Rico, exatamente entre GT e CB300 não tenho como falar, pois a minha é GTR...
por exemplo, eu não sei se a lâmpada do farol da GT é 35 ou 55W... mas na GTR é 55/60W... então não sei dizer se o farol da GT é mais fraco que o da CB300 por exemplo.. a mesma coisa posição de pilotagem.. etc..
Agora... em se comparando com a GTR e a CB300 que eu tive (ou seja, a minha, não sei se a dos outros é diferente
):
Bom, pra começar, eu peguei a minha GTR 3 dias após vender a CB300, então deu pra ter uma bela noção das diferenças, pois ainda estava com a CB300 "fresca na memória"... e algumas dessas memórias não eram tão boas rsrs...
Ao montar na GTR pra sair da concessionária, já tomei um susto.. a moto é gigante comparada com a CB300.. e a posição de pilotagem é totalmente, completamente diferente de uma naked.. não tem nem comparação.. estranhei muito!
Da concessionária pra minha cidade são 180km, então já fui direto pra estrada com ela (respeitando a chatice dos limites de amaciamento, um sac*!
).
A primeira coisa que se vai sentir na troca é: dores nos pulsos
Cheguei moído em casa, e fiquei 1 semana andando e sentindo dores nos pulsos... 3 coisas me ajudaram à resolver isso:
1 - Abaixei a posição dos manetes de freio de embreagem
2 - Mudei a posição do piloto (
), em esportiva se apóia o peso nos pés e joelhos (presos no tanque), não se pode colocar peso sobre o guidão
3 - Os músculos acostumaram
...............................................
A segunda diferença importante é o comportamento do motor.. enquanto o motor da CB300 tem uma puxada boa em baixas rotações mas "morre" em alta, o motor da Comet "acorda" em alta... é bem diferente, e eu diria que pra estradas o motor da comet é melhor.
Claro que eu não ia aguentar ficar sem dar umas esticadinhas, dei umas aceleradas e achei o motor da comet mais forte do que o da CB no geral.
................................................
Outras diferenças importantes:
1 - Os faróis da Comet, apesar de ter a mesma potência da CB, eu achei bem superiores aos da CB.
2 - Os freios - Nossa, aqui a diferença é gritante! (lembrando que a minha CB não tinha ABS. Na minha última semana com a CB300 quase tomei um "rola" numa situação onde precisei do freio, alicatei com tudo e não foi o suficiente... a roda não travou, mas também não freiou bem.. achei o freio da CB fraco. Já na Comet, o freio (como disse o André no teste do Motonline) é "bruto, só encostar no manete"
3 - O vento (epa, peraí, o vento é um acessório da moto?
)
brincadeira.. na verdade, é o contrário:
A carenagem ajuda à desviar uma parte considerável do vento, e, tendo menos vento batendo na sua cintura e barriga, você se esforça menos pra manter a posição de pilotagem.
Hoje, depois de me acostumar com a posição racing da GTR, acho ela mais confortável do que a CB300 pra andar em rodovias.
Na cidade a posição judia um pouco viu.
......................................................
Contras: O que ela tem de ruim em relação à CB300.
1 - Suspensão duríssima... meu amigo, pegou uma rua com remendo? Prepare-se pra sofrer.. levantar a busanfa do banco, se segurar nos joelhos e qualquer outra tática que você quiser... a suspensão dela pra rodovias bem asfaltadas é ótima, dá uma estabilidade muito boa.. mas se você pegar um remendo vai chorar
2 - Torque em baixa... bom, isso aqui não é láaaaa um bicho papão como todo mundo gosta de espalhar não... a CB300 tem mais torque em baixa, SEM DÚVIDA nenhuma, mas tem gente por aí dizendo que a Comet em baixa é a mesma coisa que rodar de Cg150, e eu discordo. A comet é mansa sim, em baixas, mas ela tem torque suficiente pra não te fazer passar raiva.
3 - Consumo - pelo menos na minha mão (e eu acho que é até justo esse comparativo, pois, afinal, a maneira de pilotar é a mesma, o posto em que abasteço é o mesmo e as estradas são as mesmas), ou seja, é um comparativo mais justo do que a maioria, sendo que tive as 2 motos e posso falar:
CB300: média 23km/L, pico de 25km/L (uma única vez)
GT250R: média de 19km/L, pico de 20,7km/L (uma única vez)
Piores médias:
CB300: 21km/L - nas rodovias ela gastava mais do que na cidade
GT250R: 16km/L - Só uma vez, na fase de amaciamento.
Ou seja, a Comet é bem mais gastona.
No quesito economia, não tem pra ninguém, a Fazer é a melhor
...........................................
As duas principais razões pra eu ter saído da CB e partido pra Comet são:
1 - A CB300 vazou óleo duas vezes, ou seja, foi para a garantia.. voltou, e depois de um tempo, vazou novamente.. em seguida, vendi.
2 - Sou apaixonado por motos esportivas
.............................................
No geral, eu não compraria a GT, pois eu acho que uma Naked tem obrigação de ter um banco confortável (e o da GT é o mesmo da GTR, que é duro e RUIM tanto pra piloto quanto garupa, especialmente para o garupa).
Não sei informar sobre o farol, mas se o da GT for 35W, mais um contra. Além disso, a proposta das Naked's geralmente é ter mais torque em baixa, e como a GT é exatamente igual (relação, e escalonamento das marchas) à GTR, não vejo vantagem.
Entre as naked's 250/300 do mercado eu ficaria com a Fazer.