SR 400 (bem que poderia vir pra cá)

06 Mar 2015 01:33 #1 por tough_monkey
Bom pessoal navegando pela net achei esse lançamento nos EUA...





motor um cilindro 400cc a ar (com I.E.)
partida a pedal
freio traseiro a tambor
dianteiro a disco

é um projeto simples e que por esta simplicidade deveria ser capaz de ter um preço competitivo

Fica a sugestão pra dona Yamaha.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2015 15:18 #2 por malaguti

tough_monkey escreveu: Bom pessoal navegando pela net achei esse lançamento nos EUA...
é um projeto simples e que por esta simplicidade deveria ser capaz de ter um preço competitivo

Fica a sugestão pra dona Yamaha.

tough_monkey.
A julgar pelo que aconteceu com aquele lixo que a Honda chama de NC700, que na europa não custa nada, e que não vende, mas aqui no Brasil é uma fortuna, eles re-lançariam a Yamaha SR400 (que tem muitos anos de estrada, diga-se de passagem) com valores astronômicos.

E, cá entre nós, eu não compraria uma moto que não fosse mono amortecida na balança traseira, que não tivesse freio a disco na traseira, e que não tivesse partida elétrica. São tecnologias tão difundidas, e o preço final com uma diferença tão insignificante (tirando a partida elétrica, é claro), que não vale à pena.

A balança traseira mono amortecida periga de ser mais barata que a de outro tipo. O componente mais caro aí, é o amortecedor, e, na outra balança são dois amortecedores. E não há o que discutir: Na balança traseira mono amortecida não acontecem oscilações, que, por vezes, são perigosas, nas balanças de dois amortecedores.

O freio à disco é mais caro. Mas não tão mais caro à ponto de ser considerado como uma economia significante. A segurança de um freio traseiro à disco, essa sim é uma diferença significante. Meu pensamento é que é fundamental ter freio à disco na traseira. E tem mais... Quando eu lembro que eu tinha que ficar o tempo todo regulando aquele varão do freio à tambor, me dá até sono...

Tá bom!! Partida elétrica é um luxo. Eu nunca tive uma moto 400cc com kick. Mas, quando a minha Falcon fica sem bateria, é muita dureza fazer ela pegar. Acho que ia ficar com a perna direita mais grossa que a perna esquerda só de fazer a moto pegar no kick. E quem já levou um retrocesso no pé, na hora de quicar a moto sabe... Quando a minha 250cc dava retrocesso, doía demais!!! Imagina a 400cc...

Outra situação... Você precisa montar e sair batido! Tem que ser rápido, senão você dança... Aí você chega abre o kick, e pedala... pedala... e nada... Aí o bandido chega pra você e diz: "pedala Robinho!!!"... Tá bom! Prefiro partida elétrica...

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2015 20:45 #3 por tough_monkey
não posso dizer que discordo mais como diz aquele ditado "nem tão ao céu nem tão ao inferno"

Quanto ao amortecedor, nessa moto é mais uma questão de estilo, confesso que não saberia dizer qual a diferença de preço mais quanto a possível oscilação, uma barra estabilizadora deve amenizar ou eliminar por completo o problema também não sei se a moto já vem com esta barra mais outras motos (modernas) com estilo clássico fazem uso deste recurso.

O freio eu concordo com você, mais na avaliação da moto no vídeo ela foi bem avaliada nesse quesito, então a unica dor de cabeça seria a manutenção, ela seria mais segura com freio a disco na traseira? Absolutamente, sem qualquer duvida mais o freio a tambor não a transforma numa guilhotina.

Quanto a partida isso é algo que todos avaliaram mal, a principio eu achei estranho uma moto injetada com partida a pedal... talvez um exagero para manter um estilo clássico, por outro lado vc não deve passar pela experiencia de ficar eternamente pedalando pra fazer a moto pegar (eu acho) porque ela é injetada então uma ou duas pedaladas e ela já deve pegar.

o que eu achei interessante nessa moto é que o projeto dela permitiria um preço competitivo pra brigar com apenas um concorrente direto que seria a falcon e pra brigar com a falcon bastaria que essa moto fosse mais barata que a falcon.

Atual: Bros 125 ES


Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

11 Mar 2015 19:37 #4 por malaguti

tough_monkey escreveu: Quanto ao amortecedor, nessa moto é mais uma questão de estilo, confesso que não saberia dizer qual a diferença de preço mais quanto a possível oscilação, uma barra estabilizadora deve amenizar ou eliminar por completo o problema também não sei se a moto já vem com esta barra mais outras motos (modernas) com estilo clássico fazem uso deste recurso.


Não tem barra estabilizadora não. A balança é sensivelmente superdimensionada na junção, apenas para amenizar (mas não acabar) o problema. Uma barra estabilizadora elevaria por demais o peso não suspenso da suspensão traseira, piorando em muito a sua aderência.

tough_monkey escreveu: O freio eu concordo com você, mais na avaliação da moto no vídeo ela foi bem avaliada nesse quesito, então a unica dor de cabeça seria a manutenção, ela seria mais segura com freio a disco na traseira? Absolutamente, sem qualquer duvida mais o freio a tambor não a transforma numa guilhotina.

O freio dela foi avaliada por pilotos... O disco traseiro melhora muito o problema do travamento da roda traseira, nas freadas de emergência. Pode ser a diferença entre um tombo, ou não.

tough_monkey escreveu: Quanto a partida isso é algo que todos avaliaram mal, a principio eu achei estranho uma moto injetada com partida a pedal... talvez um exagero para manter um estilo clássico, por outro lado vc não deve passar pela experiencia de ficar eternamente pedalando pra fazer a moto pegar (eu acho) porque ela é injetada então uma ou duas pedaladas e ela já deve pegar.


Eu realmente não tenho como avaliar. Mas não descartaria ficar pedalando igual um possuído. E isso me tiraria a tranquilidade... Com certeza.

tough_monkey escreveu: o que eu achei interessante nessa moto é que o projeto dela permitiria um preço competitivo pra brigar com apenas um concorrente direto que seria a falcon e pra brigar com a falcon bastaria que essa moto fosse mais barata que a falcon.

Eu adoro a minha Falcon. Mas ela é passado, e qualquer uma montadora que cismar de competir na faixa das 400, leva de lavada! Não precisa de relançar moto vintage não. A própria Yamaha chegaria lá se lançasse a XT400 de 1992 no mercado brasileiro. A XT400 é muito mais moto, como a Falcon jamais vai ser...

Ats.
Fábio Malaguti.
NX4 Falcon.
A melhor moto pra cidade.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.125 segundos