Como lavar capacete ?

24 Jun 2012 00:12 #1 por Rodrigonh
Olá,

Me desculpem se a pergunta é meio idiota, na verdade nunca tinha tido um capacete e realmente estou na dúvida, como lava o capacete? Só jogar água à vontade com sabão, enxaguar e depois deixar secar numa boa ?
Não importa o clima, eu transpiro muito e é só colocar o capacete pra começar a suar, acho que vou precisar dar uma lavada nele. Na verdade comprei a moto e ganhei o capacete de brinde (usado), o certo é lavar mesmo. Depois disso uma ou duas vezes por ano talvez. De qualquer forma tô meio na dúvida se pode molhar o dito cujo e lavar normal. Procede ?

Abs,
Rodrigo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 05:00 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Re: Como lavar capacete ?
NOTA DA MODERAÇÃO
Este tópico foi movido para local mais apropriado !
Contamos com a compreensão de todos.
O Fórum MOTONLINE agradece ...

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 05:02 - 24 Jun 2012 05:03 #3 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Re: Como lavar capacete ?
Algumas dicas aqui:

www.motonline.com.br/lavar-o-capacete-in...a-ferrari-das-motos/

lave normalmente com sabão neutro ou shampoo, o grande lance é enxaguar bem e enxugar o excesso com uma toalha para não ficar encharcado, coloque no sol para acabar de secar e não deixar cheiro. Limpe o casco por fora com cera de encerar carro, para tirar os arranhões e manchas, no dia a dia limpe com um bom lustra-móveis, inclusive na viseira pois ele protege de riscos e melhora a transparência. Alguns capacetes, notadamente os de menor qualidade (não é o seu caso) depois de várias lavagens ficam folgados, isso é normal mas não devem ser usados pois a segurança fica comprometida. Por isso é bom lavar com o melhor e mais neutro detergente possível, nunca use sabão em pó por exemplo.
Sobre a fivela, muitos motociclistas deixam uma folga entre a cinta jugular e a pele. Isso é uma atitude irresponsável, porque em caso de impacto, essa folga vai prejudicar o funcionamento do capacete que inclusive pode sair da cabeça. Há inúmeros casos fatais de motociclistas que batem a cabeça depois que o capacete escapa num tombo até leve. Abraços.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 15:51 #4 por wilson forps
Respondido por wilson forps no tópico Re: Como lavar capacete ?
Eu sempre lavo a cada 2 3 meses sempre com shampoo neutro e água morna, levo o casco em um lava rápido aqui perto de casa para passar ar dentro e deixo as forrações secaram na sombra tenho 2 capacetes por isso não preocupo com o tempo de secagem abraços !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 16:04 #5 por prp.prp
Respondido por prp.prp no tópico Re: Como lavar capacete ?
Mas e os capacetes que não tira a forração? Pode tacar água dentro?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 16:09 #6 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Re: Como lavar capacete ?
Normalmente a forração sai sim, alguns vem até com manual para desmontar, o forro também pode ser lavado e secar na sombra, como se seca roupa no varal.
Mas se vc não tem como tirar o forro não dá pra jogar água pois pode ficar úmido e criar fungos, o que não fazer muito bem pra saúde.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 21:45 - 24 Jun 2012 21:51 #7 por Rodrigonh
Respondido por Rodrigonh no tópico Re: Como lavar capacete ?

Patriarca escreveu: NOTA DA MODERAÇÃO
Este tópico foi movido para local mais apropriado ! ...


Me desculpe o post no local errado e obrigado por consertar, acho que não olhei direito antes de postar, irei prestar mais atenção das próximas vezes.

Patriarca escreveu: ... Alguns capacetes, notadamente os de menor qualidade (não é o seu caso) ... porque em caso de impacto, essa folga vai prejudicar o funcionamento do capacete que inclusive pode sair da cabeça. Há inúmeros casos fatais de motociclistas que batem a cabeça depois que o capacete escapa num tombo até leve. Abraços.


Na verdade estou muito confuso sobre se o capacete é ou não de qualidade. Se for para definir "qualidade" como aprovado pelo INMETRO então ele é pois tem o selo de certificação. Por outro lado, da parte técnica, não tenho a menor noção se a metodologia utilizada para a certificação é boa, ruím ou se analisa tudo o que deveria ou não. É um capacete EBF e usado, está bem arranhado e não sei o histórico dele, em suma, irei comprar outro. Estou pesquisando muito aqui no fórum e em outros locais na internet e acho que vou comprar um LS2 ou Norisk, se bem que não achei classificação desse Norisk no portal SHARP (a tal agência inglesa de qualificação de capacete). De qualquer forma, pela lógica, parece que um capacete que tenha mais materiais internos almofadados deva ser mais seguro, digo comparando esses com o EBF. Obrigado pelas dicas da fivela, na verdade eu tenho alguma noção sobre como usar o capacete, a muitos anos atrás quando era bem mais jovem e muito louco em cima de uma bicicleta o capacete salvou minha pele diversas vezes e provavelmente me salvou da morte uma duas vezes, é uma coisa que não pode vacilar de jeito nenhum _mesmo_, aquela ida na padaria da esquina pode sempre ser nosso último passeio (com ou sem capacete :sick: ).

prp.prp escreveu: Mas e os capacetes que não tira a forração? Pode tacar água dentro?


Acho que o caso do meu atualmente. Pelo menos não tenho o manual dele e pelo visto se for tirar a forração é capaz de inutilizar o capacete. Na falta de certeza e na necessidade de fazer a lavagem acho que então eu lavaria assim mesmo, com os produtos como o Patriarca indicou com muita água corrente e depois deixaria secar à sombra o excesso, depois de secado o excesso deixaria rachando no sol pra não ficar umidade. Como se trata de um capacete de R$80,00 então depois de algumas lavadas tiver danificado então compra outro ou então troca mesmo a cada ano, alguma coisa desse tipo.

Valeu as conisderações, vou tacar água com sabão (neutro), nele ! :silly:

Abs

"P.S. refletindo sobre a atidude irresponsável do carinha da foto do meu avatar :whistle: "

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 22:27 #8 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Re: Como lavar capacete ?
Minha irmã se desfez da scooter dela, e meu deu o capacete que usava, para que esporadicamente minha filha usasse.

Problema: O famoso taurus do botãozinho, porém o casco estava em ótimo estado mas o interior realmente, com forte odor de tempos sem uso.
Não sai o forro, e vi as dicas sobre o uso de sabão neutro, para minha sorte como tenho uma bb de 2 anos, olhei para o shampoo dela, PH Neutro, e não tive dúvidas.
capacete + box + água morna + shampoo infantil.
Combinação perfeita, com resultado excelente!

Mas como disse o Wilson, sem pressa para secar, e secar em local extremamente ventilado, nos momentos de sol, deixava-o de cabeça para baixo para o sol "entrar" no capacete - 3 dias para secagem!

Abs.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Rodrigonh

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jun 2012 23:27 - 24 Jun 2012 23:28 #9 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Re: Como lavar capacete ?
Rodrigo meu post falando sobre a lavagem do capacete, eu só copiei e colei de outra matéria pra ficar mais fácil visualizar.
Agora sobre o EBF eu tenho um e consigo retirar a forração dele pra lavar numa boa, se não achar sabão neutro, creio que sabão de coco líquido ajude também.
Olha só o vídeo que achei:

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Fabio SEP, marceloe, Rodrigonh

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Jun 2012 10:00 #10 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Re: Como lavar capacete ?

Patriarca escreveu: se não achar sabão neutro, creio que sabão de coco líquido ajude também.
Olha só o vídeo que achei:


Sabão de coco é neutro ! Indicado inclusive para lavagem de roupas para quem possui algumas alergias de pele, por ser natural.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: Patriarca

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.158 segundos