Eu gostei.
Mas será quando?
Yamaha promoveu aquele que deve ser o lançamento de moto mais importante da Índia nesse ano, o da nova FZ e FZ-S versão 2.0.
A FZ foi inicialmente batizada de FZ-16 quando foi lançada em outubro de 2008. Naquela época causou grande furor, inclusive aqui no Brasil, muito por conta de seu robusto visual e excelente acabamento. Os brasileiros, ainda contando somente com YBR Factor 125, pela Internet, criaram uma expectativa muito grande de que fosse essa moto viesse para o Brasil, o que foi descartado pela subsidiária daqui. Foi necessário esperar até setembro do ano passado para ver um novo modelo da Yamaha nessa categoria, a Fazer 150.
Enquanto isso, a FZ passou a ser exportada para outros países, inclusive alguns da América do Sul, recebeu novas versões e se consolidou como um sucesso de vendas na Índia, recebendo só agora uma verdadeira atualização.
Curioso é que a Yamaha passa a ter pelo menos três modelos de mesma categoria para atender as especificidades de diferentes mercados. Essa FZ e FZ-S para a Índia e países da América do Sul e Central, entre outros, a MT-125 recém lançada para a Europa e a nossa Fazer 150, por enquanto, exclusivamente para o Brasil.
As novidades dessa versão 2.0 são várias, mas as principais são um visual mais moderno e arrojado e um novo motor que passa a ser alimentado por injeção eletrônica. O motor da antiga versão tinha 153 cc e era alimentado por carburador enquanto esse novo, chamado de “Blue Core”, tem 149 cc e sistema de injeção. Com esse propulsor de comando SOHC a moto ganhou mais economia de combustível, cerca de 14%, mas ficou um pouco menos potente e com menos torque, ficando agora 13,1 CV a 8000 rpm de potência e 12,8 Nm a 6000 rpm de torque contra 14 CV de potência a 7500 rpm e 13,6 Nm a 6000 rpm de torque do motor antigo. Apesar disso, a Yamaha afirma que o desempenho ainda ficou 3% melhor em termos de aceleração.
O visual foi atualizado com um novo conjunto ótico frontal, similar ao das motos maiores da marca, novas carenagens laterais, assento bipartido, escapamento redesenhado, paralama traseira maior e mais alongado, rabeta mais afilada e suporte de placa mas curto e esportivo e tanque de combustível redesenhado.
Além dessas modificações, o painel de instrumentos ganhou um novo display de LCD que agora passa a ter um indicador de regime de economia (ECO), novos ajustes nas suspensões, pneus com diferentes medidas e o quadro recebeu algumas alterações. Todas essas modificações tornaram a versão 2.0 3 Kg mais leve, com peso (seco). O freio traseiro foi mantido com tambor, apenas o dianteiro é com disco.
Essa nova versão já entra em comercialização na Índia a partir desse mês de julho com duas opções de cores para a FZ, preto e vermelho, e preço de 76.250 rúpias, o quê, numa conversão direta, se equivaleria a pouco menos de 2.900 reais, enquanto a FZ-S terá quatro opções de cores, azul, branco, verde e laranja, e preço de 78.250 rúpias, algo menos do que 3.000 reais numa conversão direta.
Fonte:
sobremotos.solupress.com/sobremotos/news...cles/article8973.asp