Dicas na hora de abastecer!

31 Jul 2008 19:19 #1 por megacustom
Achei bem interessante!
O autor deste texto trabalha numa refinaria há 31 anos.
Assim que você levar a sério e passar a aplicar os truques que a seguir são explicados, passará a aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º Truque: Encher o tanque sempre pela manhã, o mais cedo possível.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas os postos de combustíveis têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao meio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exatamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que, a cada galão vertido no depósito (cisterna) do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando for pessoalmente encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo (pedir ao frentista no caso de ser servido). Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao encher mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do combustível vertido converte-se num cheio real, eficaz. Todas as mangueiras vertedoras de combustível devolvem o vapor para o depósito. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma percentagem do precioso líquido que entra no tanque do seu veículo se transforma em vapor do combustível, já contabilisado, volta pela mangueira de combustível (surtidor) ao depósito da estação. Isso faz com que, os postos consiguam recuperar parte do combustível vendido, e o usuário acaba pagando como se tivesse recebido a real quantidade contabilisada, menos combustível no tanque pagando mais dinheiro.
*3º Truque: Encher o tanque antes que este baixe da metade.*

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há dentro do mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutuantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objetivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto de combustíveis estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.*

Se você chega ao posto de combustíveis e vê um caminhão tanque que está abastecendo os depósitos subterrâneos do mesmo, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer no dito posto nesse momento. Ao reabastecer os depósitos, o combustível é jorrado dentro do depósito, isso faz com que o combustível ainda restante nos mesmos seja agitado e os sedimentos assentados ao fundo acabam ficando em suspensão por um tempo. Assim sendo, você corre o risco de abastecer seu tanque com combustível sujo.

Atual: intruder 125

Proxima: Preciso de ajuda para decidir...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 19:25 #2 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico Dicas na hora de abastecer!
Ótimas dicas!!!!
Mas eu achei que vc ia falar sobre: não deixar encher o tanque até a boca, descer da moto ao abastecer, desligar ela antes disso....blá blá blá


Abraço!!!

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 19:30 #3 por megacustom
Respondido por megacustom no tópico Dicas na hora de abastecer!
Valeu! pra vocês verem como os póstos de combustivel furam os nossos probres olhos

Atual: intruder 125

Proxima: Preciso de ajuda para decidir...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 19:49 #4 por GilVix
Respondido por GilVix no tópico Dicas na hora de abastecer!
Na semana passada, estava pegando minha moto na oficina (mandei instalar o bauleto) e batendo papo com outras pessoas que estavam lá e, enquanto aguardava, o mecânico estava contando que tem um cliente que só anda com a moto na reserva pois se for assaltado o cara não vai conseguir ir muito longe com sua moto. Uma moça que estava lá disse que também só anda no cheiro pois aconteceu isso com um conhecido dela, o cara roubou a moto e como tinha pouca gasosa, teve que parar para abastecer, então a polícia veio e o prendeu. Na minha santa inocência, nunca havia pensado nisso.

Vitória- ES

CBR250R

"A paz do mundo começa em mim"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 19:57 #5 por mantabodyboarde
Respondido por mantabodyboarde no tópico Dicas na hora de abastecer!
tudo lenda urbana....

mais um texto anonimo traduzido do ingles, ou tem algum posto self-service aqui igual nos eua? Ou qual posto daqui mede a quantidade em galões e não litros?

Quem aqui fica controlando o frentista "aí dom, aperta menos esse gatilho aí, certo mano!"...


Essa da reserva é outr apiada, ou acha que até a policia resolver atender voce o cara já não abasteceu e sumiu do mundo? na pior das hipoteses só precisa empurrar a moto pra algum lugar... e esses caras sempre andam em bando...mantabodyboarde39660,9572916667

Roger (mantabodyboarder)



XTZ 375iXk



São Bernardo do Campo - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

31 Jul 2008 20:44 #6 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Dicas na hora de abastecer!
Sem falar que o que eels precisam andar pra esconder a moto ná dá nem 1 litro...


Essa da pistola é real, quanto mais pressão mais ela vaporiza, sei disse, pois trabalhei uns 3 meses aos domingos ajudando meu tio a consertar os bicos injetores (ele arruma de mais de 100 postos do RS), e na época ele usava um compressor com mangueira pra testar a vazão do líquido, claro que usa-se um mistura de água + lubrificante pra não enferrujar o bico por dentro...

Vcs não imaginam o estado que fica um bico de diesel ou de álcool por dentro, imagina o motor de um carro/caminhão...

E tem gente que ainda usa álcool em moto...

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 05:58 #7 por iikozen
Respondido por iikozen no tópico Dicas na hora de abastecer!

megacustom escreveu: Achei bem interessante!...


Conhecimento útil!
Valeu!!!

Abçs...

iikozenSophie

Intruder 125 07/08 black

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2008 07:04 #8 por S¢orpion
Respondido por S¢orpion no tópico Dicas na hora de abastecer!
Mto boa essa informação, tem sentido e lógica.
Afinal, por trás da química e da Física há bem mais q se pode imaginar, e são peqenos detalhes q justificam grandes feitos.
Ex.: um pequeno ajuste em um giclê pode melhorar ou diminuir o desempenho de uma moto... portanto, nessas bombas eletrônicas, mega-ultra modernas com seus narizes cibernéticos q cheiram vapor de gasolina, qm sabe o q ela contabilizam?
Em todo caso vou testar sim e pedir para o frentista controlar o dedo nervoso dele na hora de encher a barriguinha da minha Jade.
Valeram as dicas. mto úteis.

Abs,
S¢orpion

Viver e estar em PAZ consigo mesmo... Isso é liberdade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2008 07:14 #9 por Dentinho
Respondido por Dentinho no tópico Dicas na hora de abastecer!
Valeu,companheiro,Mega custom.Eu já toquei neste assunto em outro topic, de uma forma superficial. Justamente, na minha city,e em cidades circulos vizinhas,onde predominam os "barões dos combustíveis",onde formam verdadeiros carteis,onde aqueles, matam e manda matar,qualquer concorrente q venda combustíveis,por um centavo à menos.Certa vez, o Dentinho,quando em um abastecimento,"pegou pesado", com um gerente,pelo fato,q pedira para o frentista, colocar em sua possante,exatos 10 lts.,q daria um valor inteiro,sem fração;Contudo,ao "zerar", o valor de 10 lts,na bomba,pasmem,ostentara apenas 9,6 lts.Por direito,reclamei,fui cercado, por dois brutamontes, estes, proferiram-me, graves ameaça,o Dentinho , por sua vez,abriu os dentes,rolou BO ,e o caso seguiu para uma esfera superior.Meses após,soube-se q o referido posto,fora autuado por varias irregularidades,com isso, houve mudanças,principalmente, na administração.Isso,graças à algumas vitimas q uniram-se á mi., entre outros.......... .


Abraços

Dentinho

Lealdade, Fraternidade e Liberdade.


"Intruder 125cc 08,e XTZ 125cc 08"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2008 21:57 #10 por Intruder Birous
Respondido por Intruder Birous no tópico Dicas na hora de abastecer!
Ei dentinho, explica ai melhor isso.... explica com exemplo numéricos.... quero ver se aqui na minha cidade estão me passando para trás

Dirceu

Intruder Birous ano 2005 preta - 30.000 km Rodados



CEARÁ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2008 19:20 #11 por megacustom
Respondido por megacustom no tópico Dicas na hora de abastecer!
É companheiro dentinho tem postos por aí que são casos de policia mesmo! Agora falando um pouco de qualidade de combustivel eu queria experimentar colocar na minha Trudi uma gasulina sem Alcool pra ver com a menina se comportava, meu avô faz uns relatos de gasilina azul que ele colocava em sua monark 150cc a algumas decadas atraz que da bastanate vontade de experimentar!

Atual: intruder 125

Proxima: Preciso de ajuda para decidir...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2008 20:08 #12 por edsonnota1000
Respondido por edsonnota1000 no tópico Dicas na hora de abastecer!
Essas dicas sem dúvida alguma podem ser validas como experiencia, mas de quanto vale tudo isso ???
R$0,30 R$0,50 ???
Acho que a economia ainda é muito pouca, mas vale a intenção PARABÉNS PELO TÓPICO


PIPOCA - BIZ 125 PRATA 2006
FAZER O QUE NÉ.....
CRISTINE - FAZER YS 250 CHUMBO REALIZAÇÃO DE UM SONHO
152.000 DE PURA DIVERSÃO
SUZIBLUE - YES EN125 AZUL 49.000 KM DE PURA ESTRADA
MOGI GUAÇU - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2008 21:06 #13 por suzukiyes08

1° moto = SUZUKI YES PRATA 2008

2° moto = SUZUKI YES PRATA 2010



SANTO ANDRÉ - SP – BR



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2008 21:14 #14 por dinho.al
Respondido por dinho.al no tópico Dicas na hora de abastecer!
Sobre abastecer pela manhã, já usava no carro a GNV do meu pai... Valew mesmo!

Anderson Henrique
-strada 2001
-titan esd 2008
- cbx twister 205cc 2008
-fazer 250cc 2013
-xj6 2013
Atual: cb 1300 super four 2007

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2008 21:23 #15 por GuilhermeRS
Respondido por GuilhermeRS no tópico Dicas na hora de abastecer!
pessoal o Dentinho deu uma grande idéia mesmo:

É só pegar e deixar pra abastecer quando o valor for quase exato, tipo 2,50 ou 2,499999 e mandar colocar no caso 10 reais (2,50 x 4 = 10R$) se na bomba depois de abastecido der tipo uns 3,8 litros é pq estão roubando...


O QUE ACHAM, VOU TESTAR NA PRÓXIMA VEZ QUE ABASTECER!!!

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.189 segundos