Olá, galera. Sou novo por aqui, acompanho o fórum a um bom tempo procurando respostas para minhas dúvidas.
Mas dessa vez não encontrei respostas e tive de criar uma conta e um tópico pra tentar achar uma solução.
O problema:
O motor não mantém uma aceleração constante na marcha lenta, aquele típico "tu tu tu tu tu" igual um relógio.
Ele embaralha, a marcha lenta não mantém a rotação e parece que tem água dentro do escape.
A história:
Comprei uma XLX 350 em setembro do ano passado num leilão. A bike estava detonadíssima.
Desmontei ela inteira, deixei no quadro (sem ter nenhum conhecimento sobre motos) e consegui montá-la de novo.
O detalhe é que eu, sem saber, comprei ela com o motor fundido. Ela estava com pistão de 1,00mm (mesmo diâmetro da falcon),
com o cilindro trincado, a biela com folga, válvulas empenadas, algumas engrenagens do câmbio quebradas, sem carburador, etc.
Em fevereiro desse ano, consegui arrumar uma grana e mandei fazer o motor inteiro. Parte de baixo e de cima, tudo novo, cilindro, pistão stander, válvulas, comando, biela, tudo novo e um carburador original dela usado. Beleza.
Depois de um mês, ficou pronta, em março.
Notei que estava patinando a embreagem, mecânico burro fez o motor inteiro e não verificou a embreagem.
Esse mesmo mecânico trocou a embreagem e depois de um tempo voltou a patinar.
Troquei de mecânico e agora ficou tudo lindo. No momento a moto está com pouco mais de 500km.
Detalhes:
O tanque estava enferrujado e está soltando pedacinhos de ferrugem que acabam passando pelo filtro de combustível e sujando o carburador, que exige manutenção e limpeza periódica.
Assim, pra evitar gastos, eu sempre tento fazer a limpeza do mesmo.
Na última vez que fui fazer a limpeza, acabei esbarrando no parafuso de mistura e, talvez, desregulando o carburador.
Não acho nenhuma explicação na internet de como regular esse carburador.
Os gicles eu deixei sem regulagem e o de mistura eu deixei com meia volta.
Acontece que tá faltando um parafuso que eu não acho nenhum igual que está faltando pra prender a cuba,
deixando ele com uma leve abertura.
Depois de muito mexer, consegui fazer a moto ficar melhor do que antes pra pegar, consigo ligar ela até com a mão.
Mas ela não está mantendo a rotação, fica oscilando mesmo com o motor quente.
Ela não falha nada, tá bem forte, mas essa rotação oscilando e o barulho de parecer ter água no escape me incomodam muito.
Gostaria de pedir a vocês alguma explicação ou ajuda para meu problema.
Antecipadamente, agradeço muito quem puder dar uma luz!
Abraços
Quando o motor ficou pronto, ela fazia uns cliques a cada ciclo, um cara me disse que era batida de válvula (?)
mas era só o motor esquentar que parava.
Agora já não faz mais nenhum barulho, nem fria.
As medidas estão originais sim, tudo original.
Só mais um detalhe, quando estava com uns 200km, o motor estava fumando fria, só fria, achei que fosse retentor, mas de repente parou.
fabricio_064 escreveu: Como posso medir a taxa de compressão?
Retirando a vela e colocando o manômetro no local.
Aí ele te diz qual é a taxa de seu motor.
Depois é só você buscar qual é a taxa ideal do seu motor e comparar.
Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35
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Patriarca escreveu: Seja bem vindo Fabricio, tem fotos da motoca?
Muito obrigado!
Fotos atuais não, tenho essas aqui, desde o começo da reforma.
A moto está bem mudada, os paralamas e plásticos foram todos pintados na cor da moto e esse farol foi substituído pelo original.
Sobre o problema, o local onde fica o gicle de alta está quebrado e estava com uma substância para ele ficar grudado.
Acho que vou ter de substituir, mas no momento eu passei veda rosca e ele parou e na alta está perfeitinho.
O que achei estranho é o parafuso de mistura. Você pode virar ele em qualquer sentido que ele não altera a rotação.
Ou seja, o parafuso não tá fazendo diferença nenhuma. Tanto totalmente fechado como totalmente aberto.
Está faltando a molinha dentro dele. Ela faz diferença?
Anexos:
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