óleo para 1000 ou 3000 km

12 Set 2007 10:15 #1 por pjunior
Olá Pessoal,

Gostaria de saber qual a diferença entre usar óleo para 1000 km e óleo para 3000km.

Em qual situação é mais indicado o uso de cada um?

No meu caso seria para utilização urbana (casa-serviço-passeio na cidade)quanto a viagens muito raramente.

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 10:23 #2 por Junior
Respondido por Junior no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
Cara


A indicação do tipo de óleo e do tempo de uso dele está especificada nos manual da sua moto.


Porém, conforme e-mail que me foi encaminhado pela J.Toledo, todos os modelos da Suzuki usam trocas de óleo assim:


1000 km


3000 km


A cada 3000 km rodados.


Isso não se aplica ao Burgmann 400, que acende a luz no painel quando é necessária a troca de óleo

Junior Mayer

Suzuki EN 125 Yes - 07/08

Projeto de advogado que não pretende advogar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 10:33 #3 por Dubas
Respondido por Dubas no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
Caro Pjunior

Sem querer parecer ou ser mal educado, mas...

A diferença é como diz um é para 1.000 Km e o outro é para 3.000Km.

A indicação do Manual é para ser trocado o filtro de óleo a cada 3.000Km, então vc usando um óleo para 3.000Km vc nuncva vai esquecer ou se perder quanto a troca do filtro.

Quanto a diferença do produto em si, é dificil saber o que o diferencia, masi tomando por base, que um óleo para 3.000Km tem suas propriedades e materias melhores.


Abraço

YES Preta 07/07

Curitiba

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 10:38 #4 por rockenbach
Respondido por rockenbach no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
Cara,

sempre soube que deve se trocar o óleo a cada 1000 km, nunca vi ninguem falando que podia trocar a cada 3000 km, a não ser aqui no forum, inclusive na autorizada da honda é de 1000 em 1000, onde eu levo pra fazer revisão a biz da minha namorada é 1000 em 1000 que deve se troca o óleo. Dizem que no manual das suzukis dis de a cada 3000 km, mas quando tiver a minha YES vai ser a cada 1000 com certeza.

abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 11:01 #5 por _AL_
Respondido por _AL_ no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
Algumas considerações:

1 - Quem mais gosta que se troque de mil em mil é o fabricante do óleo.

2 - Para motores de motocicletas, o manual diz o período de troca. A especificação do óleo é mais com relação à viscosidade e resistência à temperaturas. Nenhum óleo pode ser considerado para X km, pois isto dependeria do tipo do motor e vários outros fatores.

3 - O manual diz que o óleo deve ser trocado nos primeiros 1000Km, depois 3000Km e a cada 3000Km, daí por diante. Contudo existem teorias de que nosso combustível adulterado contaminaria o óleo mais rapidamente que o normal.

Ou seja, existem casos e casos. Tome suas decisões com base no risco que você quer assumir ou corra atráz de embasamento técnico de profissionais realmente competentes, não mexânicos, para tirar sua própria conclusão.





AL

Suzuki Boulevard M800 Jolie

Uberlândia - MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 11:19 #6 por Junior
Respondido por Junior no tópico óleo para 1000 ou 3000 km

rockenbach escreveu: Cara,

sempre soube que deve se trocar o óleo a cada 1000 km, nunca vi ninguem falando que podia trocar a cada 3000 km, a não ser aqui no forum, inclusive na autorizada da honda é de 1000 em 1000, onde eu levo pra fazer revisão a biz da minha namorada é 1000 em 1000 que deve se troca o óleo. Dizem que no manual das suzukis dis de a cada 3000 km, mas quando tiver a minha YES vai ser a cada 1000 com certeza.

abs



Cara...


Tem um monte de tópicos aqui em que todo mundo reclama que o pessoal da autorizada nunca sabe de porra nenhuma sobre motos e sempre falta alguma coisa nas revisões e tals... Em suma, sempre tem alguém reclamando das autorizadas...


Como o AL falou, quem mais fica satisfeito da troca de óleo a cada 1000km é o fabricante do óleo... Nem a oficina, que elas ganham uma merreca a cada litro de óleo, não paga nem a mão de obra.


Bem, falando da Biz, as trocas de óleo da Biz devem ocorrer a cada 1500 km rodados, conforme o manual. Eu sei porque eu tive Biz e eu leio os manuais das minhas motos.


As trocas de óleo da YES devem acontecer a cada 3000km, sendo as duas primeiras antecipadas, para 1000km e 3000km. Se você quiser comprar a moto e trocar o óleo a cada 1000km, o dinheiro desperdiçado é seu...


Tem mais uma coisa: eu tenho em mãos um manual da motocicleta e as notas fiscais das trocas de óleo, onde aparece o intervalo entre cada troca e as datas. Cumprindo com isso, as lojas não poderão deixar de me dar a garantia do bem por "problemas com óleo", pois as notas fiscais provam que fiz as trocas por óleo recomendado e no período certo...


Só isso!!!

Junior Mayer

Suzuki EN 125 Yes - 07/08

Projeto de advogado que não pretende advogar...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 12:23 #7 por VinnyRun
Respondido por VinnyRun no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
Guardo, além das notas de troca de óleo, todas as notas de abastecimento provando que só abasteci em postos que participam de programas de qualidade do combustível.

Se um dia tiver algum problema, quero ver a Yamaha peitar a Petrobrás dizendo que o De Olho No Combustível não garante nada...

E sigo religiosamente o manual, que no caso da Lander diz: primeira troca aos 1.000, com troca do filtro. Segunda troca aos 5.000, sem troca do filtro. Demais trocas a cada 5.000 trocando o filtro vez sim vez não (10.000, 20.000, 30.000,..., 500.000,...)

Eu amo tanto a vida que se um dia eu parar de viver eu morro!

www.mpacheco.com.br

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 13:39 #8 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
meio que respondí o assunto deste tópico, neste outro:


http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=4228&a mp;PN=1


mas, tudo a ver, claro.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 14:46 #9 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico óleo para 1000 ou 3000 km

Dubas escreveu: Caro Pjunior

Sem querer parecer ou ser mal educado, mas...

A diferença é como diz um é para 1.000 Km e o outro é para 3.000Km.

A indicação do Manual é para ser trocado o filtro de óleo a cada 3.000Km, então vc usando um óleo para 3.000Km vc nuncva vai esquecer ou se perder quanto a troca do filtro.

Quanto a diferença do produto em si, é dificil saber o que o diferencia, masi tomando por base, que um óleo para 3.000Km tem suas propriedades e materias melhores.


Abraço


Bom isso eu tb já havia lido no manual porém sempre alguém tem uma dica por isso não custa perguntar.

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 14:48 #10 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico óleo para 1000 ou 3000 km

Jduarte escreveu: meio que respondí o assunto deste tópico, neste outro:


http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=4228&a mp;PN=1


mas, tudo a ver, claro.


Olá Jduarte,

Segue a especificação do óleo que coloco

Mobil Super Moto 4 T

Óleo multiviscoso SAE 20W-50 para motores 4Tempos, desenvolvido em conjunto e aprovado pela Moto Honda da Amazônia para a lubrificação de suas motocicletas, supera os níveis de desempenho estabelecidos para a lubrificação de motores 4 tempos de alta rotação, como os de motocicletas a gasolina.

Proporciona excepcional desempenho, lubrificando motor, sistema de transmissão e embreagem

Forma película muito resistente que mantém a compressão, permitindo melhor aproveitamento da potência do motor,

Reduz o atrito de partida.

Mantém a limpeza interna dos motores.

Proporciona o aumento da vida útil dos motores

Disponível em embalagens de 1 e 200 litros.

Único óleo usado e recomendado pela Honda, possui classificação API SF/CC e atende os requisitos da especificação JASO MA.


Gostaria de saber pq ele não é aconselhável? Qual óleo vc indicaria?

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 19:15 #11 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
eu não diria que esse Móbil não é aconselhável. É um ótimo óleo. E não é apenas para mil km, não. Se ele é recomendado pela Honda, procure saber qual é a kilometragem da troca desse óleo nas motos Honda atuais. Seguramente não é esses 1000 km que falam. A classificação SF é um pouco inferior à SG, não sei exatamente qual aditivação, ou composição é diferente, mas com certeza nada que determine que esse óleo só possa ser usado por 1000 km numa Suzuki. Pelo menos no caso desse óleo, está havendo enganação.


Mas há outros melhores. O Yamalube é um deles, na minha opinião. Dizem que é um dos Havoline, da Texaco. Seja lá de quem for, é o que eu recomendo quando me perguntam. Motul também fabrica coisa boa, e igualmente para mais de 1000 km. Mas penso que são mais caros, e os de tecnologia sintética nem compensam para o uso cotidiano...


E só para constar como parâmetro, tenho pago 13 reais no litro desse Yamalube, que troco a cada 2.500 km, junto com o filtro "compatível".


Agora, Pjunior, praticamente todos os fabricantes de óleo apresentam textos como esse. Então fica um pouco a dependencia da experiência própria ou de outros...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 19:24 #12 por pjunior
Respondido por pjunior no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
Eu sempre coloco esse e por recomendação do pessoal da oficina trocao a cada 1000km, Vou experimentar o Yamalube, vc poderia me passar a especificação dele?

O fator em qustão não é preço e sim ir por sugestão como vc disse.

Obrigado pela ajuda

Suzuki yes 2007 Preta.
Lander 2012 Preta

Curitiba - PR.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Set 2007 19:38 #13 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico óleo para 1000 ou 3000 km
o Yamalube é 20w-50 também, e API SL / JASO MA.


Na embalagem está a inscrição "Produzido por Chevron Brasil Ltda."


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.140 segundos