Engrenado ou na banguela?

23 Set 2007 17:21 #1 por Sidious
Pessoal,
Li certa vez na revista 4 rodas que carros que possuem Injeção eletrônica gastam menos combustível quando descem uma serra ou um outro declive engrenados. A explicação foi de que a IE detectaria que o motor não estaria fazendo força e por isso ela diminuiria a vazão de combustível tornando o veículo mais econômico. Em veículos carburados o efeito "freio motor" gastaria mais combustível...
A pergunta é:
Na fazer a IE faz a mesma coisa? Além da segurança, descer engrenado traz realmente economia de combustível?

Abraços engrenados...hehe (a patente é do elio)

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Set 2007 05:00 #2 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Engrenado ou na banguela?
Sidious,

Vou repetir o que o Tite disse qdo. esteve na presença de um engenheiro da Yamaha no lançamento da FZ e Lander.

Em motos, ao fazer o cut-off (fechar todo a manopla de acelerador) a I.E. irá continuará a enviar combustível ao contrário de carros onde será cortada a alimentação.

Agora banguela em motos??? Meu...pára com isso!!! Lembre-se que a rotação do motor diferente da velocidade irá comprometer a embreagem e as peças do câmbio pois elas estão em descompasso, além de que... imagine vc. tentando acha ponto morto a 80 km/h?? Se vc não for muito, mas muito bom... corre-se o risco de travar o câmbio e levar o maior chão de sua vida. .

Desaconselho...

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Set 2007 07:04 #3 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Engrenado ou na banguela?
banguela em motos só pra quem quer ficar banguela dos dentes.. hehehe...

mas quanto à economia, a injeção de motos pequenas (monocilíndricas) realmente não pode cortar o combustível, pois pode fazer "freio-motor" demais...

já em motos grandes (4 cilindros) a força do motor tbm é muito grande, eu acho q nem elas devem cortar o combustível não...

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Set 2007 14:44 #4 por eroliveiras
Respondido por eroliveiras no tópico Engrenado ou na banguela?
vais tomar sopa pelo resto da vida se brincar de descer na banguela!

A injeção realmente não para nunca, só qdo a moto é desligada.

XL125, MAGMA Custom, Max125, Titan125, Titan150, Bros150,YS250,

Teneré (corujita) 2011

____________

Praia Grande - SP

peixe é peixe, boi é boi e peixe-boi é outra coisa - By Biagio Ferrari

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Set 2007 20:49 #5 por Last_Warrior
Respondido por Last_Warrior no tópico Engrenado ou na banguela?
Imaginando que supostamente o piloto consiga fazer isso de uma forma sem que sofra riscos... (nossa só faltou pular da cadeira)

Mesmo se isso fosse possível, o ganho seria patético e irrisório, e a economia não seria palpável...

Ou seja, gastaria a mesma coisa!!!

Porque só pelo fato de vc estar sem carga, ou seja, acelerador todo fechado, vc está economizando muiiiito, talvez o mesmo que na banguela.Last_Warrior39349,9935069444

Marcio Gregolin

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2007 05:38 #6 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Engrenado ou na banguela?
mesmo que a minha futura senhora fosse carburada eu só desceria engrenado (já caí da bike à 62km/h em um morro e não é nada confortável... imagina de moto! ), Pelas explicações, a IE em carros e motos são um pouco diferentes mesmo e não vale a pena comprometer a segurança por poucos ml de gasolina.
Além disso usar os freios demais pode aquecer o sistema e ais quendo realmente precisar do dito cujo ele fica borrachudo... É isso mesmo, né?

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2007 06:57 #7 por lgcampos
Respondido por lgcampos no tópico Engrenado ou na banguela?
Eu ando na banguela! Apenas quando passeando em estradas de terra e devagar. Não pela economia mas pelo prazer de desfrutar o vizual apenas com o barulho do vento. Como é bom andar na terra!


Abraço,

O direito ao "f*d*-se!" deveria estar assegurado na Constituição Federal.

Liberdade, igualdade, fraternidade e f*d*-se.

Leonardo Campos - Lander Neguinha - Rio de Janeiro - RJ

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2007 07:57 #8 por j.elvio
Respondido por j.elvio no tópico Engrenado ou na banguela?
Em carros, corta o comb.. mas se a descida nao for la akelas coisas??? o freio a motor, faria vc perder velocidade antes de acabar a descida... melhor jogar na bangela....kkk... apesar que isso pelo CTB é proibido, cabendo multa... (mas nunka fikei sabendo de alguem que tenha cido multado)
A 80km/h numa moto, acho que nem volta a marcha pra neutro...fika tudo duro... capaz de até quebrar o eixo do seletor de marcha

//thumb19.webshots.net/t/69/569/6/74/33/2774674330103518119eSrfHX_th.jpg][/URL]

Obrigado Sr.Deus por tudo de bom...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2007 09:54 #9 por elio_filho
Respondido por elio_filho no tópico Engrenado ou na banguela?
Eu acho que tem esse corte da gasolina sim, inclusive a Yamaha respondeu que existe sim cut off na IE da Fazer/Lander. Pode não ZERAR a gasolina enviada, mas que devolve grande parte dela p/ o tanque pelo retorno, isso devolve.


Digo isso pq quando vou a SP (subindo a serra) a moto gasta um X de gasolina, lembrando que subo sem esforçar e sem aumentar muito o consumo apesar da subida de serra. Porém quando eu desço a mesma serra, na mesma velocidade e utilizando cut-off em 80% do trajeto por causa dos radares, o consumo cai MUITO. Cai a ponto de eu descer ali do McDonalds da Imigrantes SP até aqui em casa (52km) com pouco mais de UM LITRO de gasolina como já medi.


Abraços gasta nada,

* Elio Filho

* Praia Grande - SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2007 12:18 #10 por paschoal
Respondido por paschoal no tópico Engrenado ou na banguela?
Amigão...
Quer um conselho? Lá vai...

Moto 0K YS Fazer 250: R$ 10.235,00 (Tabela FIPE)
Gasolina Aditivada: R$ 2,75 (Média)

Canal dental: R$
Curativos: R$
Injeção de Voltarem: R$

Depois coloca na balança, mas lembre-se que a vida não tem preço!

Obs.: Moto não é carrinho de rolemã!
Se você quiser ter moto até o ano que vem, economize motor, banquela destrói tudo!

YS 250 Fazer 2006/2007

Indo para DragStar 650 2007 ou 2008.

www.orkutmacae.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2007 12:25 #11 por paschoal
Respondido por paschoal no tópico Engrenado ou na banguela?
Vou fazer melhor... segue uma boas dicas:

Alguns hábitos, ou vícios, de motociclistas de antigamente hoje não são mais necessários, e se você os tiver, vai acabar estragando a sua moto sem saber. Coisas bestas como acelerar a moto antes de desligar, por exemplo. Veja alguns desses vícios:
1 - Deixar o motor funcionar em rotações muito baixas ou muito altas, por se usar a marcha errada, como andar em quinta marcha a 20 por hora dentro da cidade, ou a 100 por hora em terceira.
2 - Acelerar demais sem necessidade.
3 - Ultrapassar o limite de garupeiros ou o peso que sua moto suporta. Isso desgasta mais rapidamente o motor e a suspensão.
4 - Quando você liga a moto, não existe necessidade de deixar ela esquentando, como se fazia com as motos carburadas. Deixe que o motor esquente com a moto em movimento mesmo.
5 - Descer ladeiras com a moto em ponto morto. Isso força muito mais o sistema de freios. Use o freio motor em conjunto com os freios.
6 - Deixar o pé em cima da embreagem enquanto dirige. Isso vai desgastar a embreagem muito mais rápido.
7 - Quando você estiver parado em um semáforo em uma subida, não fique segurando a moto, com ela engatada na embreagem e no acelerador. Isso também desgasta demais a embreagem.
8 - Acelerar a moto antes de desligá-la vai fazer com que fique gasolina dentro do catalisador, estragando a peça na hora que você der a partida, depois.
9 - Não coloque óleo além do nível necessário. Se você colocar mais óleo no motor, esse excesso vai sujar as velas e atrapalhar na hora de queimar combustível.

Fique atento nessas coisas e você terá moto para o resto da vida!


Sérgio Paschoal

YS 250 Fazer 2006/2007

Indo para DragStar 650 2007 ou 2008.

www.orkutmacae.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

25 Set 2007 12:28 #12 por paschoal
Respondido por paschoal no tópico Engrenado ou na banguela?
CORREÇÃO:

========================================================
6 - Deixar o pé em cima da embreagem enquanto dirige
========================================================

6 - Ficar com a embreagem acionada enquanto pilota


Desculpas...

YS 250 Fazer 2006/2007

Indo para DragStar 650 2007 ou 2008.

www.orkutmacae.com

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 06:49 #13 por Mauricio
Respondido por Mauricio no tópico Engrenado ou na banguela?

paschoal escreveu: CORREÇÃO:

========================================================
6 - Deixar o pé em cima da embreagem enquanto dirige
========================================================

6 - Ficar com a embreagem acionada enquanto pilota


Desculpas...


confesso q eu tava imaginando a cena do pézão em cima do manete.. hehehe...

Mauricio, o Mala.

Fã de teorias absurdas.



O brasil não vai pra frente porque cada brasileiro puxa ele pra um lado diferente (o seu!)



O brasil é o país da piada pronta: aqui VOCÊ é o palhaço!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 06:58 #14 por Original_40
Respondido por Original_40 no tópico Engrenado ou na banguela?
Bem.. pessoal este negócio de "por na banguela"... com os tratamentos dentários que tem por aí... acho que ninguem mais tá conseguindo colocar na banguela, certo?



Abraços..."Ahh como era bom..."

A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***



Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

26 Set 2007 12:54 #15 por Sidious
Respondido por Sidious no tópico Engrenado ou na banguela?
voltarem doi....e muito...hehe

Para ter um bom equipamento por muitos anos é preciso respeitar os limites da máquina. Tratando-a com amor ela devolve o carinho ministrado em tranquilidade e confiabilidade.
Como o Elio relatou, a IE devolve uma parte do combustível ao descer engrenado e assim a motoka gasta menos gasoroba.
Tirando o "pé na embreagem das motos" (eu já estava me perguntado se estavamos falando dos triciclos...rs ) As dicas eu já conhecia... mas eu não sei o que é "banquela"... me explica paschoal??

Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.191 segundos