"Uma coisa que me assusta muito é ver motociclistas
raspando joelho no asfalto nas estradas. Se o piloto bater
com o joelho em alguma irregularidade no piso, ou naqueles
tachões com olho de gato, correrá o risco de ficar com a
rótula enfiada no acetábulo!"
Para quem anda desse jeito nas estradas, ficar com a rótula
enfiada no acetábulo é pouco... Devia ir parar na escápula.
Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!
Ah, saquei a confusão, onde está escrito "o piloto apóia na perna externa" é que ele se prende à moto pela perna. Se não se apoiar na perna o cara simplesmente cai do banco da moto! Mas note que é PERNA e não PÉ!!! São partes bem diferentes do corpo...
Sempre tem alguém com alguma dúvida , gostei das respostas !
E quanto ao estilo de pilotar motard ?
Tentei explicar a uns amigos que em pista curta e curva muito fechada é melhor inclinar a moto , mas acho que só levando eles no kartódromo para assistir uma etapa de Supermotard que talvez entendam ...
Quem sabe quando Vc puder escrever um artigo sobre Motard explicaria o motivo de inclinar a moto e não o corpo neste estilo de pilotagem .
abdomén tbm é bom estar "em dia" pra fazer curvas assim... pra não apoiar o peso nem um pouco nas mãos... deixar os braços apenas para "acertar" o contra-esterço
Parabéns pela matéria, eu mesmo
apesar de pilotar uma 250 gosto de chamar um pouco para o
chão nas curvas, por isso uso sempre os pneus bem
calibrados e em bom estado. E nunca havia parado para
observar a tão forte ação da física em um ato que muitas
vezes é tido com a maior naturalidade e pensado por alguns
que é muito fácil e outra incompreendido como abordou o
mestre Tite o que os pilotos desenvolvem nas curvas das
pistas.
O importante não é justificar o erro, mas impedir que ele se repita.
Eu ja tinha percebido isso!!!!!!!! que não precisamos raspar o joelho no chão para fazer uma boa curva , hoje tenho uma Firebolt e não preciso inclinar tanto a moto para contornar as curvas que outros com motos SS fazem raspando o joelho e jogando muito a moto para dentro da curva , com a minha eu não preciso fazer tanto esforço nem inclinar tanto .
Uma vez o Doohan estava quase caindo quando meteu o joelho com força no chão e conseguiu trazer a moto de volta. Eu tb, no velho traçado de Interlagos, com uma Yamaha RD 350 fiz a Curva do Sargento e a frente quis ir embora, bati com o joelho no chão e a moto não caiu. Garanto pra vc que no meu caso foi pura reação instintiva.
Essa correção é uma consequência de estar com o joelho tão perto do asfalto, mas não a causa da postura. Certamente se ele usasse o joelho como ponto de apoio em todas as curvas a estas alturas estaria sem a rótula (ou patela). ALém disso o Alexandre é alto, assim como Valentino Rossi, isso faz as pernas ficarem o tempo todo encostando no asfalto. O Ben Spies da SBK tem quase 2 metros de altura e ele raspa até os cotovelos nas curvas, mas ninguém é louco de dizer que isso seria o quarto ponto de apoio!
E como explicar o sucesso do Stoner, que pilota quase sem encostar no chão? Ele não precisa de ponto de apoio?
Nada a ver com o tópico mas PQP! hauahuhuah Tite! Tuas matérias são algo! além da informação técnica traduzida para uma linguagem, que até mesmo leigos nos assuntos sobre duas rodas podem compreender, agente chora de tanto rir! huahuahuah parabéns cara! acho fundamental essa metodologia de levar o universo da moto além da mecanica, técnica, e novidades, afinal acho o mais interessante são as amizades e aventuras que se descobre dentro dele!