Troca de Marcha

02 Out 2007 16:01 #1 por emmmorj
Troca de Marcha foi criado por emmmorj
Ola Pessoal


Eu comprei uma Lander zero, a bixinha eh minha primeira moto :)))) .. e com + de 30 ... vcs podem imaginar que voltei a ser criança.


Como entao sou um completo neofito no assunto (apesar de te-la comprado mediante pesquisa extensa) , eu ja consegui andar pelas ruas proximas nos fins de semana treinando ...e sem cair ainda (Aleluia) enquanto espero as aulas e a mudanca da carteira.


Agora, o que eu tenho de duvida a começar eh como eu faço na mudanca de marchas ? queria uma dica para em que velocidade ou em que rotacao eu possa mudar as marchas da melhor forma e eh claro a mais economica. Como eh minha primeira motinha, eu fico comedo de estar fazendo a coisa errada (so andei no maximo a 60 - para amaciar a bixinha)


Obrigado pelas infos que vierem

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2007 17:04 #2 por isaac_sp
Respondido por isaac_sp no tópico Troca de Marcha
emmmorj,

você fez uma ótima escolha ao adquirir a Lander.

em relação a troca das marchas...você pode ir de acordo com seu ouvido... heheh
existem diferentes circustâncias e é você que tem que definir qual marcha utilizar...

em relação a andar 60- pra acimar....omg!!!
não precisa de tudo isso não!!! vai andar 1000km assim?

td mundo pensa que não podese ultrapassar 5rpm nos 100 primeiros kk....6rpm 100~250 ou 7rpm 500+....

eh claro que vc nao vai esguelar a moto a 9~10 mil rpm...
mas a verdade que eh q vc nao deve manter a moto nessa rotacao durante um periodo PROLONGADO...vaijar por exemplo....numa velocidade de 120+...

alguns eventuais "esticões" nao causam mau algum depois dos 100km.....na minha opiniao pelo menos...



ps. me diz que vc não é um emo carioca plz!!!!
brincadeirinha! hehehe



abraços!

BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2007 18:43 #3 por marcus-alencar
Respondido por marcus-alencar no tópico Troca de Marcha
uma vez eu ouvi um colega dando essa dica pra um outro colega, da forma que seria melhor a mudança de marcha...
na lander uma boa pedida é passar a marcha nos 4k rpm. Mas tb concordo com o amigo, isso vc aprende com o tempo
é que nem carro, pelo ouvido mesmo.

Velocípede;

bicileta;

mobilete;

DT 180;

CB 450;

Intruder 125;

Lander.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

02 Out 2007 19:11 #4 por emmmorj
Respondido por emmmorj no tópico Troca de Marcha
Ola issac ... o emmmo vem do apelido do emerson fittipaldi nos eua qdo ele corria na Indy :) ... e nao desses esquizitos de emo ... (mas que tenho ke aturar uns 2 chatos no job..tenho sim :))))


obrigado pelas dicas do amaciamento ... mas isso de ouvido eu acho curioso, pois se uma das vantagens da Lander em relacao a concorrencia era o medidor de RPM .... o vAlor de 4K que o outro amigo disse me soou bem parecido com que eu vinha fazendo

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2007 04:56 #5 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Troca de Marcha
Emmo,

Seguinte:

Parabens pela motoca, agora... juízo já que não tens experiência.
Isto so´ com a kilometragem chega. Para a troca de marchas com mais eficiência, tente não passar de uma marcha para outra acelerando porque dificulta a engrenagem de câmbio. Não que isso não possa ocorrer, mas facilita entre as trocas de marchas (principalmente quando colocando marchas para cima). Para redução, você vai pegar o jeito... recomendo justamente... o contrário.
Sim.. , o contrário! Dê uma aceleradinha como se fosse "um tempo" para redução de marchas. Claro isso não é obrigatório, mas ajuda inclusive a te preparar a fazer a curva ou usar o freio motor para desacelerar a moto.
Não preocupe. Todos no início cometem besteira, mas aprendem!. Basta... não fazer um besteira muuuuiiiiito grande para não levar um capote.

Grande abraço e seja bem vindo ao clube dos felizes!

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2007 05:45 #6 por It's Hardcore!
Respondido por It's Hardcore! no tópico Troca de Marcha
Aeee Original...esqueceu de mim parceiro.


Vc citou clube dos felizes, e eu to aqui e sou um ex-feliz...hehehe



Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2007 05:52 #7 por It's Hardcore!
Respondido por It's Hardcore! no tópico Troca de Marcha
A aceleradinha a que o Original se refere é o que chamamos de "punta-taco" nos carros.


Ao pisarmos, ou apertamos, a embreagem de nossos veículos, a tendência normal das coisas é a rotação do motor cair. Dando uma acelerada rápida e curta (com o tempo pegamos a manha) ao mesmo tempo que reduzimos a marcha e brecamos, a moto desacelera de forma gradual, e sem trancos.


Antigamente, antes do advento dos câmbios semi-automáticos, os pilotos se utilizavam de tal recurso para manter o motor sempre cheio, ou seja, com as rotações sempre no seu patamar ideal, e assim ganhar alguns décimos de segundo.


inté...

Abraços!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2007 06:26 #8 por dudu_phiberopti
Respondido por dudu_phiberopti no tópico Troca de Marcha
como tá nova, aposto q tá com dó dela né? hehehe
eu na Fazer, como ainda to chegando aos 500km de amaciamento, uso a troca das baixas entre 4/5 rpm e as altas entre 5/6 no máximo 7

abraços e parabéns pela escolha!

I'm a cowboy, on a steel horse I ride



13° salário tem destino: IPVA+DPVAT+LIC.



.:Divinópolis/MG:.

Yamaha YS Fazer 250cc

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

03 Out 2007 20:38 #9 por emmmorj
Respondido por emmmorj no tópico Troca de Marcha
Amigos


Obrigado pelas dicas !!! e vou tentar segui-las e sempre eh claro tendo cuidado.


Abraços

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2007 07:38 #10 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Troca de Marcha

It's Hardcore! escreveu: A aceleradinha a que o Original se refere é o que chamamos de "punta-taco" nos carros.


Ao pisarmos, ou apertamos, a embreagem de nossos veículos, a tendência normal das coisas é a rotação do motor cair. Dando uma acelerada rápida e curta (com o tempo pegamos a manha) ao mesmo tempo que reduzimos a marcha e brecamos, a moto desacelera de forma gradual, e sem trancos.


Antigamente, antes do advento dos câmbios semi-automáticos, os pilotos se utilizavam de tal recurso para manter o motor sempre cheio, ou seja, com as rotações sempre no seu patamar ideal, e assim ganhar alguns décimos de segundo.


inté...


Fala aí Hard!,

E a "macchina" com vai.? Espero que tenha se recuperado.

Seguinte: Aquela estoria de quem veio primeiro o ovo ou a galinha, mas... no caso da redução por "punta-taco" usada via de regra por motos era amplamente utilizada nos carros de F1 quando os câmbios ainda eram sequenciais (iguais aos de moto), assim... não sei dizer que esta técnica veio da F1 ou se foram os "bikes" que passaram para os pilotos de F1.

Emmo,

De qualquer forma, esta técnica permite manter os giros do motor dentro de uma faixa onde o torque estará sempre disponível e que preparará o "motorneiro" fazer as curvas e sair delas com o motor "cheio".
Tem fórmula isto? Não!... mas preste atenção nos "motorneiros" que você vê durante o dia... logo estará fazendo igual! .

Abraço,

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2007 07:58 #11 por simon
Respondido por simon no tópico Troca de Marcha
Olá amigos, o punta-taco usado pelo pilotos não é somente a aceleradinha e, sim, acelerar e freiar ao mesmo tempo.

simon

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

04 Out 2007 08:16 #12 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Troca de Marcha
Sim... realmente. !
Confere!

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Out 2007 16:19 #13 por flaviodu
Respondido por flaviodu no tópico Troca de Marcha
Amigos preciso da opinião de vocês....Comprei uma Lander em agosto e ela está com 500km antes de chegar 500 levei até a concessionária, pois as vezes a primeira não entrava direito. O rapaz regulou o cabo e ficou boa, agora estou com outro problema.
Toda vez que paro a moto em terceira, não consigo nem a Pau tirar da terceira e colocar de primeira ou ponto morto. As vezes dou uma soltadinha na embreagem ela dá um leve tranco aí sim consigo passar as marchas para baixo. Percebi que esse problema acontece mais com a moto quente e somente quando não paro reduzindo.
Resultado, todas as paradas que não dá tempo de reduzir gradativamente e a moto fica engrenada na terceira. Aúnica solução é, Ou saio de terceira ou deixo a moto morrer e ligar de novo

Levei ela na concessionária e o rapaz falou que podem ser 2 molas de pressão...etc. Não entendi.
Pediu para esperar mais um pouco até os 1000km.
PÔ, vou ficar com esse problema saindo de terceira ou segunda, e a moto morreno no sinal até os 1000km!!
Gostaria da opinião de vocês.
Será que fui premiado amigos!???,

um grande abraço

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

06 Out 2007 19:46 #14 por Black Tornado
Respondido por Black Tornado no tópico Troca de Marcha
E aí ja tomou sua injecao de adrenalina hoje?

Forum MCloads - Highlanders

www.xtzlander.com.br/



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.192 segundos