sobre o amaciamento...
posso dizer que por dica de um mecanico que tb era piloto de jet, carro, moto e kart....
meu irmao esta com um corsa 1.0 dos novos e deu esticaços apos 2mil km por recomendacao do amigo mecanico, resultado:
o carro é mt mais experto em arrancadas e final...
caso ficasse amaciando ate os 5mil km, ia fica igual o do amigo dele, que eh igual porem uma lendia...ele sempre fez isso com o palio, uno, tudo zero.
Essa história de amassiar no pau, só adianta o desgaste das peças, realmente amassia mais rápido, só que o motor acaba mais rápido também, pra quem usa em competição é uma boa.
A precisão na construção de motor para moto e motor para carro não é exatamente a mesma. Carro não precisa de muito amaciamento, máximo 500 KMs. O amaciamento está mais ligado a economia. E a durabilidade tem mais relação com a manutenção apropriada.
Normalmente, só depois dos 5K-8K KMs é que eles começam a ficar econômicos.
Porém, é lógico que a faixa vermelha é para ser respeitada.
Nos carros, só se troca o óleo aos 10k KMs ou 15k KMs. Nas motos não, com 1K KMs, vc troca o óleo e filtro por causa das limalhas. Portanto comparar amaciamento de moto com amaciamento de carro não é correto.
Fora que os carros tem refrigeração líquida; nas motos, a maioria é refrigeração a ar. O excesso de calor contamina o óleo, que pode prejudicar o motor.
Carro ou moto "esmerilhados" devem ter manutenção mais frequente. O que a maioria não faz. As recomendações de manutenção que vem no manual é para uso normal. Se no manual diz que é para trocar óleo a cada 3K KMs, se o cara arranca forte, corta giro e tal. Tem que trocar óleo com menos tempo, pois se enquadra no uso severo.
Motor que é usado a maior parte do tempo no limite de giros (forçar o motor) é motor usado fora da especificação de temperatura, com isso este motor dura menos.
Tudo em mecânica e eletrônica tem vida util. E, a maior incidência de falha é no início e no final de sua vida útil, de acordo com a "curva da banheira" (procurar MTBF e bathtub curve).
Logo, forçar o motor no início da sua vida útil é:
1) aumentar a probabilidade de falhas e;
2) encurtar a vida útil do motor.
carros q usam óleo mineral se troca a cada 5.000KM e q usam óleo sintético a cada 7.000 ou 7.500KM e um motor de carro só começa a ficar solto depois dos 10.000KM o da moto depois de 10.000 tbm e motor de caminhão só depois dos 50.000KM
gostei da parte em q ele mencionou sobre uso severo isso é vdd muitos usam e ñ fazem manutenção achão q é só por a bunda no banco e acelera...
Com relação ao óleo dos motores de carros ou motocicletas quem deve determinar o período correto de troca é o fabricante do veículo através dos manuais e não o fabricante do óleo, seja ele mineral ou sintético.
Uso severo não é só utilizar o motor no limite dos giros ou em altas velocidades. Aquele usuário que usa seus veículos em percursos curtos, onde o motor não atinge a temperatura ideal de funcionamento, ou em engarrafamentos nas cidades também está usando seus veículos de forma severa.
Nestes casos os manuais normalmente recomendam trocar o óleo na metade do tempo em relação àqueles que utilizam seus veículos em condições normais.
Na duvida troca o oleo antes, sai mais barato trocar oleo do que ter que mexer no motor por problema de borra, isso se chama manutenção preventiva, e sempre sai mais barato prevenir e nunca vai ter dor de cabeça com o veiculo.