Caros amigos do Motonline,
Tomo a liberdade de compartilhar a mensagem que enviei através do site da Yamaha após ler este tópico. Gostaria da opinião de vocês, é um pouco longa, mas leiam por favor... Vamos nos mobilizar, chega de sermos tratados como idiotas não só pela Yamaha, mas por Honda, Suzuki, Kawasaki...
"Bom dia,
Em primeiro lugar gostaria de registrar que tenho 99% de certeza de que não receberei qualquer retorno da Yamaha para esta mensagem, mas enviarei mesmo assim. Me chamo Fábio Teixeira e há anos sou cliente Yamaha. Sou motociclista há mais de 15 anos e atualmente sou proprietário de duas motocicletas desta marca, a FZ6 já mencionada e uma Neo que utilizo no dia a dia.
Adoro as duas motos, a FZ6 além de um desempenho excelente é uma motocicleta muito confortável para as longas viagens que eu e minha esposa gostamos de fazer. A Neo é uma motinha excelente para ser utilizada no trânsito, é pequena, suas rodas de 17" deixam-na mais preparada para a buraqueira de nossas ruas, além de ser econômica. Posso dizer que sou um cliente fiel da Yamaha, apesar de nunca ter recebido qualquer reconhecimento por isso.
Mas meu contato (indignado por dizer) diz respeito ao que entendo ser, com o perdão da expressão, uma tremenda BURRICE do depto de marketing da Yamaha. Aliás não só isso, mas também uma imensa falta de atenção ao mercado brasileiro e seus anseios, que deveriam andar de mãos dadas com o que a própria Yamaha do Brasil diz ser a estratégia para recuperar mercado (e um dia chegar aos pés da Honda no Brasil). Vocês do depto de marketing não tem vergonha do trabalho pífio que fazem? A Yamaha ainda é conhecida por muitos como uma fabricante de motos 2T e o Marketing não reage? O Brasil é um dos maiores mercados mundiais de motocicletas, com um potencial imenso (e vocês sabem disso melhor do que eu) e mesmo assim não há qualquer reação da Yamaha frente à concorrência? E quando digo concorrência, não falo somente da famigerada Honda com seus também excelentes produtos, falo de Suzuki, Kawasaki, além de Dafra, Kasinski, etc, etc.
Por que a Yamaha AINDA não tem uma 125/150cc flex e/ou injetada? Por que a própria Neo que tenho ainda não possui injeção para concorrer diretamente com Lead e Burgman? Por que não há uma 250cc carenada/semicarenada para concorrer com Ninja 250 e Comet? Por que não há uma bendita 400cc, preenchendo a lacuna que há até às 600cc? Por que a Tenere 660cc ainda não foi lançada no Brasil? Por que a FZ6 foi tirada de linha após somente um ano de nacionalização e por que as XJ6 custam tão caro? Quando enfim a FZ8 virá para o Brasil e se vier, com um preço coerente? Por que a Yamaha não traz o maxiscooter Majesty 250cc que há na Europa para concorrer com Dafra Citycom? Por que não traz um maxiscooter de 400/500cc para concorrer com os Burgman 400/650? Com tanto espaço para as supersports por que a Yamaha teima em somente trazer ao Brasil a R1? Por que não R6, FJR 1300, XJR 1300, isso sem falar em TDM 900, FZ1, nova VMAX?!?!?! Será que sou tão burro assim que não percebo a fabulosa estratégia do competentíssimo e inteligentíssimo depto de marketing da Yamaha? Ou ainda sou tão burro que não percebo que o Marketing da Yamaha está há mais de 40 anos observando o mercado, para aí sim "detonar" com motos que vão causar "O" estardalhaço no mercado??
Mas o pior e que me deixou com mais sensação ainda de consumidor IDIOTA foi constatar que na Argentina, onde vende-se provavelmente menos da metade da quantidade de motos que se vende no Brasil, a Yamaha possui uma representação decente, onda praticamente todo portifólio de produtos vendidos na Europa pode ser adquirido via importação oficial. Me respondam profissionais competentíssimos do Marketing da Yamaha: o mercado e o consumidor brasileiros são tão ruins assim? Ok, eu já havia me conformado em não ter as mesmas opções que os europeus têm, mas não ter nem a metade das opções que os FALIDOS ARGENTINOS têm é no mínimo, no mínimo uma ofensa!! O que é isso? Vocês têm síndrome de Rubens Barrichelo, conformaram-se em ser coadjuvantes e estar sempre um, dois, dez passos atrás do que a concorrência pratica? O primeiro princípio de gerenciamento que consta na filosofia corporativa do site da Yamaha do Brasil diz: "1 Criar valores que superem as expectativas dos clientes". Onde? Quando? Para quem?
O board da Yamaha deve abrir os olhos! Os clientes não querem mais RDs, TTs, DTs. Querem motocicletas de qualidade, querem ser ouvidos. Sou cliente Yamaha há anos e nunca recebi uma ligação sequer da fábrica! Nenhum e-mail, nenhuma correspondência da empresa querendo me ouvir, saber minhas impressões sobre os produtos, entender minhas necessidades! Como vocês esperam conquistar mercado? Aliás, o que vocês chamam de conquistar o mercado, sair do patamar de 10, 11% e chegar a 20%??? Parabéns, vocês continuarão sendo a eterna SEGUNDA marca!! Deixem de ser burros, abram os olhos, deixem de ser idiotas!! Me desculpem, mas fico furioso em ser tratado como gado.
Vocês já sabem (provavelmente) mas vou lhes dizer: eu não sou o único cliente Yamaha que possui este sentimento.
Att,
Fábio Teixeira"