Caro amigo Transalp, agora conhecendo um pouco mais de BMW, já te falo que a moto não é tão indestrutivel quanto se pensa. Não que a minha tenha dado problema, mas pelo que escuto de outros proprietários que tem BMW a mais tempo. A moto tem sim uma mecanica muito robusta, tem conforto, ciclistica, segurança, desempenho e como o valor das motos é mais alto e elas depreciam menos do que a media de mercado, é uma moto que vale a pena tratar bem, vale a pena investir.
De maneira geral os proprietários de BMW são motociclistas experientes, que tem bom poder aquisitivo, que buscam conforto. Também existem uma quantidade pequena de concessionárias da marca. Tudo isso leva a marca a ter um status de moto "superior", mas na pratica, se vc tratar mal, se fizer gambi como se faz muito por ai em motos mais baratas, uma BMW vai dar problema como as motos de outras marcas. Tudo depende de como se usa e como se cuida da moto. O que ela tem de realmente mais robusto que a média é o motor boxer.
As GS1200 a partir de 2008 incorporaram uma eletronica pesada que tem dado muito problema. Tem muito proprietario de GSA reclamando que fica na estrada com moto de 90.000 reais. Mas a BMW te da 2 anos de garantia 24h, ou seja, busca sua moto onde estiver e te coloca num hotel ou de manda pra casa.
É esse tipo de "mimo" que faz a BMW ter o status que tem.
Quando um cara compra uma BMW usada, pode mandar fazer uma "vistoria" na autorizada BMW, e pela módica quantia de 3.500 reais, a moto pode passar a ter garantia de fábrica por mais 2 anos com a assistencia BMW inclusa.
Eu não fiz esta opção, pois achei muito caro. Vou fazendo a manutenção preventiva e cuidando bem dela e espero que não de problema.Core39954,6962731481
Cara, minha experiencia de quemsaiu de uma Buell é que é o custo normal de manter uma moto grande, com a vantagem que o seguro é mais barato.
Não é mais caro do que outras motos de grande porte do mercado. Uma revisão de 10.000 da BMW custa 520 reais. A de uma Vstrom é um pouco menos, mas é de 3 em 3mil/km. A KTM tb faz revisão de 3 em 3. A GS não tem relação pra trocar. O óleo dela é o mineral, e eles recomendam uma troca intermediaria entre as revisões, ou seja, uma troca a cada 5mil/km que não chega a 100 reais. Tratando a moto bem não se gasta muito não.
Vai ver quanto é a manutenção de qualquer uma esportiva japa. Não fica muito diferente não. Só não pode cair com ela, mas novamente, não é muito diferente do que cair com uma hornet. Um amigo meu caiu de hornet, e teve alguns ralados na moto, nada demais. Só mandou fazer pois tinha seguro e a conta ficou em 10.000.
Eu pensei bem em tudo isso antes de decidir comprar a BMW, porque eu não sou rico e não tenho como gastar uma fortuna com manutenção de moto.
Olha core, a famas das BMWs eh serem realmente "indestrutiveis", mesmo com maus tratos.
Palavra da exigente imprensa inglesa...
Mas claro, pra isso, voce deve manter uma manutencao periodica decente.
E eu nem cogitaria gambiarras...
Pessoal, to a 8 meses agora com a moto. Peguei ela com 8200km e hoje esta com 15000km. Acho pouco, gostaria de ter rodado até mais, mas a patroa ficou gravida, e to um pouco limitado para rodar nos ultimos meses.
A moto continua funcionando como um relogio; Para não dizer que não tive problema nenhum, tive mau contato no acionamento das setas. Levei na Officer e me custou 60 reais para desmontar, limpara e montar de novo. Segundo o mecanico isso é normal pois acumula agua e sugeira com o tempo que pode causar isso.
Fiz uma viagem de 2000Km para a Serra do Rio do Rastro, onde enfrentei bastante frio e chuva, fui ao rio de janeiro e alguns bate-volta pelo estado de SP. Isso sem contar o uso diário para o trabalho.
Alem disso troquri a pastilha de freio traseira que tava no osso aos 12.000Km. Comprei na General por 120 reais instalada da marca Carbone Lorraine. Mais barato do que eu esperava encontrar e MUITO nmais barata do que na autorizada. Fora isso fiz mais uma revisçao aos 11.000Km, pra entrar no trilho do manual, e me custou cerca de R$600.
Estive nos EUA nesse meio tempo e comprei um filtro de ar K&N e um jogo completo de pastilhas de freio, mas ainda não instalei. Mando instalar o K&N na próxima revisão. Escape eu queria por tb, pois gosto de um barulho mais encorpado, mas tenho que ir ao EUA de novo pois aqui é muito caro.