Adesivo reflexino no capacete é ou não obrigatório

28 Set 2011 07:22 #1 por alexsp
Pessoal,

A final usar adesivos reflexivos no capacete é obrigatório por lei ou não, tenho notado um grande numero de motociclistas sem adesivos reflexivos nos capacetes aqui em São Paulo, o que me levou a questionar se esta obrigatoriedade ainda é vigente.

Se alguém puder confirmar eu agradeço.

2006 Yamanha Fazer 250
2011 Kawasaki ER5

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2011 07:34 #2 por ogaitnas
É obrigatório... quem anda sem está abusando da sorte hehe

Não tenho nada contra sinceramente, sabendo aonde colocar não avacalha com o desenho do capacete, e a noite realmente destaca... "algo como, não atropele a parte com 4 pontinhos brilhantes haha"

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2011 10:40 #3 por alexsp
OK, o meu capacete também têm os adesivos, e sobre data de validade, o que diz a Lei? O meu capacete Peels Mach - 5 é de 2006, têm o selo do Inmetro e os adesivos reflexivos, será que devido ao ano ele ainda esta em conformidade?

2006 Yamanha Fazer 250
2011 Kawasaki ER5

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2011 10:53 #4 por ogaitnas
Até onde sei a validade é só uma recomendação pq as Espumas ficam folgadas e tendem a deixar o capacete rodar na cabeça do piloto e isso pode eliminar a eficácia do capacete em acidentes.

Se não me engano só é recomendada a troca mesmo do capacete quando ele sofre quedas que possam criar trincas e/ou outros danos na estrutura... de resto imagino que plástico, fibra de carbono, kevlar e outras fibras fancy que são usadas em capacete não se degradam rapidamente para serem consideradas exatamente perecíveis e terem prazo de validade.

Abaixo links.

Nesse link tem alguma info -> www.cetran.sc.gov.br/pareceres/parecer039.htm

Aqui bem dizer o mesmo texto -> sobremotos.solupress.com/sobremotos/news...cle.asp?articleid=90

Citycom 300i branca
Shoei RF1000 + AlpineStars
Riffel + NoRisk na reserva
Agora motorista e piloto :D

Curitiba - PR

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Set 2011 11:35 #5 por alexsp
Muito bem, o texto do Cetran postado no Post anterior é bem esclarecedor com relação a data de vencimento.

Valeu!

2006 Yamanha Fazer 250
2011 Kawasaki ER5

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Set 2011 15:45 #6 por FRANCISCO
A validade do capacete é de três anos.
Dê uma olhada no filme.


HD 883 2011

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Dez 2011 17:45 #7 por Doc
Boa noite amigos, quanto ao aos adesivos reflexivos, são obrigatórios sim, a exigência é esta: I - DISPOSITIVO RETRORREFLETIVO DE SEGURANÇA
O capacete deve contribuir para a sinalização do usuário diuturnamente, em todas as
direções, através de elementos retrorrefletivos, aplicados na parte externa do casco.
O elemento retrorrefletivo deve ter uma superfície de pelo menos 18 cm² (dezoito
centímetros quadrados) e assegurar a sinalização em cada lado do capacete: frente, atrás,
direita e esquerda. Em cada superfície de 18 cm², deve ser possível traçar um círculo de 4,0
cm de diâmetro ou um retângulo de superfície de, no mínimo, 12,5 cm² com uma largura
mínima de 2,0 cm.
Cada uma destas superfícies deve estar situada o mais próximo possível do ponto de
tangência do casco com um plano vertical paralelo ao plano vertical longitudinal de
simetria, à direita e à esquerda, e do plano de tangência do casco com um plano vertical
perpendicular ao plano longitudinal de simetria, à frente e para trás.
A cor do material iluminado pela fonte padrão A da CIE deve estar dentro da zona
de coloração definida pelo CIE para branco retrorrefletivo.
Este é o texto da resolução em vigor do CONTRAN, observei que não existe menção a prazo de validade, e o selo do inmetro é obrigatório. quem desejar tiar a dúvida basta ler a resolução, é curtinha, nem 3 páginas de texto, está disponível em http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/Resolucao203_06.pdf Abrax.

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2011 10:23 #8 por renato_furnas
Meus capacetes nao tem adesivo, uma vez um policial rodoviario me parou, e tava procurando qualquer coisa para me multar, fez ligar todas as lampadas da moto, abriu o banco, isso porque a moto tava zero ainda, mas ele nao se ligou no capacete, na hora nem lembrei deste detalhe tambem, mas que é obrigatorio o uso, isso é.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

10 Dez 2011 10:41 #9 por Doc
É isto aí Renato, se livrou de bôa, mas vai ver que vc está levando a curiosidade do guarda a mal, ele nem queria te multar, nem olhou prá vc, estava só "babando na tua Motoca! hahaha

Como é bom motocar com companheiros de verdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Abr 2012 10:33 #10 por luthor
Procuro cumprir todas as exigências da legislação relacionada a moto.

Entretanto, esta me recuso a cumprir.

Na minha concepção, isto em momento algum evitaria um acidente. Foi apenas criado para vender adesivos, da mesma forma como foi criado o kit primeiro socorros nos carros e depois abolido. Simplesmente para alguém levar grana na venda dos kits.

Rio de Janeiro - RJ
Ducati Monster 696 - 2012 - Fiorella
Honda Lead - 2012 - Caveirinha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2012 08:01 #11 por Jean_SP
Galera, tenho visto nas principais estradas aqui de São Paulo, Anhanguera, Bandeirantes, Castelo Branco, por exemplo, os guardas parando os motociclistas e averiguando os capacetes. Presenciei e motociclistas sendo autuados, pela falta de selo refletivo, na Bandeirantes.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2012 09:56 #12 por rodriguinhow
No meu HJC eu nao coloquei.

Honda CBX 250 Twister
Suzuki Intruder 125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Abr 2012 18:34 #13 por TRON
Se não fosse por este adesivos reflexivos que o pessoal reclama tanto.
Eu não teria visto a moto que estava com a luz traseira queimada, coisa que pode acontecer com qualquer um de nós, e teria passado por cima da moto.
Passei raspando, quase derrubei o motociclista. O que salvou ele foi o reflexivo do capacete.

Sampa
Mirage 250 EFI Black - KAMI

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.209 segundos