Sei que todos vão dizer consulte o manual...mas é sempre variavel e vejo multa abrangencia quanto a isso...
Manual diz pag 6-5 troque com 1 k e 5k em diante ..Como quanto vcs trocam? Nas minhas outras motos trocava com 3k..
Este negócio de seguir piamente manual de fabricante é complicado.
Veja o (mau) exemplo da FIAT. Ela dizia que era para trocar o óleo do Marea de 20 em 20.000 km. Resultado:
- Começaram a foder os motores porque de 20 em 20.000 km, forma a famosa "borra" entope tudo e o motor (caríssimo) funde.
Hoje graças ao pessoal do Marea clube, estou escolado que deve-se torcar de 5 em 5.000 km com o filtro também.
Voltando.. no caso da Fazer, e por custar só R$ 15,00 o litro, eu trocava de 2.500 a 2.500 kms.
Se eu estava desperdiçando??? só o tempo vai dizer.
Grande abraço,
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
Eu troco a minha a cada 2.500. A última vez que troquei, o filtro do óleo tava tão preto que preferi trocar o filtro também. Tudo para a moto ficar sempre em boas condições.
Original, nunca ouvi falar de trocar o óleo a cada 20.000km.
Eu tinha um Uno e trocava de 5 em 5 e as vezes de 10 em 10 mil km.
Agora, se for revisão, aí sim, eu fazia de 20 em 20 mil km.Maux39317,4127546296
Maux escreveu: Eu troco a minha a cada 2.500. A última vez que troquei, o filtro do óleo tava tão preto que preferi trocar o filtro também. Tudo para a moto ficar sempre em boas condições.
Original, nunca ouvi falar de trocar o óleo a cada 20.000km.
Eu tinha um Uno e trocava de 5 em 5 e as vezes de 10 em 10 mil km.
Agora, se for revisão, aí sim, eu fazia de 20 em 20 mil km.
Maux,
Os primeiros manuais do Marea editados em 1998/99 diziam que o óleo deveria ser semi-sintético e trocados aos 20.000 kms.
Assim... a fama de que o Marea tem o motor de porcelana,..é verdadeira graças à má instrução da Fiat.
Agora... os motores Fire (novos) da Fiat tem o mesmo problema de Borra, assim como os Corsas (Flexpower) .
Fique de olho.! 5.000 kms... troque o óleo e filtro SEMPRE!
Abraço,
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
Se der algum problema por estar fazendo a troca conforme recomenda o manual, a Yamaha que se vire.
Concordo.
A minha está com 31 mil km e só troco óleo e filtro nos intervalos que estão no manual.
Destaco que é importante sangrar o óleo do motor quando este estiver bem quente, de modo a deixar o óleo mais fluido e permitir o esgotamento por completo do óleo "velho".
Se der algum problema por estar fazendo a troca conforme recomenda o manual, a Yamaha que se vire.
Concordo.
A minha está com 31 mil km e só troco óleo e filtro nos intervalos que estão no manual.
Destaco que é importante sangrar o óleo do motor quando este estiver bem quente, de modo a deixar o óleo mais fluido e permitir o esgotamento por completo do óleo "velho".
Aczbf,
Vc, não faz isso com o seu tubarão, não?
Vê lá, hem??
Abraço,
A personalidade pode abrir portas, mas somente o caráter consegue mantê-las abertas. (Elmer G. Letterman) ***
Pessoal,
To querendo sair da vida de pedestre , "fazer" e acontecer com a ys 250. mas essa questão do óleo tá meio esquisita e eu vou colocar mais aditivo na conversa.
Sou daqueles que se o manual diz "o céu é verde" o céu é verde e pronto. Se der problema depois o seu yamaha que se vire, mas é importante ter provas documentais para uma ação judicial se for preciso. Revisões em dia, óleo especificado pelo fabricante e demonstração de que o combustível tem boa procedência.
Trocando o óleo em intervalos menores a mãe natureza padece e o custo por km aumenta...
Porém, aprendi com meu pai que trocar o óleo às vezes na metade da vida útil normal é aconselhável pois muitas vezer o veículo trabalha em "condições severeas" e, ademais, a gasolina do Brasil é um lixo! Melhor trocar o óleo a cada 3000 que perder um motor aos 30.000.
Mais uma coisa: O que vcs acham de adicionar aditivo (bardhal) ao óleo para reduzir o desgaste? Dá pra fazer isso sem causar danos ao motor?
Obs, o bardhal é para diminuir o desgaste e não para prolongar a vida do óleo...
Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas - mas que elas vão sempre mudando."
Vinny, sempre trocou com 5K?
Estou pensando em fazer isso, ja que ela ta dando os 3K recomendando...mas estou pensando em postergar..não por grana mas pelo fato de ser o correto e acho que o oleo aguenta...Olhei ele recentemente e esta bem disposto..
E lembrando...MKT é MKT lembro da faculdade que os fornecedores justamente fazem isso para vender.
Sei lá..
Ae, falando em óleo, tava vendo as embalagens e descobri que o Yamalube que vai na minha Fazer é o mesmo Texaco Havoline que vai na 750F do meu irmão...
Eles têm mesma viscosidade, os dois são API SL, são produzidos pela Chevron do Brasil, e têm a mesma cor!!!
Ou seja, são o mesmo óleo só que embalados de forma diferente.
Como o Yamalube aqui tá caro, vou pegar o Havoline q é a mesma coisa... Vivendo e aprendendo...