Restaurando meus capacetes

03 Out 2013 16:32 #1 por Berlim
Não sei se esta é a seção correta, mas vou postar aqui. A situação é a seguinte: férias e nada para fazer. Vou repintar o capacete! Aproveitei e vou repintar o da minha noiva também. Fui na loja comprei lixas, sprays, primer e verniz e botei a mão na massa.

Claro que não é uma pintura profissional, mas é um bom passatempo e a chance de me livrar da pintura feia do capacete. Abaixo estão as duas primeiras etapas: desmontagem e aplicação do primer.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2013 18:04 #2 por MATUSA
Respondido por MATUSA no tópico Restaurando meus capacetes
Legal!

Só que, vai precisar por selo do INMETRO.

Antes vendia uns "paraguaios", agora não sei...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2013 20:45 #3 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico Restaurando meus capacetes

MATUSA escreveu: Legal!

Só que, vai precisar por selo do INMETRO.

Antes vendia uns "paraguaios", agora não sei...


Não pode andar sem selo do IMMETRO?
Então posso andar com aquele SAN MARINO com viseire de garrafa pet e não posso andar com aquele italiano que o Valentino usa?

Alguém por favor avisa ao Valentino que o capacete dele não seguro e enviem um San Marino para ele. :sick: :sick:

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2013 07:33 #4 por Harada
Respondido por Harada no tópico Restaurando meus capacetes

MATUSA escreveu: Legal!

Só que, vai precisar por selo do INMETRO.

Antes vendia uns "paraguaios", agora não sei...


Como resolveu?

Valorize quem promove a ética e transparência !

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Out 2013 15:37 #5 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Restaurando meus capacetes

MATUSA escreveu: Legal!

Só que, vai precisar por selo do INMETRO.

Antes vendia uns "paraguaios", agora não sei...


Povo! O Lance do selo do INMETRO é o seguinte: você como cidadão/consumidor não pode ser punido de forma alguma por utilizar um capacete sem o tal selo do INMETRO. Quem é passível de multa é o estabelecimento que comercializar, montar ou fabricar capacetes sem o tal selo que comprove sua conformidade com as normas de segurança. E até é permitido que um cidadão importe capacetes estrangeiros "para uso pessoal" sem a obrigatoriedade do dito selo. O mesmo só é exigido durante a importação caso for constatada importação para fins comerciais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Out 2013 15:48 #6 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Restaurando meus capacetes
Dando continuidade ao processo: aqui estão as fotos das etapas 3 e 4: pintura principal e mascaramento para pintar os detalhes. Já terminei a pintura agora só falta remontar os capacetes e postar as fotos finais aqui.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Out 2013 15:52 #7 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Restaurando meus capacetes

Berlim escreveu:

MATUSA escreveu: Legal!

Só que, vai precisar por selo do INMETRO.

Antes vendia uns "paraguaios", agora não sei...


Povo! O Lance do selo do INMETRO é o seguinte: você como cidadão/consumidor não pode ser punido de forma alguma por utilizar um capacete sem o tal selo do INMETRO. Quem é passível de multa é o estabelecimento que comercializar, montar ou fabricar capacetes sem o tal selo que comprove sua conformidade com as normas de segurança. E até é permitido que um cidadão importe capacetes estrangeiros "para uso pessoal" sem a obrigatoriedade do dito selo. O mesmo só é exigido durante a importação caso for constatada importação para fins comerciais.


P.s. O que vou ter que procurar e comprar será o adesivo reflexivo, este sim obrigatório em qualquer capacete. Alguém aí sabe onde encontro fácil?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Out 2013 21:17 #8 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Restaurando meus capacetes

Berlim escreveu:

MATUSA escreveu: Legal!

Só que, vai precisar por selo do INMETRO.

Antes vendia uns "paraguaios", agora não sei...


Povo! O Lance do selo do INMETRO é o seguinte: você como cidadão/consumidor não pode ser punido de forma alguma por utilizar um capacete sem o tal selo do INMETRO. Quem é passível de multa é o estabelecimento que comercializar, montar ou fabricar capacetes sem o tal selo que comprove sua conformidade com as normas de segurança. E até é permitido que um cidadão importe capacetes estrangeiros "para uso pessoal" sem a obrigatoriedade do dito selo. O mesmo só é exigido durante a importação caso for constatada importação para fins comerciais.


Berlim não é assim que a polícia interpreta:

comunidade.motonline.com.br/forum/capace...etes-importados.html

www.motonline.com.br/cuidado-com-as-fraudes-nos-capacetes/

comunidade.motonline.com.br/forum/capace...s-nos-capacetes.html

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Out 2013 19:18 #9 por Berlim
Respondido por Berlim no tópico Restaurando meus capacetes

Patriarca escreveu:

Berlim escreveu:

MATUSA escreveu: Legal!

Só que, vai precisar por selo do INMETRO.

Antes vendia uns "paraguaios", agora não sei...


Povo! O Lance do selo do INMETRO é o seguinte: você como cidadão/consumidor não pode ser punido de forma alguma por utilizar um capacete sem o tal selo do INMETRO. Quem é passível de multa é o estabelecimento que comercializar, montar ou fabricar capacetes sem o tal selo que comprove sua conformidade com as normas de segurança. E até é permitido que um cidadão importe capacetes estrangeiros "para uso pessoal" sem a obrigatoriedade do dito selo. O mesmo só é exigido durante a importação caso for constatada importação para fins comerciais.


Berlim não é assim que a polícia interpreta:

comunidade.motonline.com.br/forum/capace...etes-importados.html

www.motonline.com.br/cuidado-com-as-fraudes-nos-capacetes/

comunidade.motonline.com.br/forum/capace...s-nos-capacetes.html


Leia isto:

www.motosblog.com.br/7737/selo-do-inmetr...e-o-guia-definitivo/

Eu entendo que se por exemplo a Coca-Cola vender suas bebidas fora dos padrões da ANVISA, você poderá responder processo por consumir um refrigerante fora dos padrões? Tem algo errado aí, não tem? Mas de qualquer forma, vou circular sem o bendito selo e se receber multa, recorro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Out 2013 23:43 #10 por Stranger in Black
Respondido por Stranger in Black no tópico Restaurando meus capacetes
"Outros casos que foram constatados eram daqueles motociclistas que trazem um capacete do exterior. “O capacete pode até ser muito bom, mas está fora das regras para ser utilizado nas ruas e estradas no Brasil e, portanto, o motociclista recebe multa por usar capacete fora da regulamentação”, justificou o tenente Jivago. “Evidentemente que neste caso não há processo judicial”, disse. Da mesma forma, se o capacete é para utilização em pista ou circuito fechado, não há qualquer problema."

Pela citação da matéria, Berlim, podemos deduzir algumas coisas...
1º - Não estão nem um pouco preocupados com a sua segurança, a minha, ou a de qualquer cidadão brasileiro,
2º - Se estivessem atuariam com fiscalização antes da venda, não no uso.
3º - Quem se machuca numa prova de motovelocidade pode usar o capacete sem certificação se cair a 200 Km/h, porém quem trafega na rua a 80~100Km/h precisa obrigatoriamente de capacete certificado... (mais ein...??? num intendi... :S )
4º - Tendo em vista tudo aí em cima, fica claro que o que o governo quer é o seu dinheiro,

Então não vai adiantar recorrer se vc for pego numa blitz, pois lei é lei, e mesmo não concordando, os "arautos" da justiça indeferirão seu pedido... por isso eu surgeri colar um contact em cima do selo para não cobri-lo com a pintura...

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Out 2013 23:44 #11 por Stranger in Black

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Out 2013 23:58 #12 por Stranger in Black
Respondido por Stranger in Black no tópico Restaurando meus capacetes
Acrescentando também... retirado do site do Denatran:

"RESOLUÇÃO 203 DE 29 DE SETEMBRO DE 2006
Disciplina o uso de capacete para condutor e passageiro de
motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizados e
quadriciclo motorizado, e dá outras providências.
O CONSELHO NACIONAL DE TRÂNSITO - CONTRAN, no uso da atribuição que lhe
confere o art.12, da Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito
Brasileiro, e conforme o Decreto nº 4.711, de 29 de maio de 2003, que dispõe sobre a coordenação
do Sistema Nacional de Trânsito,
Considerando o disposto no inciso I dos artigos 54 e 55 e os incisos I e II do artigo 244 do
Código de Transito Brasileiro,
Resolve:
Art. 1º É obrigatório, para circular na vias publicas, o uso de capacete pelo condutor e
passageiro de motocicleta, motoneta, ciclomotor, triciclo motorizado e quadriciclo motorizado.
§ 1º O capacete tem de estar devidamente afixado à cabeça pelo conjunto formado pela cinta
jugular e engate, por debaixo do maxilar inferior.
§ 2º O capacete tem de estar certificado por organismo acreditado pelo Instituto Nacional de
Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO, de acordo com regulamento de
avaliação da conformidade por ele aprovado.
Art. 2º Para fiscalização do cumprimento desta Resolução, as autoridades de trânsito ou seus
agentes devem observar a aposição, nas partes traseiras e laterais do capacete de dispositivo refletivo
de segurança e do selo de identificação de certificação regulamentado pelo INMETRO, ou a
existência de etiqueta interna, comprovando a certificação do produto nos termos do § 2º do artigo
1º e do Anexo desta Resolução."

Fonte: www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Out 2013 07:16 #13 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Restaurando meus capacetes
É mais ou menos como o caso do insulfilm nos carros, se é proibido deveria ser fiscalizado antes de instalar, na venda, e não depois. :silly:

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Out 2013 20:20 #14 por Stranger in Black
Respondido por Stranger in Black no tópico Restaurando meus capacetes
Mas uma coisa não substitui a outra, Patriarca, um erro não justifica outro.
O INMETRO regulamenta nas lojas, o Detran delibera nas ruas. O importante é não inverter... :blink:

Hard deadly wheels... lost and far from paradise...
Ex Caloi Mobilete 60cc "Iron Horse"
Ex Jonny Hype 50cc "Jonnyzinha"
Atual Suzuki Intruder 250cc "Charlotte"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Out 2013 21:19 #15 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Restaurando meus capacetes
Desculpe Stranger, me apeguei a esse comentário:

Stranger in Black escreveu: 2º - Se estivessem atuariam com fiscalização antes da venda, não no uso..


"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.214 segundos