800, como eu sofri um acidente com esta moto, e ainda teria que comprar jogo farol, para-lama, carenagem do painel, carenagem lateral, protetor de rabeta, manete de freio, retrovisor, e ainda pagar um serviço de desamasso do tanque de combustível, descontou-se ainda mais R$ 1.000. Como disse, a moto desvalorizou muito, mas foi o esperado. Se fosse gastar com o concerto da moto, imagino que fosse gastar cerca de R$ 1.200, e vendê-la por R$ 9.000 a 9.500. Como não posso me dar o luxo de ficar sem o veículo, pois trabalho com ele, precisei vendê-la em um a loja que precisa tirar um lucro na venda dela.
Volto a dizer, comprei está moto logo quando foi lançada, uns me chamaram de doido, outros de corajoso, mas não me arrependo nem um pouco de tê-la comprado, compraria novamente se precisasse andar somente por asfalto, o que não é meu caso atualmente. Se a Dafra em parceria com a SYM laçasse uma outra moto no mesmo estilo da Teneré eu compraria sem nenhum medo, a moto é excelente, valeu a pena todos os 29.000 km rodados com a Next.
Qualquer duvidas estou a disposição de todos.
Espero que tenham a mesma sorte que eu tive enquanto manter a moto, e tenha sorte melhor na hora de vender.
Abraços.