HELP J.DUARTE

25 Maio 2007 06:45 #1 por creckboy
HELP J.DUARTE foi criado por creckboy
J.Duarte, como mago dos carburadores das Suzy me ajuda nessa:


Minha Intruder 2004 portanto com carburador a vácuo acaba de retornar de uma revisão e toda vez que ela vai para a revisão independente de minhas opções de autorizadas ( Já mudei duas vezes devido a isso ) ou volta morrendo ou fica com o giro elevado ao acelerar a moto parece que o motor agarra nos 3000RPM e após um tempo volta a marcha lenta normal.


Não adianta levar a autorizada de volta como fiz já por duas vezes pois ou é oito ou oitenta ( ou fica muito lenta e morre ou agarra a aceleração por um curto período na faixa dos 3000RPM e depois cai para o normal )


E olha que desta vez trocaram o diafragma a agulha difusora e o coletor de admissão ou seja as peças do carburador estão novas.


Ressalto que desde zero Km ela apresenta este problema que por sinal esqueci de mencionar a medida que vou rodando a moto volta ao normal ou seja só acontece quando sai da oficina e "regulam válvulas e carburação" parece que quando desrregula fica uma beleza.


Pergunto:


ISTO É UMA CARACTERISTICA DO CARBURADOR A VÁCUO COMO JÁ DISSERAM DOIS MECÂNICOS DE DUAS AUTORIZADAS DISTINTAS DA SUZUKI OU É FALTA DE COMPETÊNCIA DOS MECÂNICOS NESTAS REGULAGENS, E MAIS MINHA MOTO NUNCA FEZ MAIS QUE 28KM POR LITRO NESTES 44000 KM RODADOS É NORMAL PARA O BS 26 A VÁCUO OU TENHO SÉRIOS PROBLEMAS DE OFICINAS AUTORIZADAS COMPETENTES EM BELO HORIZONTE.

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 06:51 #2 por kuila
Respondido por kuila no tópico HELP J.DUARTE
concerteza seu carburador está desregulado.
só o JD mesmo.



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 07:16 #3 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico HELP J.DUARTE
Kuila, o pior é que está desrregulado desde 2004 quando comprei a moto zero e após toda a quilometragem percorrida ( 44000 ) não achei ninguém que saiba regular o danado em Belo Horizonte.


Vou ter de ir a São Paulo para o J. Duarte dar um geral no meu carbura!!!!!!!!!!!

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 08:20 #4 por kuila
Respondido por kuila no tópico HELP J.DUARTE
creckboy, tenta o seguinte:

imprime o tutorial e vai em um mecânico de confiança que saiba trabalhar com carbuador e pede pra ele fazer como manda o tutorial.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 08:44 #5 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico HELP J.DUARTE
Kuila, onde tenho acesso ao tutorial???
João Tadeu39227,5438194444

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 08:56 #6 por kuila
Respondido por kuila no tópico HELP J.DUARTE



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 09:18 #7 por piccoli
Respondido por piccoli no tópico HELP J.DUARTE
Creck,
feche o parafuso da mistura, totalmente. Depois, abra 3 voltas e tente girá-lo máximo de meia volta para cada lado, na procura de uma rotação de lenta estável e bem compassada.
Na minha resolveu qualquer problema de engasgo ou falha com essa regulagem. Com certeza os caras das concessionárias estão trocando componentes do carburador sem necessidade e não estão sabendo fazer o principal que é um simples ajuste.
Porque infelizmente, a maioria dos mecânicos de concessionária trabalha de forma burocrática e se limita a serem simples trocadores de peças. O mecânico que conhece, ajusta carburação e filtro de ar juntos, esse é raro e normalmente tem oficina própria e nenhum vínculo com concessionárias.
Outra coisa: confira o filtro de ar, deixe-o limpo e umedecido em óleo, conforme o manual.
O carburador BS 26 é sensível demais a qualquer anormalidade no filtro de ar. Isso aprendi com um mecânico que uma vez me disse que para ajustar carburador, não é só ficar girando parafuso e ajustando bóias, tem que verificar também a vazão de ar e o estado do filtro de ar.


Com a singela regulagem que mencionei acima, e filtro de ar nos trinques, eu hoje afirmo que na minha Intruder, se tentar melhorar, vai estragar.
Piccoli39227,5195138889

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 13:32 #8 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico HELP J.DUARTE
pooositivo!...


Olá, Creck...


O carburador é muito bom. Costumo dizer que ele é "inteligente", em relação ao VM22 (o carbura mecânico).


Mas ele sofre mais a interferência do tubo condutor, e é um pouquinho mais difícil de se livrar disso. E realmente é difícil hoje em dia encontrar mecânicos que entendam bem o funcionamento dos carburadores, em geral.


O "tutorial" encontrado no tópico que o Kuila mencionou, não serve para vc... ele é para o VM22. Mas os tópicos relativos ao BS26, sim.


O bom funcionamento dele depende incialmente do nível correto da gasolina dentro da cuba. Esse nível é 4 milímetros abaixo da base do carburador, com tolerância de 0,5 mm. Mas essa tolerância, considero que seja boa quando é para mais, ou seja, até 4,5 mm. Como esses carburadores estão trabalhando com uma mistura muito rica (o consumo é um sinalizador disso), se o nível fosse 3,5 mm seria pior ainda, resultaria numa mistura mais "mal formada" o que gera mais consumo e prejudica um pouco o rendimento, além de interferir também no circuito da baixa, que é o que está com mais dificuldade no seu carburador.


Com o nível acertado, a próxima coisa a levar em consideração é o giclê piloto, o da "baixa". O original é 37,5 e não deve ser alterado. No circuito desse giclê, o parafuso de mistura (citado pelo Piccoli), está um pouco depois dele (*). Então, esse parafuso regula a quantidade de uma mistura ar/gasolina preparada pelo giclê, que pode passar enquanto o carburador estiver em repouso e o motor funcionando em marcha-lenta.


(*) aqui uma característica curiosa: a distância entre o ponto onde o giclê está, e o ponto onde essa mistura entra efetivamente para o motor (os orifícios de saída da baixa e da lenta) é um pouquinho grande, principalmente se compararmos com o mesmo circuito no carburador VM22. O giclê está por baixo do carburador... mas essas saídas internas, estão por cima. A mistura percorre uma tubulação que dá uma pequena volta pela lateral do carburador até chegar lá em cima. Isso deve dar de uns 4 a 6 cm de trajeto. Então, a aspiração estará puxando uma mistura de ar e gasolina através desses 4 a 6 cm de tubulação... qualquer anomalia nesse trajeto se transforma em perda de eficiência... uma pequena sujeirinha alojada em algum ponto dessa tubulação será capaz de interferir... e, é claro, se algo estiver atrapalhando a captação de ar na parte inicial desse circuito, também afetará o resultado.


Mas uma parte da "perda de estabilidade" na marcha-lenta aparece devido a uma das interferências do tubo sobre o funcionamento do carburador: uma pequena "golfada" de gasolina em estado líquido, que acaba parando junto da borboleta do acelerador. A borboleta não veda completamente a passagem de ar sendo aspirado para dentro do motor, é inclusive através da variação dessa entrada de ar que se estabelece a marcha-lenta. Ela fica com uma fresta, que é aumentada ou diminuida naquele parafuso da marcha-lenta, o lateral junto do cabo. Quando essa gasolina vai parar alí, a mistura resultante disso fica toda atrapalhada. Creio que na maioria das vezes, a pessoa acaba girando o parafuso da lenta, aumentando-a. Mas quando aquela gasolina se esgota, a rotação da lenta acaba ficando alta demais. E o chato é que já naquelas aceleradinhas que se dá, para ver se a lenta ficou boa, esse problema aparece.


Entretanto essa situação também não é estável ... já ví diferenças no comportamento dessa instabilidade acho que em 4 Intruder's vácuo... e nenhuma ficou com a mesma regulagem do parafuso de mistura, no fim das contas.


Bom, no geral, se vc diminuir a interferência do tubo (fazendo aquele afastamento de 3 a 4 mm), colocar a agulha com a travinha na posição central, confirmar o giclê (e a boa limpeza do circuito dele com ar comprimido), e o nível da gasolina, deverá obter melhoria no funcionamento geral do carburador.


Ainda há duas observações a serem feitas: se o pistonete está corretamente alinhado (na moto do Thales, haviam deixado o pistonete girado uns 70 a 80 graus para a direita), e se não há folga excessiva (ou o contrário) entre o pistonete e a sede dele.


Como vc pode ver, há mais de uma possibilidade para as causas do problema. Difícil acertar? nem tanto... uma observação mais atenta e coerência no raciocínio, e vc chega a uma solução, pelo menos paliativa.


Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 14:08 #9 por creckboy
Respondido por creckboy no tópico HELP J.DUARTE
É J. Duarte pena que você não está em Belo Horizonte pois com certeza a turma dos carbura a vácuo fariam fila para você mecher nos mesmos.


Vou tentar resolver o problema eu mesmo seguindo suas orientações, mas pode ter certeza que na minha próxima viagem a São Paulo vou lhe procurar para que vc de uma olhadinha na minha Trudi e de quebra tomarmos uma breja, pois viajo muito com a Trudi em companhia de mais dois amigos um de Trudi também e o outro de Titan, no feriadão do 1º de Maio mesmo estavamos em Ubatuba curtindo as maravilhas do seu litoral.


Obrigado pelas dicas e um forte abraço.


Sds,
João Tadeu39239,9156365741

Minhas Três Crianças:

Intruder 125 2004

Dafra Super 100 2008

Fiat Oggi 1984

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Maio 2007 14:18 #10 por kuila
Respondido por kuila no tópico HELP J.DUARTE
e lembre de postar tudinho ok?

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2007 10:39 #11 por MARTEIGA
Respondido por MARTEIGA no tópico HELP J.DUARTE
Gostaria de acrescentar as maravilhosas dicas dos colegas, que poderá estar havendo uma entrada de ar falsa após o carburador em alguma junção com o motor, uma fratura de alguma estrutura, iniciando o pensamento nas mais simples. Além do cabo e conector da vela que poderá estar com danos. Abraços!

MARTEIGA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Maio 2007 18:11 #12 por Jduarte
Respondido por Jduarte no tópico HELP J.DUARTE
beeem lembrado!...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2008 21:15 #13 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico HELP J.DUARTE

creckboy escreveu: J.Duarte, como mago dos carburadores das Suzy me ajuda nessa:


Minha Intruder 2004 portanto com carburador a vácuo acaba de retornar de uma revisão e toda vez que ela vai para a revisão independente de minhas opções de autorizadas ( Já mudei duas vezes devido a isso ) ou volta morrendo ou fica com o giro elevado ao acelerar a moto parece que o motor agarra nos 3000RPM e após um tempo volta a marcha lenta normal.


Não adianta levar a autorizada de volta como fiz já por duas vezes pois ou é oito ou oitenta ( ou fica muito lenta e morre ou agarra a aceleração por um curto período na faixa dos 3000RPM e depois cai para o normal )


E olha que desta vez trocaram o diafragma a agulha difusora e o coletor de admissão ou seja as peças do carburador estão novas.


Ressalto que desde zero Km ela apresenta este problema que por sinal esqueci de mencionar a medida que vou rodando a moto volta ao normal ou seja só acontece quando sai da oficina e "regulam válvulas e carburação" parece que quando desrregula fica uma beleza.


Pergunto:


ISTO É UMA CARACTERISTICA DO CARBURADOR A VÁCUO COMO JÁ DISSERAM DOIS MECÂNICOS DE DUAS AUTORIZADAS DISTINTAS DA SUZUKI OU É FALTA DE COMPETÊNCIA DOS MECÂNICOS NESTAS REGULAGENS, E MAIS MINHA MOTO NUNCA FEZ MAIS QUE 28KM POR LITRO NESTES 44000 KM RODADOS É NORMAL PARA O BS 26 A VÁCUO OU TENHO SÉRIOS PROBLEMAS DE OFICINAS AUTORIZADAS COMPETENTES EM BELO HORIZONTE.


Recordar é viver!

Cara, parece eu escrevendo isso! sempre que mexeram no carburador da minha, tive esses problemas aí da moto morrer ou ficar com a lenta muito alta!

Da última revisão ficou tão ruim(excesso de gasolina) que ela morria e demorava a pegar (vela encharcada?)

Afastamento do tubo, afastamento da caixa de ar, parafuso de mistura em 3 voltas e limpeza do filtro de ar fizeram a moto voltar a ser como antes!

Eu já desisiti de levar a moto em mecânica, faltamente vou ter que levar algum dia (não tenho conhecimento nem ferramentas pra fazer tudo) mas agora já sei, vou levar para a revisão numa sexta feira, assim pego e eu mesmo regulo ela sábado... tive que andar uma semana com a moto desregulada e morrendo pois não tinha tempo para mexer

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2008 21:32 #14 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico HELP J.DUARTE
É Soda mr_fahrrad, eu tb sou dessa opnião de que se vc quer bem feito faça vc mesmo...

Até pra trocarem um cabo de embreagem eu tive dor de cabeça... E AINDA NÂO TÀ RESOLVIDO...

Então pelo que li, o parafuso de mistrua interfere apenas na mistura da marche-lenta, quando usamos ela a 50-60ou até 100 por hora o que determina a msitrua é a arruela trava???

Então mecher na regulagem daquele parafuso não deve interferir muito no consumo, a não ser que estivesse muitissimo aberto???

È ISSO OU NÂO È????????

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Abr 2008 21:58 #15 por mr_fahrrad
Respondido por mr_fahrrad no tópico HELP J.DUARTE
Pelo que eu sei, na marcha lenta (e em baixa rotação) o que interefere é a regulagem do parafuso

em média e alta rotação é a altura da agulha.

Então mecher na regulagem daquele parafuso não deve interferir muito no consumo, a não ser que estivesse muitissimo aberto???


Se você andar na estrada acho que não influencia muito não, mas se for andar na cidade, onde você tem que parar varias vezes aí influencia... e como influencia!

Depois da última revisão, tive que parar a moto e ficar acelerando para ela não morrer, tentava manter o giro ali entre 1700 - 2100 rpm e cara, me surpreendi com o consumo, ela faz normalmente 28km/l e dessa vez fez 22km/l... pra mim foi um um aumento absrudo de consumo! e isso que eu fiquei acelerando só um pouco para ela não morrer...

Então eu acho que um parafuso da mistura mal regulado interfere bastante no consumo!

Anterior: Intruder 04 (poderosa)

Atual: Fazer 07 vermelha (Poderosa II)

Próxima: ?

visite:

superfahrrad.googlepages.com

e

gramaticadescompromissada.googlepages.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.155 segundos