Caros companheiros de forum,
Vim aqui dar um alerta e compartilhar algo que aconteceu comigo: a quebra do garfo que segura a roda da minha Te 660 15 ABS!!!
depois de realizar o desejo de comprar minha Te 660 14/15 com ABS realizei o meu segundo desejo, que era ir do Rio de Janeiro a Ushuaia de moto. Viagem maravilhosa, eu, minha mulher, bagageiros e acessórios excelentes.
Tenere 660 com 9223 km, revisão de 10.000km realizada antes da partida, moto com 1 ano e 10 dias de vida e 2 pneus Scorpion Trail novos, colocados 1 semana antes da saída em 16 de outubro de 2015.
Eu (75kg), ela (52kg), 2 baús givi V35 (20kg) e 1 baú givi 52 L com bolsa sobre (18 Kg). Os pesos da bagagem foram estes porque voltamos de avião e tivemos que pesar na balança da cia aérea.
Roteiro: Brasil (Rio de Janeiro), Uruguai, Argentina (El Calafate), Chile (Torres del Paine, Puerto Natales), Argentina (Ushuaia), Uruguai e.... concessionária Yamaha de Santa Maria (RS)... aonde a viagem foi interrompida.
A viagem estava sensacional. Fomos ao Chile, a Ushuaia, estávamos voltando, até que.... no meio do caminho de volta, minha corrente original arrebentou e a roda travou (ou vice versa?), a uns 120-130km/h... simplesmente não caímos... mão de Deus... sem outra explicação.
Detalhes de socorro a parte, dois dias depois partimos com a nova corrente, comprada na Yamaha de Trelew, cidade a 200km de Sierra Grande, para onde conseguimos chegar de caminhão após a primeira ruptura de corrente.
Mais 200km percorridos, perto de Colorado, a corrente nova se parte! O reboque agora foi de uma Triumph 1200 de São Paulo (Eder, Brazil Riders), que nos rebocou até a cidade de Colorado.
Nova emenda colocada na mesma corrente que não se danificou, percorremos mais 200km, e advinha? Corrente partida... (todas colocadas por profissionais, ok) Chegamos a Peuhajo, 400km de Buenos Aires, em nova oficina especializada em motos. Comprei uma corrente DID reforçada e, bem na minha frente, quando o mecânico puxou a roda para instalar, o braço da balança, peça que segura a roda, caiu como um biscoito maizena quebrado (vide fotos)!!!!
Na verdade, as correntes partidas estavam evitando que a peça quebrasse em movimento!!!
Na Argentina não existe a Tenere 660 e a muitas lojas Yamaha só vendem motos pequenas sem fazer qualquer serviço de oficina como é aqui, Assim, de todas as opções tentadas, inclusive trazer a moto via Sulamerica, a opção disponível era fazer uma solda no alumínio e seguir viagem até pelo menos a fronteira, para que pudesse fazer o trâmite aduaneiro da mesma.
Confiando e verificando constantemente a solda, fomos até Santa Maria, RS, na concessionária Yamaha Azzura, onde pela primeira vez, fui muito bem atendido em uma concessionária YAMAHA.
Levei para a concessionária por entender que a fábrica da YAMAHA deveria tomar conhecimento deste fato, algo nunca visto por ninguém. E também, por considerar lógico que minhas peças deveriam ser substituídas sem custo. E qual foi a resposta??????
Está na carta que me enviaram que disponibilizo para consulta.
“... A elevada carga de impacto a qual o conjunto foi submetido pelo travamento abrupto da roda gerou sobrecarga suficiente para danificar o garfo e provocar o rompimento da corrente de transmissão”.
Depois diz que não fiz manutenção na moto... sendo que tenho todos os comprovantes de manutenção de 1k e 10k, inclusive postagens de facebook durante a viagem fazendo a manutenção diária da corrente com Motul C3 (levei duas latas) e verificando a calibragem dos pneus.
Por fim, recebo um orçamento de R$ 9.000,00 para estas peças, ou seja, quase 1/3 do valor da moto nova!!!!!!!
O pior disso tudo é que saí de Ushuaia decidido a trocar a moto por uma SuperTenere 1200 2016.
Yamaha....
Alguém conhece algum caso semelhante???
É isso mesmo? A quebra da corrente desta moto pode quebrar o garfo traseiro????
Se vc tem uma Tenere 2015 ABS, por favor, cuidado!!!
Vejam as fotos no link abaixo:
picasaweb.google.com/1028324531785364681...v1sRgCJCh5pOxtICdtQE