XT 600 Z Teneré 1991

14 Jan 2012 11:31 #1 por macacovelho
XT 600 Z Teneré

Ano de fabricação: 1991
Quilometragem: + de 300.000
Tipo de uso: transporte e viagens

Em que tipo de terreno você testou a moto:
1- urbano sim
2- terra sim
3- estrada sim
4- pista não

Aspectos a avaliar:
1-conforto Atende - (no off-road é que a diferença apareçe, nem bmw é tão confortável, ela não cansa)
2-motor Surpreendente (se original e bem regulado, melhor que motos mais novas)
3-câmbio Surpreendente (macio e preciso)
4-dirigibilidade Parece que anda num trilho, onde você coloca a roda ela segue, sem chacolhar acima de 120km/h
5-suspensão dianteira Perfeita e Robusta, de fácil manutenção
6-suspensão traseira Muito boa e resistente
7- Vale o quanto custa? Vale cada centavo

Responda: Você indicaria essa moto para um amigo ou parente? sem duvidas

[font="'Times New Roman', serif"]Adquiri esta XT Azul em meados de 1998, com 190 mil rodados, precisando de uma reforma estética e uma[/font][font="'Times New Roman', serif"]manutenção geral. Sou 2º dono dela, e garanto, não haverá 3º dono, só se for um filho meu.
O motor está incrivelmente bem conservado, quando abri para medir folgas e trocar o que fosse preciso, [/font][font="'Times New Roman', serif"]me surpreendi: pouquissimo desgaste das peças, rolamentos e roscas. Tudo funcionava bem, o antigo dono[/font][font="'Times New Roman', serif"]mora perto da Capital e trabalha aqui. Agora ele tem uma Super Teneré, e me cedeu esta 600. Manteve a moto numa [/font][font="'Times New Roman', serif"]concessionária Yamaha de Campinas, sempre respeitando o manual.[/font][font="'Times New Roman', serif"]E continuo fazendo as manutenções regulares, só que agora na oficininha de casa.[/font][font="'Times New Roman', serif"]A unica resalva desta moto fica por conta do cubo de roda traseiro, que deve ser desmontado e revisada[/font][font="'Times New Roman', serif"]a folga dos rolamentos. É um calcanhar de Aquiles, costuma quebrar constantemente se a montagem for incorreta, [/font][font="'Times New Roman', serif"]fique atento durante os reparos de pneus..[/font][font="'Times New Roman', serif"]
[/font][font="'Times New Roman', serif"]No geral, é uma motocilceta excelente, cumpre muito bem o que propõe, é leve, econômica (27km/l) e rápida, iluminação fantástica,[/font][font="'Times New Roman', serif"]conforto muito bom e otima posição de pilotagem, e digo com propriedade, pois tenho 1,90m de altura, portanto,[/font][font="'Times New Roman', serif"]não é qualquer modelo que me atende com tanto conforto. Acessórios como bolha mais alta e aqueçedor de mãnoplas[/font][font="'Times New Roman', serif"]podem deixa-la mais confortável ainda.[/font][font="'Times New Roman', serif"]
[/font][font="'Times New Roman', serif"]Hoje em dia, o valor dela é pelo estado de conservação, já é quase uma Old Bike. Porém, o valor[/font][font="'Times New Roman', serif"]de uma dessa moto bem cuidada, se situa entre 10 e 12 mil reais, valores fora disso, pode-se esperar qualquer surpresa.[/font][font="'Times New Roman', serif"]
[/font][font="'Times New Roman', serif"]Resumindo: adoro este modelo, não só por ser minha. É a moto mais honesta que existe nessa proposta de big trail, [/font][font="'Times New Roman', serif"]e é ainda melhor que as sucessoras. A XT 660R está mais pra uma Street do que off-road, tem mais tecnologia, [/font][font="'Times New Roman', serif"]mas quero ver daqui 20 anos quantas estarão inteiras como a minha.[/font][font="'Times New Roman', serif"]
[/font][font="'Times New Roman', serif"]
[/font]

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2012 13:31 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Bacana o relato, melhor ainda a paixão.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2012 14:51 #3 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico XT 600 Z Teneré 1991
É bom ver alguém tão satisfeito com a moto que tem.
Ainda mais com um trator desses.

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2012 07:40 #4 por Edii
Respondido por Edii no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Salve, Macaco Velho!
A Tenere é mesmo sensacional. O mecânico a quem confio minha moto, teve uma Tenere 600 1992 branca (linda) até o ano passado, quando trocou numa Super Tenere 750. Mas, a saudade o fez comprar uma outra tenere 600, que está restaurando.
Eu até estava esperando a oportunidade de comprar uma boa Tenere. Entretanto, é difícil encontrar alguém que tenha uma máquina dessas em bom estado que a queira vender. Então, surgiu uma XT 600 E 2004 e não pude resistir. Mas, entendo que a Teneré leva vantagem em aerodinâmica e consumo.
E, falando em consumo, o seu está sensacional. 27 km/l eu fazia de Fazer 250, na estrada, com garupa e bagagem (bauleto+alforjes) a 100 km/h. O melhor consumo que consegui na XT foi 22 km/l, na estrada, acompanhando meu irmão de Bros 125, sem garupa e com o bauleto praticamente vazio.
Abração!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2012 08:48 #5 por storck
Respondido por storck no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Olá.
Desde 2005 tive 3 Ténéré's.
A primeira foi uma 92 branca que hoje está com um colega aqui da empresa. Ótima e resistente.
A segunda foi uma 91 branca. Esta rodei bastante mas também gastei muito. Sempre que voltava de viagem aparecia algo para fazer. Devo ter gasto umas 3 tenere's!!!!Foi-se.
A terceira é uma 91 azul......comprei-a em 2009 com 50.000Km originais. Aí foi só alegria. Moto certinha, tudo original. Foi aí que me encorajei e fiz uma viagem em Jan/11 de 10.000Km. Destino: Pucón no Chile e Ushuaia.
Ocorreu tudo certinho.....viagem perfeita e sem problemas. No rípio a motoca foi super bem. Aliás, aprendi e conheci algumas coisas que não tinha conhecimento do que uma Té é capaz de fazer numa estrada ligeiramente ruim na travessia da Cordilheira.
Hoje estou na dúvida.......adquiri recentemente uma Transalp e um primo meu está botando pressão pra vender a Ténéré pra ele......e agora?!!!!
Fico com dois "trambolhões" em casa?!!!!

Abs

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2012 11:01 #6 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Se fosse vc, vendia, mas como não sou, não vendia; mas não sendo, vendo; em sendo não vendo... vendo não vendo, assim vou me entendendo. Se tenho, vendo, se vendi... me arrependo, então não vendo.


Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

21 Jan 2012 11:03 #7 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Sinceridade; se há necessidade de dinheiro, ou falta de espaço: Venda !; do contrário não venda !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

22 Jan 2012 22:02 #8 por storck
Respondido por storck no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Putzzzzzz......................vou vender!!!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 21:53 #9 por MANDRUVADOIDAO
Respondido por MANDRUVADOIDAO no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Baratim, baratim?

Movimentando o MOTONLINE desde Sexta-Feira, 14 Agosto 2009 as 13:35

Sô minêru uai sô!!!
Caboclo du bão.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

23 Jan 2012 22:51 #10 por marcelommm3
Respondido por marcelommm3 no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Muito bacana o post!
Sou fã das Teneré desde molequinho, acho que por influência do meu pai, que sempre comentava dela.

Agora estou gastando meu tempo no restauro de uma Intruder 250cc, mas uma Teneré dessas está nos planos também!
Nunca tive a oportunidade de pilotar uma...

Quando possível, faça um ensaio fotográfico do brinquedo, aí sim esse tópico fica completo!


Abraço

Se um revólver é um bom argumento, um fuzil é uma verdade científica...

Intruder 250/99

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Jan 2012 19:56 #11 por storck
Respondido por storck no tópico XT 600 Z Teneré 1991
Doze contos......bem parceladinho !!!!

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.130 segundos