SERVIÇO DE UTILIDADE AOS DONOS DE D-TRACKER`S.....
Blz, Pessoal !
Bom , minha moto ( com 2100Km...) SEMPRE encheu a paciência por "morrer" do nada, e ás vezes a bateria não dava conta de fazê-la voltar á funcionar, após algumas tentativas ( 2X...
).
Ficava P. pois a bateria original é de excelente qualidade (Japa/Thai..) e culpava o fato do farol aceso todo o tempo ( incluso na hora do "start" do motor....DEVERIA APAGAR quando aciona o botão
!!!) para a minha bateria ter SEMPRE uma carga RUIM.
Tive de comprar uma Yuasa p/ a XR, ( é a mesma da DT) e fiz um "teste" de andar na moto com uma bateria ZERO,com carga total p/ ver se a bateria original seria ruim ( como alguns se queixavam....
)
O resultado foi uma porcaria ( a moto funcionando, DRENOU a carga da bateria ! KKKK
) e em pouco tempo o resultado da leitura era a mesma da que lá estava
.
Algumas motos vem de fábrica com um aterramento ruim ( como a minha.....) e NÃO ADIANTA procurar, desmontar tudo , limpar, etc, etc...simplesmente NÃO RESOLVE !!!!
A "maravilha " desta história é a INJEÇÃO..não tem coisa PIOR que oscilações toda hora no sistema....
Bom a "solução" foi encontrada ( lá fora...) para as oscilações (de humor do sistema i.e.), apagões do nada por falta de carga na bateria, e uma troca injustificada de baterias (...tá!..., ás vezes elas "morriam mesmo") e retificadores, supostamente com "defeito".
É o seguinte:
- Retira-se a tomada em baixo do retificador de voltagem ( peça aletada acima do protetor do pinhão....) : Afasta-se a proteção transparente´, e com cuidado preciona-se a trava com uma chave de fenda pequena ( com jeito, sem força ) para liberar a tomada.
- Retira-se desta tomada o FIO PRETO COM AMARELO e se faz uma "derivação" - EMENDA - EM FORMA DE "T " neste fio, que NÃO DEVE SER CORTADO ( descascar, enrolar o fio em volta, SOLDAR-de preferência!- e isolar bem ) . utilizando um fio com a mesma espessura ( ou um pouco mais grosso ! ) do original.
- A medida deste fio deve ser de 20/ 25 cm...
- Monte novamente o conjunto e passe a ponta do fio pelo buraco ( escoamentos de água...) do protetor da tomada (transparente...) do retificador.
- SOLDE um TERMINAL de aterramento ( aquele redondo com uma ponta para prender o fio ....) neste fio .
- Retire o parafuso e o terminal de
aterramento original DA CARCAÇA LATERAL (logo abaixo do retificador ...) repasse este fio para acompanhar o chicote original e coloque por de trás do aterramento original ( a peça q. Vc colocou é menos resistente ao aperto do parafuso...) .
- Aperte o parafuso ( limpe bem tudo ANTES de montar...para garantir o aterramento eficiente).
- Vc pode confirmar o bom funcionamento medindo a carga na bateria ( motor funcionando e farol aceso vai de 14,2 a 15,0 Volts- máximo)
Bom, deu certo as fotos !! Qquer dúvida me perguntem....
P.S. Não são minhas , nem da minha moto... MAS servem para "ilustrar mais-ou- menos" o que eu disse....KKKKK!
Abrçs á Todos !!!!