@ X-Man
Você pagou o táxi ou a BMW pagou?
Peço que me passe o contato do SAC da BMW.
@ Todos que têm tido problemas com a moto
Dicas de um advogado (eu):
- ao tratar com a concessionária, façam todos os contatos por e-mail ou qualquer outro meio que registre o que foi conversado. Só tratem por telefone se vocês tiverem como gravar a ligação. Assim, vocês já tem prova dos problemas que vão acontecendo. Se ocorre contato por telefone ou mesmo pessoalmente na concessionária, sugiro mandar um e-mail logo depois confirmando o que foi tratado e largando um do tipo "ok? é isso mesmo?";
- saibam que a lei dá um prazo máximo de 30 dias para a BMW e/ou a concessionária resolver o problema, qualquer ele seja (vejam o art. 18, § 1º da Lei 8.078/90 também conhecido como Código de Defesa do Consumidor). Ou seja, não tem essa de "sem previsão" e "se der problema de novo a gente troca a peça de novo". Tem 30 dias e tá acabado. Se não resolver, tem que dar moto nova, devolver o dinheiro ou abater o preço e quem escolhe é o consumidor (ou seja, vocês);
- quando fizerem contato com o SAC da BMW por telefone, peçam a gravação ligada. O SAC da BMW é obrigado a enviar (já a concessionária não teria esta obrigação), conforme art. 16 do Decreto 6.523/2008. O prazo para envio é de 72 horas após a solicitação, ou seja, não tem essa de "demora 10 dias úteis" e etc. O envio pode ser por e-mail ou por correio, a critério do consumidor. Peçam sempre por correio. Por e-mail sempre tem um enrosco do tipo "o nosso servidor não aguenta arquivos maiores que x mega" ou do tipo "a gente envio, você que não recebeu, te vira". Se a gravação não chegar num prazo razoável, tipo uns 15 dias (porque ng consegue em 72 horas mesmo), mandem uma carta registrada com aviso de recebimento pro SAC da BMW solicitando a gravação. Saibam também que não é necessário dar qq justificativa pra isso. É direito e pronto, não precisa ficar se explicando;
- quem tiver dinheiro, contrate um advogado;
- quem não tiver dinheiro, vá ao PROCON ou ao Juizado de Pequenas Causas;
- vocês também (principalmente o pessoal de São Paulo que é mais numeroso) podem procurar o Ministério Público Estadual e fazer uma denúncia com o promotor responsável pela área de Direito do Consumidor. Se um apenas reclamar, duvido que se faça algo, mas se chegar uns 5 ou 6, talvez lhes dêem atenção;
- guardem todas as notas fiscais com muito amor. Se a nota for daquelas impressas em papel termossensível (tipo comprovante de banco, daquelas que apagam as letras com o tempo), sugiro xerocar e autenticar. Se quiser garantir, paguem as revisões e etc. sempre com cartão de crédito/débito, pra deixar mais um registro do serviço efetuado na fatura do cartão.
Agora vou relatar o que aconteceu comigo:
Peguei minha F800R, zero km, no dia 23/10/2012. Com 600km vi que havia um vazamento de líquido verde na parte direita do motor (sentido de qm está montado na moto). Botei ela na revisão de 1.000km (ainda com 650km) e falei deste vazamento. Me ligaram dizendo que era a bomba d'água vazando e que não tinham a peça em estoque e que também não tinham previsão de chegada. Ainda ao telefone, falei pro rapaz da cc que não ia mais tratar nada por telefone, apenas por e-mail, pois queria deixar tudo registrado e amarrado. Pedi, então, a rapaz da cc me mandar um e-mail relatando o que tinha acontecido.
Pois bem, chegou o e-mail e eu, muito educamente é claro, respondi dizendo que era um absurdo a cc não ter uma peça tão básica em estoque, ainda mais qdo muitos relatam o mesmo problema na internet e que isso era caso até de recall. Disse que eu não ficaria com a moto parada "sem previsão" e dei três alternativas: 1ª) fazer a peça chegar até o feriado que eu ia viajar; 2ª) tirar a peça de uma moto do showroom e colocar na minha ou 3ª) completar o líquido de arrefecimento e me deixar com a moto até a peça chegar e que se algo acontecesse com a moto (tipo o motor fundir) eles que se virassem, porque não teria motivo pra perder garantia (aifnal de contas, eu não produzi a moto, eu não coloquei um bomba que vazava e também não sou eu o dono da cc ou responsável por não ter a peça em estoque).
Bom, o que aconteceu? Deixei a moto na revisão segunda de manhã, recebi o e-mail na segunda a tarde, respondi ainda de tarde, e na terça-feira a peça já tinha chegado e sido instalada na minha moto. Nunca vou poder saber se era peça nova ou se era de um moto do showroom e etc., mas de qq forma a peça está lá instalada e funcionando até agora (moto já tem 1600km). E também como deixei registrado tudo por e-mail, pois caso dê mais algum problema na moto pelo mesmo motivo (vazamento da bomba de água), posso alegar, pelo Código de Defesa do Consumidor e pelo Código Civil, que era um vício oculto e conseguir o conserto até mesmo com a moto fora da garantia (ou até o dinheiro de volta). Não é 100% garantido, mas vale a pena tentar (caso aconteça, é claro).
Esse problema das peças de reposição não é isolado da BMW. Todas as montadoras de carros ou moto fazem isso. Pra não ter que manter estoque (e ficar alugando galpão, correr risco de roubo, incêndio, etc.) eles trabalham com estoques mínimos (praticamente zero) e deixam o consumidor trouxa esperando 30, 60 ou até 90 dias por algo básico (como uma bomba de água). Não é um chassi ou um bloco de motor que é maior, pesado e etc., mas uma bomba de água que cabe numa gaveta...