Como sempre digo, não sou nenhum expert em motos, mas gostaria de postar aqui alguns conceitos que de repente poderiam esclarecer alguma coisa:
1 - Acústica - como o wilson forps disse, nossas máquinas (Tw, CB 300, XRE...) não possuem nenhum invólucro (carenagem ou algo semelhante) que abafe os sons que elas emitem, por isso temos essa impressão de ouvir "grilos" e outros bichos.
2 - Vibrações - existem dois tipos de vibrações: natural e forçada. Quando as duas atingem a mesma freqüência ocorre a ressonância. Ex: chute uma bola contra uma parede. Ela vai bater na parede e voltar. Se, no rebote, você der um segundo chute com a mesma força ela vai para a parede com mais força que da primeira vez, porque ainda tem energia acumulada do primeiro chute e o rebote será mais forte. Com um terceiro chute, ela vai mais forte ainda, devido à energia cumulada dos dois primeiros chutes, e o rebote será mais forte ainda... e assim sucessivamente. O rebote é a vibração natural e o chute a vibração forçada. Se o intervalo entre os chutes e os rebotes for diferente, os chutes não vão acertar a bola e a energia acumulada no chute inicial irá se dissipar, porém se esses intervalos forem iguais (mesma freqüência) ocorre a ressonância, que vai aumentando, como um círculo vicioso. É o que acontece com nossas motocas. Algumas peças são como a bola do exemplo: recebem um esforço e vibram (vibração natural) enquanto o funcionamento do motor provoca uma vibração forçada. Enquanto as duas não estão na mesma freqüência (varia com o giro do motor) parece que tá tudo firme e no lugar, ao passo que quando atingem a mesma freqüência (ressonância) começa o barulho.
Existem muitos outros fatores a se considerar, porém em nossas máquinas é interessante considerar o fator "vibração" quando se fala em ruídos, pois elas possuem motores monocilíndricos, que têm uma vibração bastante acentuada.
Espero ter contribuído.
Saúde e paz a todos.
Só quero voltar inteiro pra casa
Ontem: CG 150 Titan 04/05
Hoje: CBX 250 Twister 02/03
Amanhã: 600cc
Como sempre digo, não sou nenhum expert em motos, mas gostaria de postar aqui alguns conceitos que de repente poderiam esclarecer alguma coisa:
1 - Acústica - como o wilson forps disse, nossas máquinas (Tw, CB 300, XRE...) não possuem nenhum invólucro (carenagem ou algo semelhante) que abafe os sons que elas emitem, por isso temos essa impressão de ouvir "grilos" e outros bichos.
2 - Vibrações - existem dois tipos de vibrações: natural e forçada. Quando as duas atingem a mesma freqüência ocorre a ressonância. Ex: chute uma bola contra uma parede. Ela vai bater na parede e voltar. Se, no rebote, você der um segundo chute com a mesma força ela vai para a parede com mais força que da primeira vez, porque ainda tem energia acumulada do primeiro chute e o rebote será mais forte. Com um terceiro chute, ela vai mais forte ainda, devido à energia cumulada dos dois primeiros chutes, e o rebote será mais forte ainda... e assim sucessivamente. O rebote é a vibração natural e o chute a vibração forçada. Se o intervalo entre os chutes e os rebotes for diferente, os chutes não vão acertar a bola e a energia acumulada no chute inicial irá se dissipar, porém se esses intervalos forem iguais (mesma freqüência) ocorre a ressonância, que vai aumentando, como um círculo vicioso. É o que acontece com nossas motocas. Algumas peças são como a bola do exemplo: recebem um esforço e vibram (vibração natural) enquanto o funcionamento do motor provoca uma vibração forçada. Enquanto as duas não estão na mesma freqüência (varia com o giro do motor) parece que tá tudo firme e no lugar, ao passo que quando atingem a mesma freqüência (ressonância) começa o barulho.
Existem muitos outros fatores a se considerar, porém em nossas máquinas é interessante considerar o fator "vibração" quando se fala em ruídos, pois elas possuem motores monocilíndricos, que têm uma vibração bastante acentuada.
Boa tarde, sou novo no fórum e é o único que achei que descreve um problema parecido com o que está acontecendo na minha XRE. Pelo que li em alguns tópicos, alguns tentam justificar o barulho do motor alegando que a moto tem ou não carenagem, mas o problema não é o ronco do motor, nem que ele faz barulho alto, o problema(pelo menos o meu) é o barulho odiável que ele faz quando estico as marchas e subo uma ladeira com carona por exemplo. É um barulho e não o ronco, alto ou baixo, é um barulho que sempre achei que fosse alguma espécie de folga. Não aceito esta de ser normal, pois não acontece desde sempre, tenho a motoca há uns 7 ou 8 meses e acabei de retirá-la da revisão de 16000. Expliquei para o mecânico o que estava acontecendo e nada resolvido, vou tentar gravar o barulho com um gravador e levar para ele ouvir. Minha preocupação é vencer a garantia e com 1 ano e meio ou 2 de moto ter que fazer motor ou ter algum gasto do tipo por incompetência da HONDA, que atualmente, pelo menos com as motos de baixa cilindrada não tem a menor preocupação com a qualidade do produto que está vendendo ao consumidor.