FALTA DE ESTABILIDADE TENERE 660

01 Set 2014 12:37 #1 por NIVALDOFM
Procurei este Fórum para tentar esclarecer uma dúvida.
Sou usuário de moto há muito tempo e sempre na categoria 250 cc. Recentemente adquiri uma tenere 660 zero km ano 12/13, de estoque, sem abs, depois de fazer várias pesquisas sobre segurança principalmente.
Ao pegar a moto na concessionária, percebi que ela é bem mais alta e isso me fez diminuir o curso do garfo dianteiro em 5cm, máximo possível para não afeta a segurança, segundo o técnico da loja.
Já rodo com ela a mais de 1400km e nunca tive nenhum problema com a estabilidade até o dia 20 de agosto de 2014, quando choveu muito em SP.
Estou sempre com garupa, eu tenho 100km e minha esposa 95 e neste dia ao contornar a Praça de Bagatelli com destino a Santana pela Santos Dummont, não mais que 60km por hora, o transito parou a minha frente e sem querer sair pelas laterais, apenas parando atrás do ultimo carro tive uma surpresa desagradável.
Ao tocar de leve no freio dianteiro, inexplicavelmente a moto saiu de frente como se estivesse escorregado numa grande poça de óleo e foi isso que imaginei na hora,
Levamos um tombo muito rápido, eu rompi o ligamento interno do joelho esquerdo e minha esposa teve amassando da batata da perde e sofre de dores até hoje.
Observei o afasto e não vi sinais de óleo e outros dias que passei lá também não vi.
Estou com receio de andar com esta moto, principalmente em dias de chuva.
Alguém pode me dizer o que provavelmente ocorreu?
Se a diminuição da suspensão dianteira, associada ao peso sobre a moto, mais o tanque cheio, associada ao chão molhado poderia provocar esta queda repentina?
Ou este modelo tem algum problema de instabilidade devido a sua altura e pneu inapropriado para o conjunto?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Set 2014 19:11 - 01 Set 2014 19:12 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico FALTA DE ESTABILIDADE TENERE 660
Seja bem vindo Nivaldo, já considerou a possibilidade da moto ter sofrido uma aquaplanagem?
Como está o pneu dianteiro?


"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2014 08:58 #3 por leonardozanella
Toda e qualquer alteração na originalidade da moto, implica na sua pilotagem. Não estou dizendo que a alteração ocasionou a queda, mas o conjunto de fatores pode sim, ter colaborado para isso. Ao "rebaixar" a frente da moto, você altera a estabilidade principalmente em frenagens, onde a maior parte do peso da moto é transferido para a roda dianteira, ela estando com a suspensão ainda mais baixa, aumenta ainda mais a pressão na roda dianteira, unido ao asfalto molhado e uma possível mancha de óleo, aumenta ainda mais a possibilidade de uma queda.

Se acha a moto muito alta para seu perfil, estude a troca de moto, a BMW G650GS é um pouco mais baixa, talvez você se acostume
melhor com a moto sem haver a necessidade de alterar a suspensão.

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2014 14:08 #4 por MANDRUVADOIDAO

NIVALDOFM escreveu: eu tenho 100km e minha esposa 95


Bem vindo Nivaldo.

Não entendi isso aí em cima.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2014 14:40 #5 por espinafre
Respondido por espinafre no tópico FALTA DE ESTABILIDADE TENERE 660
Deve ser kg.

... et cognoscetis veritatem et veritas liberabit vos.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2014 15:07 #6 por MANDRUVADOIDAO
Eu imagino que seja, mas como não gosto de suposições prefiro perguntar. rsrsrs

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2014 16:57 #7 por Karas
Respondido por Karas no tópico FALTA DE ESTABILIDADE TENERE 660
Esse minerim não perde viagem! :evil: :lol:

Sem moto!
Há poucos homens capazes de prestar homenagem ao sucesso de um amigo, sem qualquer inveja.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: MANDRUVADOIDAO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

30 Set 2014 09:25 #8 por Chicolau
Respondido por Chicolau no tópico FALTA DE ESTABILIDADE TENERE 660
´Garupa e baús (top case). Sempre que levar alguém na garupa lembre que terá uma massa extra colocada sobre o eixo traseiro. Isso altera o comportamento da moto, que fica menos estável e os espaços de frenagem aumentam. No caso do baú é pior, porque a massa fica deslocada para atrás do eixo traseiro provocando uma alavanca que desestabiliza a dianteira da moto. Respeite os limites de carga do baú e quando estiver carregado respeite os limites de velocidade indicado pelo manual do fabricante do baú.
by Tite

F 700 GS 17/17
NÃO COMPREM PEÇAS USADAS...
São Paulo SP
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: apadua

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.160 segundos