Lander X 08/08 - Sintomas aos 22.000Km

27 Jul 2011 15:59 #1 por dladeira
Galera, seguinte, tenho uma Lander x 08/08, esta com seus 23.500Km.

Quando fez 22.000Km, levei para uma revisão geral (na autorizada yamaha, como sempre levei) e troca dos pneus dianteiro e traseiro. Gastei R$300,00 fora os pneus (R$ 550 pelos dois - Pirelli). Pelo que li no manual, referente ao que seria revisado na moto, esperava receber uma moto praticamente nova. E a dizer dos pneus novos, principalmente o dianteiro, nossa quanta diferença eu senti ao tirar a moto da oficina.

Porém começaram os grilos. Sempre que tiro a moto da oficina fico sismado que tem algo diferente, até ir me acostumando de novo. Mas dessa vez nao me acostumei. Fiquei um pouco inseguro por que li no manual que deveriam ser revisado itens como as juntas do escapamento, oleo da suspensao dentre outros um pouco mais específicos que só os filtros de ar e óleo, e acontece que quando pergunto ao mecanico se isso foi feito ele dizia que sim, e que estava tudo OK. Então o que poderia fazer além de confiar na palavra do cara. Estou sentindo uma falta de potência na moto, ela parece menos "esperta" que antes, na quinta macha nao desenvolve mais tambem. A sensação que tenho as vezes é de estar meio entupida. Abasteci os dois ultimos tanques com aditivada e nada mudou (também nao sei se mudaria). E desde então tenho notado que o consumo também aumentou.

Quando antes eu fazia em média 29km/l numa tocada mais econômica e em torno dos 26,5 a 27km/l quando enrolava mais o cabo, hoje nao passo dos 25km/l. O que pode acontecer que faz com que o consumo da moto aumente dessa forma? Os trajetos que uso sao praticamente os mesmos, nao mudaram.

Paralelo a isso tudo estou com uma dúvida sobre o esticamento da corrente. Depois de um pneu traseiro furado, fiquei encucado do borracheiro saber por a roda na distância correta. Procurei reparar se a marca que o parafuso que segura o eixo da roda estava em cima da marca antiga, na balança da suspensão, e estava até alguns milimetros a mais pra trás. Mesmo assim tenho uma forte impressão de que a corrente pode estar um pouco frouxa. Fico reparando que ouço um barulho que vem dela, que antes nao notava. Fica parecendo uma twister. Não sei se é por que estou mais atento mas tenho quase certeza que ela nao batia assim.

Queria saber se o esticamento da corrente interfere no desempenho e consumo da moto.

Bom, desculpem o post longo, mas achei que era necessário pra situar as dúvidas.

Agradeço a atenção e ajuda que puderem dar.

Grande abraço a todos.

Daniel

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Jul 2011 16:55 #2 por Sidious
Bem, vou dar uns pitacos pra você ficar mais tranquilo

Os pneus novos tem um agarre maior que os antigos. Por estarem com os cravos novos, é normal que eles aumentem um pouco o consumo. Verifique a pressão pelo menos 1 vez por semana. 1psi a menos faz uma diferença significativa no consumo.

Sei que é bobagem, mas um pneu novo tem uma circunferencia um pouco maior que o pneu velho. Não creio que essa diferença possa afetar nas arrancadas.

Troque de posto de gasolina. Pose ser qua a gasosa da sua companheira seja cristã (batizada). Gasolina aditivada não dá mais força ao motor, apenas auxilia mais na limpeza. Gasolina premium (de alta octanagem com petrobras pódium e shell v-power racing sim, e o desempenho melhora sensivelmente) é que deixa a moto "esperta".
Nas carburadas a variação de temperatura e umidade altera de forma perceptível o desempenho do motor. Sua moto é injetada e creio que ela não sofra essas variações de forma significativa.
Julho costuma ser uma época mais fria e com ventos na maioria das cidades, pode ser que o vento é que está prendendo a sua moto e refletindo no consumo junto com os pneus novos.

Na ybr a yamaha especifica uma folga de 2 a 3 cm (de uma olhada nesta página aqui. se as imagens não carregarem, atualize a página) www.Motonline.com.br/forum/forum_posts.a...estalando-quando-sai
Não sei qual é a folga da lander, mas deve ser por aí.
E pra terminar o pitaco: A melhor forma de não ter grilos com a concessionária é você mesmo fazer o trabalho ou descobrir um mecanico que seja de confiança. As únicas coisas que eu ainda não faço na minha moto é regular o carburador e trocar o óleo da suspensão, porque até alinhar roda eu faço em casa...rs se você gostar de mecânica, vai se divertir um bocado pois a maioria dos ajustes é bem simples de ser feito.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

28 Jul 2011 17:26 #3 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lander X 08/08 - Sintomas aos 22.000Km
Acrescentando às ponderações de Sidious,
Com o pneu traseiro novo, o diâmetro é maior e como o sensor de velocidade está no câmbio é normal o velocímetro marcar a menor do que marcava com o pneu desgastado.Mas vc. diz sentir a moto meia "entupida"; sugiro leva-la à agência onde foi efetuada a revisão e dentro de seus direitos de garantia de serviços, solicitar uma checagem. Esse sintoma é próprio de motor com mais gasolina que ar, peça para verificarem o filtro de ar e o sistema. Pergunte se foi calibrada as válvulas (pode ser válvula presa). Enfim, você pagou por um serviço que deveria ser satisfatório. Faça-o ser !
Quanto a corrente, normalmente as cc deixam muito esticadas. Isso força o conjunto, pois sua moto tem um curso longo de suspensão e para isso a corrente tem de ter uma folga maior que das motos streets. No seu manual do proprietário há a indicação da folga recomendada.Também confira a pressão dos pneus. Eu costumo calibrar sempre com 4 libras a mais(costume desde os tempos de bike, onde aprendi que pneu mais cheio fura menos, dura mais e dá maior velocidade em prejuízo só o conforto). Faço isso em casa, pois o pneu está frio e há muita discrepância entre os calibradores dos postos.

soueu2011-07-28 20:31:46

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Jul 2011 13:57 #4 por Richbr2007
Cara minha lander estava com um problema parecido, mas nao foi da revisão, foi o desgaste da borracha da injecao, sentia ela fraca nas retomadas e bebendo pra cacete. troquei a borracha 40 dilmas e agora esta ok de novo

Quem falha em planejar está planejando falhar...



Quer asinha, seja uma boa pessoa que quando morrer vc vai ganhar 2



Gsx650f "Black Dragon" Guarapari-ES

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2011 16:57 #5 por dladeira
Galera, antes de tudo obrigado pela atenção ai.

Então, esse final de semana eu pus em prática lá em casa as dicas que me deram. Li o manual de novo e segui as recomendações. Quando à corrente, ela realmente me pareceu estar esticada da forma que deveria. Após lavar a moto, limpei a corrente com tiner, deixei secar e lubrifiquei.

Quanto aos pneus novos, eu realmente nao sei se seriam eles a fazer o efeito que esta me incomodando. Essa foi a segunda vez que troquei, e antes nao tinha percebido essas coisas.

A impressão é mais no motor mesmo. Sabe quando vc acelera e sente que ela vacilou? Como se vc estivesse prestes a ficar sem gasolina. Eu acredito que possa ser algo referente a alimentação mesmo.

Eu estava grilado até por que como pego estrada todo dia (cerca de 15KM de BR) as vezes nao me seguro e levo a moto mais no limite. Chegando a rodar a 130km/h ali na casa dos 8.000rpm, por cerca de 10 a 15 minutos. Considerando que a máxima que ja vi ela conseguir chegar foram 145Km/h, sei que devo estar forçando, e que uma hora vai me cobrar essa acelerada a mais. Suspeito as vezes até da condição do escapamento. Fora o som que ele emite, o que mais pode me mosrar o estado do escapamento? Ele interfere diretamente no rendimento do motor, certo?

Ia limpar o filtro de ar, apesar de nao parecer estar muito sujo, mas pedia no manual que eu usasse óleo motor e eu nao tinha. Ai dadas as circunstâncias, como nao estava tao sujo também, so voltei pro lugar.

Richrbr, o toque da borracha da injeção desgastada eu só li agora. Vou procurar saber se está ok.

Vou dar mais esse tamque pra ver o comportamento dela, se nao vou levar na consercionaraia e pedir pra darem uma olhada.

Sobre os escapamentos, eu tinha vontade de trocar por um mais esportivo. Alguma marca mais recomendada? Por aqui so vejo o mesmo model Protork, todo mundo poe ele, nao queria por o mesmo.

Grande abraçø pessoal. Ate mais.

Daniel Ladeira
BH/MG
Lander X 2008

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Ago 2011 17:02 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lander X 08/08 - Sintomas aos 22.000Km
Ao substituir o escapamento por um esportivo, terá que remapear a injeção eletrônica, caso contrário haverá prejuízo de desempenho.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2011 07:57 #7 por Rafael.P.Silva
dladeira, blz mano? quanto a limpeza, o thinner é mto corrosivo,

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2011 11:41 #8 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lander X 08/08 - Sintomas aos 22.000Km
É a corrente original tem retentores. O ideal é não usar nenhum solvente que agrida plásticos e borrachas.Agua e sabão em pedra com uma escova, depois de seco, com uma escova de destes descartada, escovar todos os elos com óleo 90. Simples e prático.
Eu não lavo as correntes. Pego óleo queimado e escovo toda a corrente (limpa e mela). Depois retiro tudo com pano (aquelas meias, cuecas, camisetas,etc descartadas). Depois passo óleo 90 c/ grafite.Em uma moto(xt) eu mesmo fiz um recipiente que sob controle leva óleo diretamente à corrente na coroa com a moto rodando.Como a relação dela é cara tem de cuidar bem.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Ago 2011 12:45 #9 por leonardozanella
Ou melhor, troca sua lander com a minha fazer, pau a pau, minha moto não tem dessas coisas...

Preservem nosso Planeta, ele é o único que tem CERVEJA!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2011 11:42 #10 por Rafael.P.Silva
i ae Soueu,

interessante heim, vou zoiar essa dica sua.

Vitória/ES
Lander Vermelha

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2011 13:45 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico Lander X 08/08 - Sintomas aos 22.000Km
.

soueu2011-08-03 16:48:15

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Ago 2011 13:51 #12 por Soueu

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.226 segundos