Boa tarde.
Depois de muito tempo, voltei.
Também estava com este dilema, queria uma nova moto, que fosse mais confortável em longas viagens. Tenho uma MIRAGE 650 e já fui com ela até Ushuaia, passando pela Carreteira Austral. Foram mais de 1.000 km só em estrada de rípio. Porém numa custom, o que incomoda são os buracos nas estradas, pois o impacto na roda traseira, bate direto na espinha, portanto, para mim, qualquer big trail seria muito bem vinda, e depois, para quem andou mais de 1.000 kms no rípio com uma custom a 70/80 kms por hora, imagine numa Big Trail.
Comecei primeiro vendo os modelos na faixa de 650 cilindradas, temos:
GS 650 - DL V Strom 650 – Transalp 700 - Teneré 660 – Versys 650
Todas com um consumo médio de 18/20 em ritmo de viagem.
No teste ride, descartei logo a Tenere 660 e a GS 650 pela vibração do motor. Em longas viagens faz muita diferença. Muita reclamação dos proprietários da GS 650 por problemas elétricos. Tenere muito alta (banco)
Gostei muito da Versys, mas achei o banco meio alto, e parar com a moto carregada fica complicado, principalmente se o pé escorregar. Motor quase sem vibrações e sem barulho. Preço muito alto pelo que a moto oferece ( R$ 30.500,00 + frete + documentação)
Adorei a DL 650, muito confortável, mas meio pesada para trânsito urbano, e alta para meus padrões. Fiquei muito interessado. Excelente motor, sem vibração e quase sem ruídos, a não o inconfundível barulho da canopla batendo dentro do motor. O mecânico disse que regulava e o barulho parava. Achei meio estranho uma moto nova com esse barulho. Tanque excelente. Boa ergonomia, mas, fiquei sabendo que ela seria reestilizada. Preço aqui: R$ 32.500,00 sem xuru melas. (Incluir no preço o frete + a documentação)
Aí fui à Honda fazer um teste ride com a Transalp e me deparo com a NC 700 X., que nem fazia parte do meu cardápio. Fiz o teste na Transalp e gostei muito, parecida com a DL 650, mas com um porém. Não tem como rebaixar um pouco a suspensão traseira. Confortável, ágil, boa no pavimento.
Aí o vendedor insistiu para fazer um teste na NC 700 X. Esquece tudo que você sabia sobre moto. Simplesmente adorei a ergonomia e a tocada da moto. Parece que a motor esta desligado de tão silenciosa, em comparação com as outras. O vendedor disse que estavam fazendo 28 km por litro. (História de vendedor, pensei comigo). Andando, o motor não tem vibração, somente um som característico.
Fui para a Internet e dá-lhe consultar sobre os três modelos. DL 650, Transalp e NC 700 X.
- Vi que as vendas da Transalp despencaram depois do lançamento mundial da NC 700 X. Caíram de 200 unidades para 20/mês.(Abraciclo)
- Apesar do motor da NC 700 X ser de baixa rotação, tem força e final parecida com os outros modelos aqui destacados. Comparativos via Internet.
- As vendas da NC 700 X depois do lançamento (+ - 400/mês) e quase igual às vendas de todos os outros modelos aqui mencionados juntos.(Vendas Abraciclo - 2012/2013)
- Vi que a NC 700 X é um lançamento mundial da Honda.
- Proprietários conseguindo médias de 28,8 km por litro na estrada.
- Preço da NC 700 X o mais baixo entre todos os modelos - R$ 29.000,00 (Moto + frete + documentos + alarme).
RESULTADO:
Comprei a NC 700 X vermelha.
Primeira abastecida = 24 km\litro, ou seja, autonomia para mais de 300 km na estrada. Porém acho que vai melhorar, pois pequei muito trânsito urbano.
Inconveniente. Tanque embaixo do banco. Como instalei baús laterais e um traseiro, aliado ao bagageiro, não precisa colocar nada em cima do banco. Nos abastecimentos, nas viagens, sempre costumo sair da moto para esticar as canelas, fazer verificações de praxe na moto, ir ao banheiro, etc e tal.
Realmente a NC 700 X é feita para o asfalto, mas andei muito bem em estrada de chão e achei-a bem confortável, assim como andei muito bem com a Mirage 650 em estrada de chão. Depende somente do motociclista, a moto é um mero acessório.