COMO NÃO SE ENGANAR NUM FINANCIAMENTO...

29 Jan 2008 11:14 #1 por kuila
bom pessoas, uma coisa que ví que acontece com frequência em muitas regiões do Brasil é o arrependimento pós-financiamento, e é com base nisto que penso que juntando o conhecimento de todos nós, podemos criar um método que seja ao mesmo tempo, simples e eficaz para desmascarar taxas mentirosas, financiamentos negociados de uma forma e contratados com inclusões não previstas e etc.

quais suas dicas para os irmãos motonliners.

me incluo no grupo dos que querem aprender, pois sei me livrar de algumas ciladas, mas estou mais para um mão-de-vaca perguntador e que confere todos os detalhes antes de fechar do que um ENTENDIDO , rsrs.

já que 2008 está sendo o ano dos tutoriais aqui no pequenas suzuki, acho que mais um será bem vindo né?


recomendo esta calculadora para quem quer ter uma noção básica do que está pagando:

www.igf.com.br/calculadoras/FinanciamentoVeiculo.aspx

ou esta mais simples:

www.msn.com.br/artigos/noticias/custom/calculadora/ca rro/financiamento/financiamento.asp

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2008 13:29 #2 por Gadz
Eu sempre uso minha boa e velha calculadora HP 10B.

Quando eu vou comprar um carro já saco ela rapidinho. O vendedor faz aquela cara de "xiiiiiiiiiiiii, ferrou, ele vai descobrir os juros reais".

F800GS - 2011 - Branca
Brasília - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jan 2008 18:10 #3 por R Rezende
Gadz

Legal isto, você realmente não cai em conversas de vendedor.

Mande a formula que você usa, pois sei que existe funções no Excel que faz alguns cálculos para isto, mas não sei usar.
Acho que podemos fazer uma planilha para isto e deixar disponível no forum.

Abraços

++++++++++++++++++++++++++++++

São Paulo - SP

Intruder 125 - 08 - Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2008 12:24 #4 por Gadz
R Rezende, eu te mandei mensagem privada mas acho melhor colocar aqui no fórum também.

Vamos ao curso de HP 10B expresso.

Para quem não tem, existe um emulador disponível para download:
www.hpcc.org/calculators/10biiemu.zip

Esse programa não precisa instalar. É só descompactar e rodar o executável. Vai aparecer uma calculadora (não me diga!!!).

Exemplo de uso:
Financiamento de R$ 10.000,00 em 36 vezes de R$ 400,00. Como descobrir os juros?

1) ligue a calculadora (sério? )
2) configure a calculadora para juros mensais (nos EUA só se fala em juros anuais e essa é a configuração padrão). tecle "1", "tecla amarela" e "PMT".
3) "10000" e tecla "PV" (valor presente)
4) "36" e tecla "N" (número de parcelas)
5) "0" e tecla "FV" (valor futuro, ou seja, no final a dívida será 0, claro)
6) tecle "400", e depois "+/-" e então "PMT" (o valor fica negativo pois cada parcela reduz o valor presente/dívida)
5) aperte "I", aparecerá os juros mensais. Nesse exemplo foi 2,12 ao mês. Fuja! Muito alto!

Aí o vendedor vai dizer que é 1,7%, que está embutida a TAC, que tem IOF, blá, blá, blá. Não importa, o que vale é quanto efetivamente você pagará de juros. Lembrando que esse cálculos são para o primeiro pagamento em 30 dias. Para pagamento mais distante eu esqueci como faz.

às vezes as diferenças entre um banco e outro podem ser grandes porque um embutiu a TAC e o outro não. Normalmente ela vem embutida. Então se o financiamento for de 10000,00 e a TAC for de 300,00 coloque no "PV" o valor de 10300,00, que é o efetivamente financiado.
Gadz39478,6949652778

F800GS - 2011 - Branca
Brasília - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2008 13:29 #5 por iikozen

Gadz escreveu: R Rezende, eu te mandei mensagem privada mas acho melhor colocar aqui no fórum também.

Vamos ao curso de HP 10B expresso.



Para quem não tem, existe um emulador disponível para download:
www.hpcc.org/calculators/10biiemu.zip

Instale e depois rode o programa. Vai aparecer uma calculadora (não me diga!!!).

Exemplo de uso:
Financiamento de R$ 10.000,00 em 36 vezes de R$ 400,00. Como descobrir os juros?

1) ligue a calculadora (sério? )
2) configure a calculadora para juros mensais (nos EUA só se fala em juros anuais e essa é a configuração padrão). tecle "1", "tecla amarela" e "PMT".
3) "10000" e tecla "PV" (valor presente)
4) "36" e tecla "N" (número de parcelas)
5) "0" e tecla "FV" (valor futuro, ou seja, no final a dívida será 0, claro)
6) tecle "400", e depois "+/-" e então "PMT" (o valor fica negativo pois cada parcela reduz o valor presente/dívida)
5) aperte "I", aparecerá os juros mensais. Nesse exemplo foi 2,12 ao mês. Fuja! Muito alto!

Aí o vendedor vai dizer que é 1,7%, que está embutida a TAC, que tem IOF, blá, blá, blá. Não importa, o que vale é quanto efetivamente você pagará de juros. Lembrando que esse cálculos são para o primeiro pagamento em 30 dias. Para pagamento mais distante eu esqueci como faz.

às vezes as diferenças entre um banco e outro podem ser grandes porque um embutiu a TAC e o outro não. Normalmente ela vem embutida. Então se o financiamento for de 10000,00 e a TAC for de 300,00 coloque no "PV" o valor de 10300,00, que é o efetivamente financiado.


Testado e aprovado!!! Muito obrigado irmão Gadz!!!
O arquivo pesa somente 254Kb.
Como já explicado, o que aconteceu em meu caso foi:
A taxa que me fora apresentada para o financiamento era de 1.87%, mas o COA que foi adicionado, quando computado eleva a taxa para 1.97%.

Valeu irmão!

Abçs...

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2008 13:50 #6 por R Rezende
Realmente muito bom, agora vou fazer a planilha como prometido.

Aguardem

++++++++++++++++++++++++++++++

São Paulo - SP

Intruder 125 - 08 - Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2008 14:46 #7 por Gadz
Usando a calculadora você vai ver como esse povo mente!

Vendedor não sabe fazer cálculo, ele simplesmente pega uma tabelinha vagabunda e multiplica pelo "fator de multiplicação". Ou qualquer outro nome mágico que eles inventam para aquele número gigantesco da tabela.

Aí você diz, "não, eu fiz os cálculos aqui e os juros são de XXX%". Se ele disser que a tabela dele é que está certa, ele te chamou indiretamente de mentiroso.

Guarde a calculadora e se mande. Por melhor que seja a moto sempre vai existir uma igual ou melhor em outro lugar.Gadz39478,6996990741

F800GS - 2011 - Branca
Brasília - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2008 14:50 #8 por zarolha666
aguardo sim pois vou uza-la muito bem antes de pedir a magrela em casamento, ops quer dizer comprar ela!

agora HABILITADO!



[YES PRETA!]"nega gostoza"

Nova Iguaçu - RJ

EU NÃO PATROCINO O CRIME! NÃO COMPRO PEÇAS USADAS!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2008 16:46 #9 por kuila



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jan 2008 20:49 #10 por luciana-sp
Olá pessoal, no site do banco central do brasil tbém tem uma calculadora que irá ajudar bastante, segue : http://www.bcb.gov.br/?CALCULADORA


Abraços

yes 2008 prata

Santos - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2008 07:05 #11 por Gadz

luciana-sp escreveu: Olá pessoal, no site do banco central do brasil tbém tem uma calculadora que irá ajudar bastante, segue : http://www.bcb.gov.br/?CALCULADORA


Abraços


Show de bola Luciana! Ele faz o mesmo que a calculadora, só que mais fácil!

Muito bom!!!

F800GS - 2011 - Branca
Brasília - DF

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2008 08:08 #12 por R Rezende
Era alguma coisa neste sentido que queria fazer, mas se ja tem pronto.....

Muito bom

++++++++++++++++++++++++++++++

São Paulo - SP

Intruder 125 - 08 - Azul

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2008 09:51 #13 por Lute
Também uso a HP...

Quando eu pergunto a taxa de juros e o vendedor saca da calculadora normal, eu já nem levo em conta...

Pego os valores e número de prestação e volto pra casa pra calcular...

Sem uma calculadora financeira é impossível calcular juros reais...

ps. maravilha essa calculadora do cidadão

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2008 11:43 #14 por kuila
aproveitando que estamos com dicas tão preciosas, o que vcs acham por exemplo do:

leasing?
cdc?

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Fev 2008 11:58 #15 por Lute
O leasing por conta do aumento do IOF tornou-se mais atraente porque não tem incidência desse imposto... porém, parece que o bem fica em nome da financeira... apenas após a quitação que vem pra vc... mas isso é algo a confirmar, não tenho certeza....

Já o cdc é uma boa pedida... minha moto mesmo eu financiei pelo cdc veículos do BB... saiu com taxa de 1,61% ao mês e não tive que levar absolutamente nada pra agência, já que o valor é pré-aprovado para correntistas... bem melhor que fazer pelas financeiras das concessionárias que pedem um monte de coisas e ainda tem taxa superior... porém, ele tem limite de 80% de financiamento, ou seja, os outros 20% eu tive que dar na lata...

Abraços





Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.219 segundos