Reflexos indesejados

26 Dez 2012 21:37 #1 por Marcos CF
Já faz tempo que eu queria postar esta crítia em relação aos instrumentos das motos (não são todas) e também dos retrovisores com relação aos reflexos perniciosos do sol e dos faróis na cara do motociclista.

Por segurança, eles deveriam ser obrigatórios de forma convexa em todas as motos o que minimizaria muitíssimo os efeitos negativos e até perigosos que os reflexos do sol quando incidirem sobre os instrumentos, possam causar durante a pilotagem.
Estes reflexos são muito incômodos, quando se conduz a moto numa estrada em que se mantém a mesma direção por muito tempo. No transito ele pode deixar o motociclista confuso ao atingir os olhos durante as manobras. Uma normativa industrial seria bem vinda em prol do conforto e segurança dos motociclistas no que tange ao painel de instrumentos e os reflexos do sol. Existem também variações no grau de covexidade dos espelhos retrovisores entre os fabricantes independentes de moto peças e montadoras.

No caso dos espelhos retrovisores, uma normativa viria bem para não diferenças entre as motos. A segurança seria maior em motos de frotas pois não havendo diferenças, os calculos de manobras e de noção de distancias ficam padronizados e memorizados pelos motociclistas, minimizando as induções a erros que poderiam comprometer a segurança ao ter que mudar de moto durante a jornada laboral. Para quem usa moto própria, também, pois não teria que passar por um período de adaptação sempre que for trocar de moto, mesmo a aqueles que tem uma moto 125 e outra de maior cilindrada na garagem.

Este angulo da superfície convexa deve ser bem estudado visando um maior angulo de visão e diminuindo os reflexos de farol nas conduções noturnas e de sol quando ele esteja dentro do angulo de visão do retrovisor que seria nas primeiras horas da manhã e as ultimas horas da tarde onde o sol fica próximo do horizonte.

Me recordo de motos importadas das décadas de 1978/80 em que tinham os espelhos bastante convexos e garantiam um bom angulo de visão posterior, diminuindo muitíssimo os angulos mortos onde se esconde perfeitamente um carro que esteja bem próximo ao seu lado (ultrapassando ou não), e não sentia os problemas de reflexo de forma nociva.

É certo que um espelho grande angular também pode enganar o motociclista dando a impressão de distancias maiores para os que estão atrás dele. Mas logo se acostuma e tudo fica mais fácil e cômodo Toda a mudança passa por um período de adaptação.

Devemos pensar que estes vidros convexos (retrovisor e instrumentos) aumentariam também o conforto durante a pilotagem, não precisando mudar a postura natural da cabeça e do tronco para ficar desviando dos reflexos incômodos, e já que estamos falando de reflexos, este conforto "reflete" também na segurança.

Alguem concorda comigo?

Outra coisa, sinto falta de uma campanha "bem feita e inteligente" de segurança no transito, veiculado pela mídia, de forma permanente, e não essas campanhas agressivas de última hora que antecedem feriados prolongados, viria muito bem para todos e ajudaria muito na diminuição dos índices de acidentes que em nosso país tem números de pandemia.
Os seguintes usuário(s) disseram Obrigado: weltonhr

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Dez 2012 16:23 #2 por marceloe
Respondido por marceloe no tópico Reflexos indesejados
Concordando !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.087 segundos