F 800 R

21 Nov 2012 18:01 - 21 Nov 2012 18:02 #1591 por vvoid
Respondido por vvoid no tópico F 800 R
@ X-Man

Você pagou o táxi ou a BMW pagou?

Peço que me passe o contato do SAC da BMW.




@ Todos que têm tido problemas com a moto

Dicas de um advogado (eu):

- ao tratar com a concessionária, façam todos os contatos por e-mail ou qualquer outro meio que registre o que foi conversado. Só tratem por telefone se vocês tiverem como gravar a ligação. Assim, vocês já tem prova dos problemas que vão acontecendo. Se ocorre contato por telefone ou mesmo pessoalmente na concessionária, sugiro mandar um e-mail logo depois confirmando o que foi tratado e largando um do tipo "ok? é isso mesmo?";

- saibam que a lei dá um prazo máximo de 30 dias para a BMW e/ou a concessionária resolver o problema, qualquer ele seja (vejam o art. 18, § 1º da Lei 8.078/90 também conhecido como Código de Defesa do Consumidor). Ou seja, não tem essa de "sem previsão" e "se der problema de novo a gente troca a peça de novo". Tem 30 dias e tá acabado. Se não resolver, tem que dar moto nova, devolver o dinheiro ou abater o preço e quem escolhe é o consumidor (ou seja, vocês);

- quando fizerem contato com o SAC da BMW por telefone, peçam a gravação ligada. O SAC da BMW é obrigado a enviar (já a concessionária não teria esta obrigação), conforme art. 16 do Decreto 6.523/2008. O prazo para envio é de 72 horas após a solicitação, ou seja, não tem essa de "demora 10 dias úteis" e etc. O envio pode ser por e-mail ou por correio, a critério do consumidor. Peçam sempre por correio. Por e-mail sempre tem um enrosco do tipo "o nosso servidor não aguenta arquivos maiores que x mega" ou do tipo "a gente envio, você que não recebeu, te vira". Se a gravação não chegar num prazo razoável, tipo uns 15 dias (porque ng consegue em 72 horas mesmo), mandem uma carta registrada com aviso de recebimento pro SAC da BMW solicitando a gravação. Saibam também que não é necessário dar qq justificativa pra isso. É direito e pronto, não precisa ficar se explicando;

- quem tiver dinheiro, contrate um advogado;

- quem não tiver dinheiro, vá ao PROCON ou ao Juizado de Pequenas Causas;

- vocês também (principalmente o pessoal de São Paulo que é mais numeroso) podem procurar o Ministério Público Estadual e fazer uma denúncia com o promotor responsável pela área de Direito do Consumidor. Se um apenas reclamar, duvido que se faça algo, mas se chegar uns 5 ou 6, talvez lhes dêem atenção;

- guardem todas as notas fiscais com muito amor. Se a nota for daquelas impressas em papel termossensível (tipo comprovante de banco, daquelas que apagam as letras com o tempo), sugiro xerocar e autenticar. Se quiser garantir, paguem as revisões e etc. sempre com cartão de crédito/débito, pra deixar mais um registro do serviço efetuado na fatura do cartão.

Agora vou relatar o que aconteceu comigo:
Peguei minha F800R, zero km, no dia 23/10/2012. Com 600km vi que havia um vazamento de líquido verde na parte direita do motor (sentido de qm está montado na moto). Botei ela na revisão de 1.000km (ainda com 650km) e falei deste vazamento. Me ligaram dizendo que era a bomba d'água vazando e que não tinham a peça em estoque e que também não tinham previsão de chegada. Ainda ao telefone, falei pro rapaz da cc que não ia mais tratar nada por telefone, apenas por e-mail, pois queria deixar tudo registrado e amarrado. Pedi, então, a rapaz da cc me mandar um e-mail relatando o que tinha acontecido.

Pois bem, chegou o e-mail e eu, muito educamente é claro, respondi dizendo que era um absurdo a cc não ter uma peça tão básica em estoque, ainda mais qdo muitos relatam o mesmo problema na internet e que isso era caso até de recall. Disse que eu não ficaria com a moto parada "sem previsão" e dei três alternativas: 1ª) fazer a peça chegar até o feriado que eu ia viajar; 2ª) tirar a peça de uma moto do showroom e colocar na minha ou 3ª) completar o líquido de arrefecimento e me deixar com a moto até a peça chegar e que se algo acontecesse com a moto (tipo o motor fundir) eles que se virassem, porque não teria motivo pra perder garantia (aifnal de contas, eu não produzi a moto, eu não coloquei um bomba que vazava e também não sou eu o dono da cc ou responsável por não ter a peça em estoque).

Bom, o que aconteceu? Deixei a moto na revisão segunda de manhã, recebi o e-mail na segunda a tarde, respondi ainda de tarde, e na terça-feira a peça já tinha chegado e sido instalada na minha moto. Nunca vou poder saber se era peça nova ou se era de um moto do showroom e etc., mas de qq forma a peça está lá instalada e funcionando até agora (moto já tem 1600km). E também como deixei registrado tudo por e-mail, pois caso dê mais algum problema na moto pelo mesmo motivo (vazamento da bomba de água), posso alegar, pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Código Civil, que era um vício oculto e conseguir o conserto até mesmo com a moto fora da garantia (ou até o dinheiro de volta). Não é 100% garantido, mas vale a pena tentar (caso aconteça, é claro).

Esse problema das peças de reposição não é isolado da BMW. Todas as montadoras de carros ou moto fazem isso. Pra não ter que manter estoque (e ficar alugando galpão, correr risco de roubo, incêndio, etc.) eles trabalham com estoques mínimos (praticamente zero) e deixam o consumidor trouxa esperando 30, 60 ou até 90 dias por algo básico (como uma bomba de água). Não é um chassi ou um bloco de motor que é maior, pesado e etc., mas uma bomba de água que cabe numa gaveta...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Nov 2012 19:27 #1592 por X-Man
Respondido por X-Man no tópico F 800 R
@vvoid

O Taxi era da mesma empresa do Guincho, o Guincho levou a moto e o Taxi me trouxe embora, nao gastei 1 real! Ainda me deram a opcao de acionar o Taxi depois se eu quizesse ficar mais um tempo no local e voltar mais tarde.

O Telefone do SAC 0800 707-3578, quem me atendeu foi uma tal de Erica.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2012 22:50 #1593 por Medina
Respondido por Medina no tópico F 800 R
duas perguntas, vcs que tiveram problemas do punho,

1.o punho que deu problema é o da partida?

2. costumam sempre usar o corta corrente da partida?

Road King
F800R
Intruder 125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Nov 2012 23:26 #1594 por Tiagojkt
Respondido por Tiagojkt no tópico F 800 R

Medina escreveu: duas perguntas, vcs que tiveram problemas do punho,

1.o punho que deu problema é o da partida?

2. costumam sempre usar o corta corrente da partida?


Tive problema nos dois punhos e costumava usar o corta corrente do direito. Quando trocaram o direito, falaram para evitar usar o corta corrente.
Para mim, não faz muito sentido colocarem um botão que não pode usar, mas parei de usar por precaução.

Abs!

Honda XR 200 (Trilha)
Honda Lead 110
BMW F800R Cinza

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Nov 2012 08:57 - 25 Nov 2012 09:27 #1595 por Zappa 800 R
Respondido por Zappa 800 R no tópico F 800 R
Tive duas panes com paralisação total da moto por causa do defeito no punho direito (interruptor combinado acionamento/corte).

- A primeira delas eu estava rodando com minha moto, a 100km/h na Rodovia Faria Lima, 20km antes de Barretos (SP)
- A segunda, também com a moto em movimento, foi dentro da cidade de São Paulo, sol forte e trânsito intenso

Detalhe: As duas ocorreram sob sol forte e por volta do meio dia. Com a moto rodando. Eu não uso o botão de corte para desligar o motor. Uso a chave. Mas mesmo que usasse, é obrigação da fabricante que essa peça funcione corretamente. Para tanto, é necessário detectar o que causa o problema e segundo a própria BMW me enviou por carta, ela sabe do problema mas não tem a solução:

A concessionária autorizada BMW apenas substituirá as peças que forem por ela julgadas como defeituosas.

Sendo assim, salientamos ainda que o BMW Group esta trabalhando para fornecer um novo modelo de interruptor combinado a fim de sanar de forma definitiva a avaria apresentada neste item.


Por tanto, está claro que trata-se de um vício oculto do produto. Código de defesa do Consumidor.

Medina escreveu: duas perguntas, vcs que tiveram problemas do punho,

1.o punho que deu problema é o da partida?

2. costumam sempre usar o corta corrente da partida?

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Nov 2012 09:10 #1596 por X-Man
Respondido por X-Man no tópico F 800 R
A minha esta com 5000km e nunca desliguei no botao, sempre na chave! Estava viajando, muito sol, parei a moto no sol e ja era! Me explicaram q eh de devido ao calor! Osso!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Nov 2012 10:22 #1597 por ssfuji
Respondido por ssfuji no tópico F 800 R
Foi o punho direito.
A minha está com 7900km e usei o corta corrente pouquissimas vezes. Costumo sempre desligar na chave,
Saí de casa para dar uma volta, rodei uns 30 min e parei no posto, abasteci e não funcionou mais.
Como já sabia do problema, dei um tempo para ver se voltava a funcionar mas não teve jeito...GUINCHO!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Nov 2012 11:15 #1598 por Medina
Respondido por Medina no tópico F 800 R
Essa é a peçinha..

Road King
F800R
Intruder 125
Anexos:

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Nov 2012 18:22 #1599 por lucasw
Respondido por lucasw no tópico F 800 R
Fala Galera, a minha ainda não nenhum tipo desses problemas no corta corrente... bom vamos ver se resiste ao verão que está chegando, vou testar bem já que ainda está na garantia.

Uma coisa, alguém aí já se habilitou a trocar o oleo do motor por conta? a cc pediu R$55 no litro mais R$160 de mão-de-obra, total de R$325, sendo que tem esse oleo por aí (motul5100) por R$35/l ... a única coisa que tem que ter é a bucha do parafuso (bujão) do carter, de resto só as chaves, to pensando em eu mesmo fazer...

Abraço!

CBR 450 SR - 1992

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Nov 2012 21:26 #1600 por Medina
Respondido por Medina no tópico F 800 R
Nunca troquei o óleo eu mesmo, parece facil, tem oficinas que só cobram o oleo, sem mão de obra...fazem de graça..

Road King
F800R
Intruder 125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2012 11:39 #1601 por Jean_SP
Respondido por Jean_SP no tópico F 800 R
Não tem segredo, costumo trocar eu mesmo das minhas motos, porém, armazeno o óleo retirado e descarto em um posto, onde eles enviam para reciclagem. Façam o mesmo, não joguem em bueiro, como já vi fazendo por aí, inclusive oficinas.

Motonline!!
Referência em Motos.

Viver para pilotar,
Pilotar para Viver!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Nov 2012 12:32 #1602 por ssfuji
Respondido por ssfuji no tópico F 800 R
Boa tarde pessoal,

Referente ao problema no punho direito:

Atualizando
-registrei uma reclamação no SAC da BMW e solicitei um acompanhamento do processo de garantia, no dia 21/11.

- ontem 27/11 recebi uma ligação informando que se eu autorizasse, a CC poderia por um punho ¨provisório¨ (de uma
moto com aquecedor de manoplas) para eu rodar até que a peça nova chegasse. Eu aceitei no ato. Vou tirar ela hoje.

Pelo menos me deram uma solução aceitável.

Abç

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2012 13:27 #1603 por Zappa 800 R
Respondido por Zappa 800 R no tópico F 800 R
Caramba. Mais um susto com o punho direito.
Fui dar uma volta hoje cedo, parei a moto no estacionamento de uma loja de materiais de construção, para fazer umas cotações de preços. estacionai a moto embaixo de um sol (não muito forte) e fui. Demorei bastante, umas duas horas e meia.
Na hora de ir embora a moto não pegou. Problema no punho. Marcador de combustível e temperatura no zero. Empurrei a moto até perto um trailer, que vendia lanches, embaixo de uma sobra. Sentei para tomar algo, esfriar a cabeça e ligar para o resgate. Foi quando lembrei de ter lido aqui no fórum sobre deixar esfriar, colocar algo gelado e aguardar. Fiz isso e na terceira tentativa, uns dez minutos depois, os indicadores de combustível e temperatura acenderam. Dei a partida e vim direto para casa. Alívio...
Alguém tem notícias sobre o tempo de espera para troca do punho direito aqui em São Paulo?
Acho que vou precisar logo logo. Outra vez!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Dez 2012 21:54 #1604 por Medina
Respondido por Medina no tópico F 800 R
puxa, Zappa, me parece que é a terceira vez que da esse problema na sua moto, estou certo?

Road King
F800R
Intruder 125

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Dez 2012 09:52 #1605 por Zappa 800 R
Respondido por Zappa 800 R no tópico F 800 R
Pois é Medina. Nas duas primeiras, não houve como ligar. Voltei de guincho. Mas nessa última, ontem, deu para ligar e voltar para casa. Notei uma pequena mudança no comportamento do interruptor combinado. Quando aperto para baixo (para ligar a ignição) ou para cima (para cortar o motor) sinto estalos. Um pequeno `click ´ que antes não havia. Parece que a peça está para quebrar. E não faz sentido, pois eu aperto de forma super cuidadosa, desde a primeira pane.
Agora estou com receio de usar a moto. Medo de sair e acontecer de novo. Ou pior, acontecer como nas duas primeiras panes. A moto cortar o motor em movimento e provocar um acidente.
Daqui a pouco, vou sair para dar uma volta aqui no bairro. Vou enrolar uma pano no punho para não pegar sol e deixar o celular carregado no bolso com o telefone da Porto Seguro. É ridículo chegar a esse ponto, mas é isso que está acontecendo.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.340 segundos