Olá pessoal, boa tarde.
Após dois meses de uso, seguem minhas observações.
O uso foi basicamente em viagens semanais de
aproximadamente 150 km, na região do interior de São
Paulo ida e volta para a capital (com direito a todas as
chuvas dessa época do ano!). Somente asfalto -
infelizmente nesse período não teve diversão, só viagem
de casa para o trabalho!
Porém, antes de compartilhar minha experiência com o
produto da Rovcan, gostaria de comentar sobre esse modelo
de capacete: articulado.
Sou piloto já fazem bons anos e procurava algum tempo um
capacete articulado com viseira dupla. Minhas
expectativas foram confirmadas: considerando o conforto e
praticidade, é uma grande diferença comparado com
qualquer outro modelo de capacete. E para o meu caso que
uso óculos: Achei fantástico!
Protege muito bem quando fechado e quando aberto, é bem
amigável em situações como abastecimentos ou na hora de
pedir ou dar alguma informação.
Se não estou enganado, no livro Zen e a Arte da
Manutenção de Motocicletas, o autor escreve: "Gosto de
usar capacetes abertos. Assim as outras pessoas podem ver
meu sorriso, feliz por pilotar uma moto".
Para uso no dia a dia, creio que não volto mais para os
modelos fixos (fechado ou aberto)!
Bom, vamos lá então para o capacete L200 - Rovcan:
1. Viseiras:
- Externa (transparente):
A qualidade do material é muito boa. Apesar das chuvas e
sujeira lançada pelos carros e caminhões, ainda não
apresentou riscos (conforme instruções, deve-se lavar
para realizar a limpeza).
Tem uma trava para a posição fechada. Nessa condição é
sensível a redução do ruído e oferece também boa vedação
da chuva. Não veda totalmente a entrada de água pela
parte superior da viseira, mas nessa situação é o melhor
capacete que já tive. Porém, depois de travado, é difícil
abrir se estiver vestindo luvas. É necessário usar a
outra mão para segurar o capacete e conseguir destravar a
viseira. Creio que se a aba utilizada para destravar for
um pouco maior, isso facilitaria o manuseio com luvas.
- Interna (escura):
Quando experimentei o capacete na loja, em ambiente
fechado, fiquei com a impressão de que não era escura o
suficiente para proporcionar conforto em dias
ensolarados. Estava enganado! Escura na medida certa.
Muito prática e fácil de acionar. Considero o melhor item
desse capacete.
2. Chaminé (como disse o Luís):
Achei muito interessante essa idéia: tirar o ar de dentro
do capacete, ao invés de insuflar. É o tipo da coisa que
nos perguntamos: como ninguém pensou nisso antes!
Além da vantagem de minimizar o embaçamento no frio, como
já havia sido compartilhado pelo Luís, observei vantagem
também na estrada (Rod. Dutra) onde tem bastante
caminhão. Foi sensível a diminuição dos gases de
escapamento dentro do capacete, comparada com um modelo
sem esse acessório. Ponto positivo!
3. Ruído:
Considerando o projeto desse modelo, onde a articulação
da queixeira fica numa altura próxima do ouvido, já
esperava ruído ocasionado pelo vento.
E não foi diferente. Na estrada, acima de 70 km, incomoda
um pouco, assim como todos capacetes que tive até hoje.
Como uso a moto com freqüência na estrada e
aproximadamente 90% das vezes estou sozinho, já estou
acostumado a usar protetor auricular. Mantive o hábito
com esse capacete.
Em velocidades mais baixas, outras fontes de ruído como
motor, pneu no asfalto, etc, são consideravelmente
abafadas. Bem confortável nessa condição.
Uma situação está me deixando curioso: em baixa
velocidade é possível ouvir pequenos estalos,
principalmente em dias muito quentes. São ruídos só
percebidos se prestar atenção. Dá a impressão que é algum
atrito entre o material do forro e a carcaça. Não
incomoda, mas estou pensando em desmontar a forração (é
projetada mesmo para ser desmontada para lavagem - aqui
outro ponto que gostei: fixação com ilhós. Prefiro esses
do que o velcro, que acaba descolando com o tempo) e
tentar descobrir a origem desse ruído.
4. Custo:
Comparado com outras opções disponíveis no Brasil,
considero o valor médio de R$ 400,00 (verificado em
algumas lojas em São Paulo capital e interior) razoável.
Porém, como brasileiro inconformado com o absurdo de
impostos que pagamos no nosso país, é difícil aceitar que
o mesmo produto, fabricado pelo parceiro da Rovcan (Vcan
- conforme informado no site da Rovcan e descrito no
título do anúncio do link
www.amazon.com/VCAN-
V210-X-Large-Crusader-Graphic/dp/B001VDZ8XE/ref=sr_1_14?
ie=UTF8&qid=1299526142&sr=8-14) é vendido nos USA por 50%
do valor e com muitas opções de cor e grafismo.
5. Ventilação:
Além da falada "chaminé", existe uma entrada de ar na
parte superior (que pode ser fechada em caso de chuva), e
saídas escondidas pelo acabamento na parte traseira.
Esteticamente ficou muito bom. Porém ainda não consegui
perceber grande diferença na temperatura interna.
6. Conclusão:
Minha esposa também é motociclista e fizemos a compra dos
capacetes no mesmo dia. A impressão geral dela com o
produto é muito boa. Não teve ainda a oportunidade de
utilizar com a mesma frequência que eu, mas está bem
satisfeita.
Considerando todos os benefícios desse modelo de capacete
e comparando a qualidade e custo do produto da Rovcan com
outros disponíveis no mercado brasileiro, estou
satisfeito com a aquisição.