Vela de iridium com cabo amplificador de centelha na lander

14 Mar 2013 22:54 - 14 Mar 2013 22:58 #1 por dladeira
Pessoal, alguém tem informações para compartilhar a respeito dos resultados de se instalar esse kit na lander?
Vale a pena investir também no cabo ou só a instalação de vela de iridium já faz alguma diferença?
Com a vela de iridium e notável alguma melhora em performance e consumo?

Obrigado a todos.

Daniel ladeira

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Mar 2013 21:07 #2 por Sidious
Coloquei a vela de iridium na terereca e gostei do resultado. O motor funciona de maneira mais linear e responde mais rápido. A mudança é bem sensível mas vale a pena pela durabilidade maior da vela. Quanto ao "amplificador de centelha" eu confesso que não acredito nisso. Um cabo de melhor condutividade talvez funcione bem ao propiciar menos esforço para a bobina.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Abr 2013 14:30 #3 por dladeira
Comprei hoje o kit, vela NGK iridium + cabo ibooster F1 (indicado para 250cc)

Estou esperando chegar a encomenda para instalar e ver o que acontece afinal.

Sobre o cabo ainda tenho a seguinte dúvida. Um amigo, acostumado a fazer trilhas, já da velha guarda, dizia que em sua época eles faziam um chanfro no eletrodo lateral da vela, na mão mesmo, para garantir a maior concentração da centelha. Tudo bem que consumia mais rápido a vela mas segundo ele, isso, aliado a outros pequenos detalhes no somatório final fazia diferença.
Outro desses detalhes, segundo ele, era encurtar o máximo possível o comprimento do cabo da centelha. A explicação parecia até lógica, com a finalidade de reduzir a distância para que fosse produzida a centelha na vela.

Posso estar fazendo confusão nas minhas idéias aqui. Esquecendo detalhes que mudem tudo de figura. Mas o que eu gravei era essa distância encurtada do cabo. E ai vinha a dúvida: quando for instalar o novo cabo, eu devo cortar o meu bem curto para deixar essa distância entre a bobina e a vela dependendo apenas do comprimento do cabo novo, e talvez assim ele faça mesmo alguma diferença? Ou é um risco desnecessário, uma vez que se eu quiser voltar a configuração original, eu teria que comprar outro cabo de vela padrão, já que ele cortado não alcançaria mais a distância necessária para se ligar à vela?

Bom, desculpe a confusão mas é mais ou menos isso.

Obrigado.

Daniel

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.078 segundos