Olá, meus amigos, como vão todos? Quanto tempo hein!
Como poucos devem saber, no passado, participei por muito tempo deste Fórum.
Em 2009, quando foi lançada a XRE300 eu literalmente fiquei vidrado com as fotos e as propagandas que a Honda fazia nas mídias, foi amor a primeira vista. Isso é tão verdade que até então eu nem era habilitado para pilotar moto, mas depois de ver essas propagandas, de ler várias matérias que saiam em revistas especializadas e na internet, eu coloquei um objetivo na minha vida: vou tirar a habilitação com a categoria AB e vou comprar uma XRE. Na época, todos que me conheciam foram contra: minha esposa, meus filhos, minha mãe, enfim a maioria dos meus familiares, amigos, colegas e até mesmo o meu antigo chefe foi contra, dizendo que no setor que ele comandava não queria ver nenhum funcionário “motoqueiro”.
Na época os únicos que me apoiaram foram o meu irmão e o meu cunhado pois já possuíam motos. O meu cunhado me aconselhou a comprar uma moto de baixa cilindrada para eu ir me acostumando com o trânsito louco de São Paulo e para eu ver se eu me adaptaria com a ideia de conduzir uma moto (mal sabia ele da minha convicção, o mais engraçado foi no dia em que ele ficou sabendo que eu tinha adquirido uma moto e a cara de espanto quando ele veio em minha casa e viu aquela motona na garagem. Ele arregalou o olho e falou: _ Você é doido? eu te aconselhei a comprar uma moto de baixa cilindrada e você já sai comprando uma de 300 cc?).
Em maio de 2010, depois de velho, aos 46 anos de idade, mesmo sabendo dos vários relatos sobre os problemas que a moto vinha apresentando nos modelos 2009 e 2010, acabei adquirindo a minha primeira moto e até o momento, a única, uma XRE300/ABS de cor preta.
Hoje ela está chegando aos 60.050 km rodados, é que moro em Guarulhos e trabalho na zona sul de São Paulo, são 50 km rodados diariamente. Nos finais de semanas e feriados, deixo a Pretona “descansando” na garagem. Fiz apenas uma viagem com ela, até Itú o que não posso dizer que foi muito longa, mas curti bastante. De todos os grandes problemas que vinham sendo relatados, a minha apresentou o vazamento de óleo no cabeçote que foi solucionado com uma simples troca da junta e dos apagões, que também foi resolvido em uma das revisões periódicas.
Infelizmente, em março de 2014, me acidentei indo para o trabalho, na famosa Av. 9 de Julho. Estava muito cansado, tinha trabalhado até duas da madrugada e quando era onze da manhã, de volta para o trabalho, acabei colidindo na lateral traseira de um carro que estava parado, aguardando o semáforo abrir. Se eu estive em condições normais de sono, conseguiria com a maior facilidade desviar ou frear a moto antes da colisão, pois avistei esse carro parado a metros de distância, inclusive meu cérebro me “informou”, mas não tive reação de por o pé ou a mão nos freios, a única reação foi de desviá-la, em cima da hora. Acabei tendo uma luxação no dedão do pé, que só não foi pior graças ao mata-cachorro, que eu tinha instalado nela, o que amorteceu, em muito, o impacto e me protegeu o pé, tornozelo e perna. Sofri uma fratura no dedinho da mão e uma na clavícula, fora alguns arranhões pelo corpo, tudo do lado esquerdo.
A moto, como não foi uma batida frontal, não tive problemas com roda, garfo, painel, tanque etc. O problema maior foi com as peças de plásticos, guidão, pedais e o pior, segundo a concessionária, foram necessários fazer o alinhamento do quadro e dos garfos o que encareceu em muito o orçamento, já que foi necessário desmontá-la por inteiro. E ai é que foi o problema, o trabalho de montagem não foi feito de acordo, algumas peças foram montadas tortas, ou desalinhadas, alguns parafusos não foram bem apertados etc. o que me levou a trocar de concessionária. A anterior era a que eu tinha comprado a moto e até então, feito todas as revisões.
Desde a retirada da CC, após o acidente, eu fiquei desmotivado, tanto é que nunca mais fiz as revisões periódicas, somente estou fazendo as trocas de óleo e peças necessárias. Agora estou pensando em fazer uma revisão completa e passá-la para frente. Mas é lógico, com toda a certeza vou comprar outra XRE300/ABS.
Nesses poucos mais de 60.000 km rodados foram trocados:
óleo e filtros de óleo a cada 4.000 km;
1 vez: a relação completa (corrente, coroa e pinhão) com 42.256 km, fluído de freios, bateria, lâmpada de freio, cabos do acelerador, disco de freio traseiro (ontem), com 60.041 km, pneu dianteiro (durou 29.046 km o original);
2 vezes: pneu de traseiro (quando troquei o dianteiro e no mês passado, esse durou exatos 30.350 km), óleo das bengalas;
3 vezes: filtro de ar e vela, pastilhas dianteira e traseira.
Logicamente, não foram relacionadas outras trocas de peças, devido ao acidente ocorrido, como manete, espelho, pedais, etc.
Com o meu estilo de pilotar; evito freadas bruscas, arrancadas, esticadas de marchas, passar dos 90 km/h (uma que em São Paulo, com o trânsito intenso, vias irregulares e com tantos radares, isso é impossível), estou fazendo uma média de consumo de 32 km/L, com gasolina; a minha não é flex.
Nesses quase 5 anos de uso, já gastei o valor que eu paguei nela e mais um pouco, isso considerando todos os gastos, (impostos, manutenções, abastecimentos, aquisições de acessórios para a moto/piloto, rastreamento, etc). Tenho tudo anotado, só em combustível, já gastei R$ 5.001,35. Foram 184 abastecimentos, 99,9% com gasolina comum, sempre da reserva até completar o tanque.
Acho a manutenção muito cara por ser uma moto de 300cc, é um absurdo pagar R$ 218,83 em uma pastilha de freio só porque é ABS ou um disco de freio R$ 266,80, fora a mão de obra. Parafusos, rebites e porcas nem se fala, me cobraram por um rebite de plástico da caixa do ABS o valor de R$ 21,60 e de R$ 24,60 um rebite, também de plástico, usado na parte frontal da moto, o qual não durou muito e teve que ser trocado novamente, por ser muito frágil.
Tirando o alto custo de manutenção, acho a XRE300/ABS uma ótima moto, pela segurança, conforto, consumo, durabilidade e visual que ela proporciona. Com toda certeza, recomendo-a para todos os interessados indecisos.
Se precisarem de mais informações, contem comigo.
Um grande abraço a todos.