Para os que não sabem essa Anta aqui que vos escreve cometeu o sacrilégio de tombar, repito tombar com a Ruivinha pelo simples fato de ter esquecido um maldito cadeado do qual nem mesmo precisava ter colocado no seu disco de freio dianteiro, pois estava num local fechado e tenho seguro.
Graças aos poderes ocultos de Jackie Jam num golpe de extrema agilidade em face ao meu "corpinho de atleta com exatos 113Kg" consegui fazer com que a "leve queda" prejudicasse apenas o meu joelho com um suave arranhão e provocasse na Ruivinha apenas o "entortamento" do seu manete de freio.
Recuperado do susto e após ter levantado a mim e a minha querida do chão, agradeci a Nossa Senhora das Motos pelos mínimos problemas causados visto que nada demais sofreu minha XTZuda. Nem um arranhão sequer.
Sendo assim tive que ir na concessionária mais cedo, antes mesmo da revisão dos 1000 Km, e lá troquei o Manete e aproveitei o embalo e mandei instalar um Protetor de Motor vulgarmente chamado aqui de Mata-cachorro. Ao iniciarem o processo de instalação deste protetor noto que um dos parafusos de fixação do motor ao chassi será usado para afixar tal acessório. O problema é que o parafuso original não oferece a dimensão exata para afixar tanto o motor ao chassi quanto o protetor ao chassi. Isto posto, a loja coloca outro parafuso, mas que não me pareceu confiável e "comecei a reclamar". A chefA da oficina junto com o mecânico chefe começaram a me explicar que era assim mesmo, que em todas a que instalam o mata-cachorro colocam esse parafuso e tal.
A pergunta é:
- Posso confiar? O parafuso, segundo me consta, é de ferro e não de aço como o original (a cor do que colocaram é prata, como um parafuso comum e o original é esse da foto). Teria algum problema? Eu já encontrei numa loja especializada em parafusos um de aço onde o vendedor me informou que tem mais resistência, mas que usa uma chave diferente da comum (chave "Allen" eu acho). E ai? Confio na autorizada ou nos meus instintos? Em tempo: Não notei nada de anormal até agora.
Cara, eu nao confio nao, e outra, essas paradas instaladas no mesmo parafuso que prende o motor hummm, sei não, com a mesma "leve queda" que vc tomou pode causar damos maiores pois a tendência é o mata-cachorro receber todo o peso da moto e consequentemente "descontar" tudo no chassis, mais precisamente na parte onde prende mata-cachorro/motor/chassis.
ué, não entendi onde que se fixa esse "outro parafuso". mas gostei do protetor. bom saber q existe. ficou até bonito, mais "agressivo".
acho q não deve ter problema com o material não. mas talvez com a porca, que tá com cara de que vai sair do lugar com a vibração...
uma idéia é passar ESMALTE DE UNHA na parte do parafuso em que a porca vai se afixar. assim vc simula uma tinta industrial, daquelas usadas para fixar os parafusos do quadro de motos (evita que saiam do lugar devido a vibração, mas não impede que sejam removidos com ferramenta).
abs
Mauricio, o Mala.
Fã de teorias absurdas.
O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)
O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!
Não existe parafuso de ferro. Pelo menos de 1950 pra cá.
O que existe são parafusos com diferentes classes de resistência.
A yamaha pelo visto usa alguma especificação alemã, que só dá um número. Amanha confiro melhor isso e te passo certinho vendo por algum livro de elementos de máquinas.
Mas no básico é o seguinte, se vc tem um parafuso numa aplicação qquer onde é especificado e usado um parafuso vamos supor, de classe 12.9 para um torque x, e vc vai lá e põe um 8.8 para o mesmo torque x, vc está trocando um parafuso d maior resistência por um de menor resistência. Quer dizer que vai quebrar? Não necessariamente.
O que ocorre é que o 8.8 com o mesmo torque vai alongar um pouco mais durante o aperto, não tranaferindo a mesma força de contato para as superfícies que ele une. No caso de um motor, que é algo que vibra, corre-se o risco de ele afrouxar.
No pior dos casos, durante o próprio aperto ele pode cisalhar e arrebentar.
Olhando o parafuso que vc mostrou. o que eu digo:
O original da yamaha é temperado em óleo. Este acabamento escuro que ele tem na indústria é chamado de enegrecido em Têmpera, é a prova de que foi temperado e provavelmente é um de alta resistência, 12.9, 15.5 ou equivalentes de outras normas.
O outro, que vc diz que é pratreado, reebe uma tal de bicromatização, eu chuto que é de classe menor, do contrário deixariam com o acabamento preto mesmo, pois como sai do processo embebido em óleo é bem resistente a corrosão.
Vai numa loja de parafusos, compra um com a mesma especificação do original e troca na concessionária, e ainda fica de olho e força eles a apertarem com torquímetro no torque especificado, de preferencia olha o manual de serviço, e confere, pq já deu pra ver que na sua oficina os caras enrolam.
Deve haver pouco histórico de problemas com estes parafusos pq os originais são superdimensionados geralmente, então o colocado depois só fica mais no talo, mas ainda assim aguenta bem, mas nunca é ruim ir pelo melhor caminho e fazer a coisa certa. Ainda mais que é um parafuso mais ongo pelo que eu entendi, e neste caso, baixar a resistência dele é ainda pior.
, realmente acho que o efeito pode ser diferente do esperado, transferindo um impacto de quebra de manete em torção do chassis.
Tambem não gostei do modelo
, prefiro aqueles tipos chapa
igual a tornado (odeio tornado)
.
E parabens a resposta do
Frey
, isso sim é que é resposta.
Quanto a porca, acho mais apropiado usar uma porca travante do que o esmalte de unha, mais vale a liçaõ na falta da travante vou de esmalte. soh resta uam duvida....
Sabe qual a melhor resposta que qquer eng dá pra qquer pergunta?
Depende
Eu não sei como é este cilindro da yamarra.
Não sei se o o cilindro é todo fundido em alumínio com uma carga cerâmica, não sei se é só na região de contato com o pistão.
Se for o que eu penso, um cilindro de alumínio fundido com uma carga cerâmica, temos o que se chama de MMC (metal matrix composite) ou compósito de matriz metálica. São materiais difundidos em algumas aplicações, bem novos e que demandam uma Sr controle de processo pra serem feitos. Eu tento a 2 anos fazer um MMC de Alumínio com carga de alumina(al2O3) e não consigo fazer direito pq as coisas não se misturam.
Na industria se usa Alumínio com carga de SiC, carbeto de siício, isso é feito com certa tranquilidade, a unica vantagem da alumina seria o preço, em menos, tecnicamente daria na mesma, desde que se consiga fazer, eu não consegui.
Vantgens, aumenta muito a Dureza do material, por consequencia a resistÊncia à abrasão. Piora um pouco a condutividade térmica. E cria-se um outro problema, se o cilindro for muito duro, passamos a gastar mais o anel. Isso sem contar que olhando um material destes no microscópio vc verá algo parecido com uma lixa, ou sexa, alumínio cheio de pedrinhas com a dureza próxima do diamante. E fundiona como uma lixa mesmo. Num ensaio de desgaste onde um corpo de prova de alumínio é desgastado por um pino de aço inox, o mesmo corpo de prova agora com MMC resiste muito mais e ainda arranca bastante material do pino de inox.
Ahhh, então este cilindro desgasta o anel?
Não, pq é aí que entra o Ni-P. Ligas bastante conhecida por ter coeficiente de atrito bastante baixo, também bem dura, e com ótima capacidade de ser polida (coisa que o alumínio não tem, pois sempre é riscado). Dizem aí que tranfere mais calor, aí não sei.
Frey você é o cara. Sua resposta está absolutamente correta. Eu havia conversado de novo com o mecanico chefe e ele me falou:
"Esse tipo de parafuso de ferro difere apenas pelo fato de que suporta menos torque. O original da Yamaha é de aço porque no processo de montagem é usado uma parafusadeira mecanica é esse tipo de parafuso não suportaria o esforço do equipamento"
Depois fui numa loja de parafusos é lá o vendedor extremamente competente me explicou:
"Não há mais parafuso de ferro. O que há são parafusos com diferentes classes de resistencia. Numa analise do parafuso original que levei a ele ficou claro que ele é do tipo 12 alguma coisa. O que havia sido colocado além de não suportar o mesmo torque pode enferrujar de forma mais rápida pela falta do tratamento já citado pelo FREY."
Já estou com o novo em mãos no mesmo padrão do "de fabrica". Agora é só trocar!
O pistão forjado tem uma grande vantagem sobre o fundido.
Como ele tem uma resistência mecânica maior, vc pode fazer uma peça mais fina, com paredes mais delgadas, e ela terá a mesma resisência que um fundido.
Ahh, então qual a vantagem?
Fazer um pistão mais leve. Assim o motor gasta menos energia pra fazer o pistão subir e descer além de diminuir a massa oscilante, ajudando a diminuir vibraçoes.
Se é mais resistente ao desgaste?
Não sei, depende da liga, tende a ser maior, mas pode até ser menos, pois há umas ligas fundidas de alto silício com ótima resistÊncia ao desgaste, muito usadas nestas aplicações.
Eu não sou o cara coisa nenhuma, só trabalho com isso todo dia.
Se não souber eu ganho a conta...hehe
João Tadeu39192,737962963
Frey, dê uma olhada neste documento e nos repasse, por favor, suas opiniões sobre os materiais empregados e a teórica durabilidade dos componentes, caso seja possível.