Oi Kaverna!
Sou de Goiânia.
Rapaz, eu nem sabia que tinha diferença de modelo antigo para modelo novo a não ser o visual mais bonito da 2006 para frente.
A minha é uma 2002. Comprei-a com 10500 Km no começo do ano. Foi um achado. Literalmente, rs!
Eu estava atrás de uma Sahara, mas olhando os anúncios acabei me deparando com um assim: "Twister 2002, 10500Km, novíssima"
Não acreditei muito não, mas ver não custa nada. Quando vi a bichinha eu nem acreditei. Rapaz, os parafusos do motor ainda estavam (e alguns ainda estão) com o selo de montagem. A lateral do motor, aquela que "queima" com o tempo, que fica escura, estava zerada, agora que começou a escurecer, rs.
O dono antigo é um senhor que além dela tinha uma Titan 150 2007 e um Ford Fiesta 2008. Ele mora a dois quarteirões do serviço dele e só vai de carro. A Tutu era só para uma rolezinho de vez em quando, mas ele precisou vendê-la para uma reforma na casa dele.
Eu sempre faço revisão completa quando compro uma moto usada. Levei para fazer, o mecânico olhou e riu. Ele olhou e me perguntou se era para fazer a revisão mesmo. Ele disse que bastava trocar o óleo e filtro e "ser feliz", rs! Mas eu pedi para fazer mesmo assim. Desmontagem geral, inclusive da balança. Engraxar, lubrificar, dar reaperto, tudo que a motinha tem direito, rs!
O motor dela está redondinho, eu cuido bem pacas.
Gasolina só aditivada. Hoje eu uso a +Techron da Texaco, mas usava a VPower da Shell. É que eu descobri um posto perto de casa, rs. Toda troca de óleo eu troco o filtro junto. Troco a cada 3000 Km. Lubrifico a relação no máximo a cada dois dias, mas tem dias que eu lubrifico dia sim, outro também, rs. Mandei instalar o cavalete central, daí fica fácil. A calibragem dos pneus eu verifico quase todos os dias quando volto para casa. O posto é no caminho.
Não tem nenhum vazamento de óleo. Não baixa o óleo nadinha. Na verdade isso até me preocupa já que baixar um pouco o óleo é normal. Quando vou trocar o óleo, todas a vezes o mecânico insiste em dizer que eu posso andar mais "milinha" numa boa, rs! E todas as vezes eu tenho que dizer que já andei 3000 Km e o cara não acredita, rs! Disse que uso o Top Turbo e ele resolveu testar o óleo também.
Eu fiz algumas modificações na minha Tutu, mas nada que mude a originalidade do motor.
Por exemplo, no manual da CBF 250 que é a nossa Tutu no exterior diz que a gente pode trocar a vela dela pela vela da Hornet para "maiores velocidades". Antes dessa vela a moto ia com muito fôlego até uns 120/130 Km/h e ficava com "preguiça" até os 140 Km/h, rs. Depois dessa vela ela vai com a mesma facilidade até os 140 Km/h e o engraçado é que se eu continuar acelerando depois dos 140 Km/h ela ainda dá sinal de fôlego, mas eu nem tento. A vela custou trinta e poucos, acho que foi R$ 31,00. Não me lembro direitinho, mas foi por aí.
Instalei também o Misturmax, aquele anel que a gente coloca entre o carburador e o coletor de admissão para "turbilhonar" a mistura. Diminuiu muito os engasgos quando a gente está com marcha alta a pouca velocidade. Exemplo: 5ª marcha a 40 Km/h não engasga mais, é só acelerar que ela sobe o giro de forma progressiva e confortável. Ajudou a melhorar o torque, mas não sei se fez diferença na final por que eu não vou até a final, rs! Custou R$ 29,00 instalado.
Depois eu instalei um "eliminador de vácuo" entre o coletor de ar e o carburador. Esse foi o mais caro, R$ 89,00, e justamente o mais caro que eu não senti nenhuma diferença, mas como já estava com o Misturmax e a vela da Hornet talvez a minha Tutu já estivesse no máximo dela sem mexer no motor. Sei lá.
Troquei a lâmpada do farol por uma 55/60W. Melhorou muito a visão noturna. A original é 35/35W. No manual da CBF diz que ela vem com uma 55/60W. No manual da CBX diz 35/35W, mas o sistema elétrico é idêntico ao da CBF. Já estou com a lâmpada há 3 meses e a bateria continua numa boa. Nem dá aquela "baixada" quando a gente fica na marcha lenta. Segura numa boa.
Outra coisa que eu quero fazer, mas ainda não deu, é usar o Militec-1, mas esse vai ficar para depois, tenho que fazer uma grana primeiro, rs. Acabei de comprar um Fiat Tipo que me descapitalizou. Comprei o carro, mandei fazer revisão geral, tive que trocar algumas peças, daí o dinheiro foi para o dono antigo e para a oficina, rs! Mas valeu a pena, o bichão está muito bem cuidado e mansinho, mansinho...
Agora é a sua vez! Rs!
Abraço a você, Kaverna!