Flexível de Freio Aerokip - Tenere 250

18 Abr 2011 19:15 #1 por LMattosBS
Instalalei o Flexível de Freio em malha de aço RCA na Dianteira da 250 Tenere... com Fluido Motul Dot 5.1 usando as pastilhas originais Nissin com 7000km rodados..

Impressões:
Tranca até o pneu dianteiro cantar, fiz testes de redução de 60km/h até 0 e no final chega a marcar o chão com a borracha.

Engole o curso da suspensão, parece que a suspensão tinha que ser mais rígida.
A força aplicada a manete é totalmente repassada para pinça quase sem perdas, como estava com o costume de forçar a manete para freiar devido ao flexível original, tive essa primeira impressão em relação a suspensão.
Manete fica com o cuso bem curto no inicio e não fica muito progressivo, ainda falta tato com a nova situação.
Com os primeiros quilômetros rodados já deu para readaptar ao novo freio, e sentir a progressividade e uma maior sensibilidade ao ter que dosar o freio.

Dá uma sensação maior de segurança. Mas não dá para abusar e nem e seguro.

Tem que treinar, pegar um local tranqüilo e com alguem perto que possa te socorrer.
Começar devagar e ir progredindo com a velocidade e intensidade da freiada. Não pense que uma só vez tu vai ficar expert.
Sempre quando posso dou uma treinada.
Com o freio novo ja foi no cimento, asfalto e asfalto com areia... O ultimo ficou muito perigoso. A roda tranca. Estou esperando uma chuva para poder treinar...

Outro assunto

Tive
problemas com dois passadores de borracha que não ficaram legais,
vieram menores que o original, amassei os alojamentos com alicate para
que o mesmo não saia, e posteriormente as fotos coloquei um lacre para
garantir. Passei isso para o fabricante e o mesmo se comprometeu a atualizar o projeto.

http://www.rcamoto.com.br/
Av.
Imperador Pedro II, 95 São B. Campo/SP
09770-420
Fones: (11) 4123-3353
(08:30~12:00/13:30~18:00)


Pagina exclusiva da xtz 250 tenere:

http://www.rcamoto.com.br/index.php?loadpage=main&subcat =788

Segue minhas fotos:








Passador quase pulando fora:







Esse passador que tive problemas pois esta diretamente ligado ao curso da suspensão:






Folga para suspensão trabalhar:



Ótimo acabamento:














Fiquem a vontade de perguntar e tirar duvidas sobre o assunto.

Leonardo Mattos
Rio de Janeiro / RJ

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18 Abr 2011 19:17 #2 por LMattosBS
Muito importante....
Leiam:

http://www.rcamoto.com.br/index.php?loadpage=info_prod&i d_depto=0

[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]Flexível
de Freio é a mangueira que conduz o fluido hidrálico entre o
cilindro-mestre e a pinça de freio
[/font]

[font="Helvetica, Arial, sans-serif"] [/font][font="Helvetica, Arial, sans-serif"]Os
flexíveis de freio RCA são fabricados a partir de um tubo
de
Teflon puro, sem cargas (DuPo

nt), o que lhe traz maior flexibilidade e
vida útil. O tubo de teflon é reforçado externamente por uma malha de
aço inox trançada ao seu redor sob grande pressão e uma camada externa
plástica para proteção e estética.[/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]Nossos
flexíveis são pré-montados nas medidas de cada moto ou
medida e
suportam trabalho sob temperaturas contínuas entre -70 e +260 ºC ( vão
de Ushuaia ao
final do "S" de Interlagos! ) mantendo a segurança. O acabamento
externo resiste sem alteração entre -20 e +120 ºC. Podem ser dobradas
em curvas de até 30
mm de raio e são mais finos (externamente) que os originais de
borracha, o que garante fácil instalação na motocicleta.



Os terminais que usamos são em aço, tratadas para evitar corrosão e ter
um aspecto liso, de fabricação própria - assim como as mangueiras, e
muito resistentes. O uso do aço permite a prensagem mecânica,
evitando possíveis vazamentos causados
pela trepidação inerente às motocicletas. A mangueira pode ter seu
revestimento externo em plástico transparente ou preto fosco.
[/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]Na maioria
dos veiculos
os
flexíveis orginais são em borracha. Este material,
porém, expande-se internamente sob pressão. Em valores
volumétricos algo em torno de 10% quando novos (NBR
13477) a 30% (10 anos de uso com fluido DOT4, por nossa
experiência). Outra característica da borracha é que esta é
parcialmente permeável ao
ar, além de ser atacada pelo fluido de freio, assim contaminando este
com umidade (do ar) e resíduos de borracha. Vem dai a recomendação das
fábricas para que os flexíveis sejam trocados a cada 4 anos e
o fluido a cada ano.[/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]Por outro
lado, os
flexíveis
fabricados com teflon e malha de aço (sem borracha, como os da
RCA) tem expansão desprezível - da ordem de 0,001% (novos) e
0,1% (após 10 anos sob o mesmo DOT 4), são 100% impermeáveis
ao ar e à umidade e não são atacados pelo fluido de freio, seja este de
qual categoria DOT for.



Do ponto de vista do piloto, com os flexíveis em malha de aço o freio
fica mais sensível, de forma que há uma correlação estreita entre a
força aplicada no manete ou pedal e a frenagem na roda - nas mangueiras
de borracha isso só acontece no início da frenagem.
[/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"] Já
experimentou tentar
aliviar a frenagem após a roda travar com o sistema original em
borracha? Não
adianta apenas diminuir a pressão no manete ou pedal - a roda continua
travada, é preciso soltar o freio e reiniciar a frenagem. Por todo esse
tempo o freio está todo ou parcialmente solto (apesar disso
possivelmente travando a roda). Com os flexíveis que fabricamos o
piloto consegue modular o freio, trabalhando na iminência do travamento
mas sem atingir esse, aproveitando todo o atrito do pneu em
relação ao solo, por todo o período da frenagem - é esse o segredo!



Nossos flexíveis em teflon e malha de aço são inertes a todos
os tipos de fluido de freio, não requerem manutenção, duram
muito mais que os originais e dobram o período de troca do fluido de
freio.[/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]

Quais as diferenças entre as mangueiras transparente e
preta?
[/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]Apenas a
cor
(transparente
brilhante ou preto fosco) do revestimento externo da mangueira. A
mangueira, assim como terminais, acabamentos, método de fabricação,
desempenho, preço, etc. são iguais entre as duas opções de cor.[/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]O
acabamento
transparente tem
alguma sensibilidade à luz solar e solventes, tendo a se tornar fumê. O
preto, por outro lado,
não é afetado por esses fatores.[/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]

Porque não oferecemos terminais em alumínio?



Há muita propaganda acerca de terminais em alumínio. Esse
material é
sem dúvida muito bonito, pois permite acabamentos coloridos, mas tem
algumas particularidades e não entendemos que seja o melhor para uma
aplicação crítica como freios de veículos:



- A legislação brasileira (NBR 13477), assim como a americana (DOT
MVSS-1006), expressamente exigem o uso de terminais em aço nos
flexíveis de freio para veículos rodoviários. Tal norma é também
seguida em outros paises e tem fundamento, pois o alumínio não tem a
mesma resistência ao stress mecânico (fadiga de material) que o aço,
mesmo se anodisado ou tratado termicamente.



- Em conjunção a isso, cada metal tem uma característica chamada de
"potencial eletro-químico" (Peq). Quando dois metais de Peq diferentes
são postos em contato através de um meio condutor ácido (chuva das
grandes cidades, desengraxantes, etc.), inicia-se um processo
denominado "corrosão galvânica", onde um metal (o alumínio, no caso) é
erodido e um potencial elétrico é criado - como numa pilha! Para evitar
esse efeito, não se deve misturar metais de Peq muito diferentes, como
o alumínio utilizado comercialmente (fortemente anódico) e o
aço inox da manguiera (fortemente catódico).[/font][font="Helvetica, Arial, sans-serif"] [/font]


[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]O stress
mecânico e a corrosão galvânica acontecem ao mesmo tempo, um
potencializando os malefícios da outra, acelerando o aparecimento de
fissuras no material. (foto real ao lado).[/font]



[font="Helvetica, Arial, sans-serif"]O uso do
alumínio em
terminais de freio é para ambiente de pista (corridas), onde o flexível
é trocado por precaução, após uma ou duas temporadas. Para uso nas ruas
a regra é a mesma: Pode ser utilizado, mas sabendo que sua vida útil é
limitada.[/font]

Leonardo Mattos
Rio de Janeiro / RJ

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18 Abr 2011 19:18 #3 por LMattosBS
Quais
os
Tipos de Fluidos de Freio?
[/b]


Há basicamente dois tipos de fluidos de freio: Os baseados em glicol
(DOT 3, 4 e 5.1) e os baseados em silicone (DOT 5).
Ambos os
tipos,
glicol ou silicone, tem prós e contras, porém todas as motos
modernas usam os baseados em glicol (DOT 3, 4 e 5.1).
O DOT 5.1
é a
melhor opção de upgrade para motos que originalmente utilizam DOT 3
ou DOT 4.




Basicamente, quanto maior o número DOT, maior é o ponto de ebulição do
fluido, e mais caro também. O DOT 3 é o fluído básico e
muitas motos saem de fábrica com ele, enquanto que o DOT 4 é superior
em termos de ponto de ebulição e contém aditivos para que a água
eventualmente absorvida não altere tanto suas características como
ocorre no DOT 3.
O DOT 5.1 é um fluido baseado em glicol que devido à forte
aditivação apresenta as boas características dos
fluidos
baseados em silicone (alto ponto
de ebulição, baixa característica higroscópica, baixa agressividade à
pintura e à borracha) sem os mesmos inconvenientes deste (alto preço e
difícil
fornecimento).




O fluido DOT 5 é baseado em silicone, criado em meados da década de 70
e atualmente de
uso restrito à veículos militares e embarcações. Esse
fluido não é higroscópico e não mancha
a pintura, mas apresenta um grande inconveniente: Se por ventura
alguma umidade penetrar no sistema (através da
borracha dos flexíveis, condensação, etc.), esta
se concentrará na parte mais baixa do sistema, que nas motos
é a pinça de freios - e também a parte que mais se
aquece, causando corrosão e 'fervendo' logo acima dos 100ºC., e por
isso não é recomendado seu uso em motocicletas e carros.





Pontos
de Ebulição dos Vários
Fluídos de Freio
[/b][/u]




Especificação
Mínima


Boas Marcas



Tipo
/
Cor (usual)

Seco
Húmido
Seco
Úmido


DOT 3 (azul a verde)
205
ºC

140
ºC

220
ºC

150
ºC



DOT 4 (vermelho a
âmbar)

230
ºC

155
ºC

260
ºC

170
ºC



DOT 5 (cristalino,
base silicone)

260
ºC

180
ºC

270
ºC

190
ºC



DOT 5.1 (amarelo a
cristalino)

260
ºC

180
ºC

270
ºC

190
ºC











Importante é rotineiramente trocar o fluido de freio. Um ano é um bom
período para troca. O uso de flexíveis de freio em teflon pode
até triplicar esse período, pois através deles não haverá contaminação
do fluido (mas continua havendo infiltração pela tampa do reservatório
de fluído).

Leonardo Mattos
Rio de Janeiro / RJ

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19 Abr 2011 03:52 #4 por M. Junior
Muito bom lmattosbs, parabéns!

Onde vc instalou os aeroquips aqui no RJ?

Descobrindo a alegria em duas rodas.

XTZ 250 Tènèrè(Tereza)

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19 Abr 2011 08:11 #5 por LMattosBS
Mecânico comum mesmo.. O cara tem uma loja embaixo do meu prédio em vila valqueire... Já trabalha com moto de trilha a tempo..
Não tem misterio colocar o flexivel... Só tem que tomar diversos cuidados.

Leonardo Mattos
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19 Abr 2011 08:24 #6 por GuilhermeRS
Qual o custo aproximado?? ás vezes penso que seria a solução ideal pro freio da intruder...



Acabei de ver o preço lá no link...

É bem em conta realmente, não deve ser dificil de instalar, tem até para a cb450 quem sabe hehehe....

Parece melhorar muito a força de frenagem...
GuilhermeRS40652.4779166667

INTRUDER AZUL 07/08 "GURIA"

DT180 PRETA 82

Cachoeirinha-RS

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20 Abr 2011 00:36 #7 por eroliveiras
essa é uma boa proposta p/ a tenere. O original é bem fraquinho para uma moto daquele porte/peso

XL125, MAGMA Custom, Max125, Titan125, Titan150, Bros150,YS250,

Teneré (corujita) 2011

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20 Abr 2011 23:02 #8 por Sidious
Todo mundo fala do freio da tenere... dos aros da tenere (eu - o par original da xre 300 custa R$ 973,00), da bunda da tenere, da bolha... tô na dúvida agora...rs

Eu sempre gostei de freio sensível nas minhas bikes de trilha, em moto eu não sei se é um bom negócio.

De vez em quando me distraio e se não fosse o freio a disco eu causaria alguns prejuízos, e se não fosse a dilatação da borracha eu teria outros prejuízos... já precisei "ancorar" com o freio da frente por causa do instinto e do medo de bater.
Se a reação do freio fosse muito violenta eu iria para o chão Para o dia-a-dia acho que o aeroquip seria ótimo,mas naqueles momentos de distração ele poderia causar um acidente mais grave.

Deve haver uma razão além do custo para a fábrica insistir nos conduítes de borracha.
To falandoisso mas com uma vontade enorme de experimentar...rs
O tópico ficou ótimo!
Poste as impressões em pista molhada e em estradas de terra.

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

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20 Abr 2011 23:33 #9 por eroliveiras
O IDEAL SERIA QUE HOUVESSE ALGO NO MEIO TERMO... NEM TANTO , NEM TAO POUCO..... O ORIGINAL É FRACO , MAS ACHO QUE O AEROQUIP SEJA MUITO NERVOSO

XL125, MAGMA Custom, Max125, Titan125, Titan150, Bros150,YS250,

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24 Abr 2011 18:42 #10 por LMattosBS
Bom concordo com esse ponto de vista.
Mas o freio são 5 componentes.
Burrinho
Flexível
Pinça
pastilhas
e disco
Sem dividir esses componentes em varios.

Não tem necessidade componentes caros em motos de baixa cc.. mas não são
eles que disp**am espaço no transito caótico das metrópoles...

Hoje com mais de 600km rodados com o flexível rigido, ja sinto mais confiança e uma sensibilidade maior na parada.

Bom, a super tenere 1200 vem com flexível de borracha, ja a 1200 BMW vem de aço... As duas com ABS. E funcionam. Mas qual é melhor?

O sistema nissim da xre é melhor que o sistema nissim da tenere?

Porque a yamaha ainda não aplicou o abs nas 250? Custo?

Compraria a tenere hoje se tivesse que escolher entre a xre sem abs e a xtz

Leonardo Mattos
Rio de Janeiro / RJ

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30 Abr 2011 15:52 #11 por LMattosBS
Amigos, sobre a minha modificação do freio. Não sei o custo do aerokip para a montadora...
Mas é inexplicavelmente melhor com ele...
Ja rodei na chuva pesada, e é dez... recomendo...

Leonardo Mattos
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06 Maio 2011 18:46 #12 por guatura
eu ahei muito interessante, mas ate hoje nao senti necessidade de modificacao de freio na tenere, acho bem dimensionado

Burgman 125 2007 > Titan Mix 2009 > Ténéré 2011

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08 Maio 2011 11:09 #13 por LMattosBS
Derrepete é o meu estilo de pilotagem um pouco agressivo nas freadas e retomadas na estrada. E o meu cacaço de acertar a traseira de alguem em uma freada repentina no meio do transito.

Meu sentimento em relação ao freio a disco da bros, era de um freio mais progressivo ao apertar o manete, uma dosagem mais linear.

Senti e ainda sinto uma necessidade de força ao dosar o freio. Mas agora da uma impressão do que é aplicado ao manete se transfere ao pistão...

Os dois sistemas são nissim, motos diferentes tambem né.. e o peso 50kg a mais no minimo... Mas podia ser revisado.

Leonardo Mattos
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