Diario de Bordo-Lander-Consumo-Relação CoroaPinhao

26 Set 2011 18:37 #1 por dladeira
Tenho uma LanderX 2008, atualmente com 26.000km, rodava em média 30 a 40km por dia dentro da cidade e a média de consumo era em torno de 29km/l. Nunca fui muito de regular o acelerador e ela fazia essa média, pra mim, ótima.

Me mudei pra fora da cidade há um ano. Rodo atualmente 70km por dia em média sendo mais ou menos 60km em estrada (30 em BR e 30 em estrada secundária, curvas e serra). Mantendo a tocada despreocupada, a moto começou a fazer a média de 25km/l. Resultado disso, algumas paradas sem gasolina pelo caminho até aprender a nova média da moto.

Comecei a regular a mão e durante 4 tanques procurava respeitar o contagiros em torno dos 5/6.000rpm. E a moto voltou aos seus 29, 29,5km/l.

Sempre que pude, abastecia com gasolina aditivada, procurando as propriedades de manutenção do motor. Recentemente abasteci 2 tanques com a Pódium da petrobrás (tem concorrência pra ela? Nenhuma outra bandeira tinha gasolina de alta octanagem, somente as aditivadas)
Não percebi diferença de desempenho pelo uso dessa gasolina (sabendo que devido a taxa de compressão da minha moto não notaria mesmo alguma diferença) mas ficava aquela impressão, aquele efeito placebo de que o motor estava funcionando mais redondo, cheio de saúde, isso ficava. Nem o consumo mudoou, permanecendo ali na casa dos regulares 29,5km/l.

Pra rodar na cidade a moto é ótima, confortável, ágil, divertida. Pra pegar estrada todo dia, com meus 1,85m, a moto fica pequena, falta aquele conforto de ter mais motor, balança ao sabor das rajadas de vento. Deu máxima de 145km embalada na descida.

Há uma semana o Pinhão ficou "banguela" e a corrente começou a patinar quando arrancava forte. Levei pra trocar o pinhão na autorizada yamaha.
Pinhao de 13dentes, R$ 120,00. Achei caro e optei pelo genérico. Porém na loja so tinha pinhão de 16 dentes, como não podia perder muito tempo sem a moto resolvi experimentar a diferença que faria na relação, e o genérico nao tem as borrachas no acabamento, mas vá la. Um terço do preço, R$ 40,00. Troquei o óleo, o pinhão, paguei a mão de obra e ficou mais barato que o pinhão original.

Porém senti uma piorada no rendimento da moto. Perdeu um pouco da esperteza do motor e aumentou o consumo. Todo dia quero voltar pra relação original. Preju de R$40,00 pela pressa e por topar a experiência.

O mecânico ainda acusou o final da vida da corrente. Me mostrou ela empenada. Disse ser normal pelo desgaste, uma parte está mais tensionada que a outra. Corre o risco de arrebentar segundo ele, mas disse que ainda dá pra rodar um tempo. Uma nova na autorizada custa R$ 350,00. A coroa custa R$ 70,00. Se fosse trocar toda a relação morreria em quase R$ 600,00 com a mão de obra. Vindo de uma revisão completa que me custou R$ 300,00, troca dos pneus dianteiro e traseiro, pastilhas de freio, ainda vou morrer nessa grana da transmissão, f*d*.

Estava com planos de vender a moto e pegar uma maior mas não sei o que valerá mais a pena. Se tiver que arrumar tudo, não vou querer gastar a grana pra vender. Fora o risco de comprar uma usada e também ter que gastar alguma grana nela.

Dúvida. Mas se pintar um bom negócio eu vendo. Pesaroso por gostar da moto, mas esperançoso de coisa boa por ai.





dladeira2011-09-26 21:51:15

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2011 19:18 #2 por Soueu
Tá muito cara essa relação original. Veja as paralelas http://lista.mercadolivre.com.br/Kit-Rela%C3%A7%C3%A3o-Xtz-250-Lander
Podem durar menos, mas custam muito menos.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2011 19:34 #3 por Gui Jungkenn
nossa 140 num pinhão.



eu se fosse você nem entrava mais em CC, sua moto ja tem todas as peças que precisa no paralelo, e com qualidade.

Viva para ter o que lembrar, Pois vai chegar o dia em que a sua maior riqueza serão as lembranças.
RD135
NX350

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Set 2011 07:29 #4 por dladeira
Pois é. Foi exatamente o que fiz. E com indicação do próprio vendedor da CC. O problema foi que eu comprei um pinhão de 13 dentes, mas ele nao encaixou no passo da corrente. Agora não lembro do porque que aconteceu isso. Apesar dele ser de 13 dentes também, o passo era outro. Ai voltei na loja e troquei o pinhão, mas do que seria o certo, eles so tinham de 16 dentes. Como eu estava com um pouco de pressa, resolvi arriscar e hoje sinto a diferença. O motor parece estar sempre fazendo mais força pra tudo. Perdeu a retomada e consequentemente o consumo da moto que estava na casa dos 29,5km/l caiu pra 26km/l.

Como estou querendo vender a moto, estou mantendo a manutenção rigorosa da relação e dando um tempo pra ver o que vai acontecer. Se eu resolver continuar com ela por mais um tempo enquanto economizo pra comprar a outra (xt660, ou suzuki bandit, ou algum bom negócio em uma moto a partir de 600cc) ai eu trocarei a corrente de transmissão e voltarei o pinhão pra relação original.

Algum interessado em uma LanderX, 2008, apesar da relação trocada é um bom negócio, está muito bem conservada, boa moto.

Abraço a todos.

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.130 segundos