XT 600 E

05 Jan 2012 13:58 #1 por Edii
XT 600 E foi criado por Edii
XT 600 E



Ano de
fabricação: 2004

Quilometragem: 30.000


Tipo de uso: transporte
e lazer




Em que tipo de
terreno você testou a moto:



1-
urbano sim


2- terra sim



3- estrada sim


4- pista não




Aspectos a avaliar:


1-conforto
Atende (acredito que pode tornar-se excelente com acessórios como bolha e banco com dois níveis)

2-motor

Surpreende

3-câmbio

Surpreende

4-dirigibilidade
Surpreende

5-suspensão
dianteira Atende

6-suspensão
traseira Atende

7- Vale o quanto
custa? sim



Responda: Você
indicaria essa moto para um amigo ou parente?
sim





Adquiri XT 600 E aqui
avaliada aos 08/12/2011. Rodei cerca de 2000 km com ela desde então, em
trajetos urbanos, rodoviários e off-road moderados.
Falar sobre o torque das XTs é chover no molhado.
Portanto, limito-me a observar que, na estrada, ele favorece muito a segurança
nas ultrapassagens. A baixa rotação do motor é outro fator positivo, que
favorece não só a segurança – permitindo retomadas vigorosas e boa velocidade
final –, mas também o conforto. A 100 km/h o tacômetro aponta 4.000 rpm (110
km/h-4.500 rpm; 120 km/h-5.000 rpm). A faixa vermelha de rpm começa em 7.000 e
vai até 9.000. Assim – suponho, pois não ultrapassei os 120 km/h –, se
necessário, chega-se facilmente aos 140 km/h sem forçar o motor.


A posição de pilotagem
ereta é muito confortável até 100 km/h. Mas, acima disso, exige muito esforço
contra o impacto do vento. Uma vez que as pedaleiras são fixadas em posição
levemente avançada, o piloto tem dificuldade de se posicionar de modo a resistir
ao vento, prejudicando a segurança e o conforto em velocidades mais elevadas. Como
alternativa (improvisada), às vezes, para relaxar um pouco, utilizei as
pedaleiras do garupa. Todavia, isso pode ser perigoso caso ocorra alguma
emergência. Penso que, para viagens, sobretudo para quem pretende manter uma
velocidade de cruzeiro acima de 100 km/h, o mais adequado seja instalar uma
bolha/parabrisa grande e transparente. Pois, bolhas pequenas tendem a causar
turbulência excessiva no capacete. E tonalidade fumê prejudica a visibilidade.



O banco original da XTE é muito melhor que o da Fzr
250. Este mostrava suas limitações já após os primeiros 100 km – era preciso
levantar na moto para aliviar o incômodo. Na XT, rodei mais de 200 km sem desconforto,
com 4 ou 5 paradas duas com duração de 20 minutos cada. Bom... acho que preciso
testar melhor este aspecto para ter uma opinião mais conclusiva, rssrss...
Ainda sobre o banco, observei que, para uso com garupa, o original é bastante
inapropriado em função da ausência de degrau e do espaço insuficiente
disponibilizado para o carona. A futura “Senhora Razão” já reclamou em relação
a estes dois aspectos, e olha que somos magros. Aqui também cabe uma
modificação para quem quer usar a moto em viagens com garupa.



Com o preço atual da gasolina, impossível não falar
em consumo. Na estrada, minhas médias tem variado entre 19-22 km/l, a 100-110
km/h, sem garupa e sem alforjes, somente com bauleto. Custando caro como está
nosso combustível e se bem me lembro dos testes da BMW G 650 GS carburada, é
pouco. Mas, o calcanhar de Aquiles da XT está mesmo na autonomia. O tanque
original comporta 15 litros, 13 úteis e 2 de reserva. Uma piada para uma moto
desse porte, potencial e consumo. Há no mercado taques de 21 ou 22 litros,
salvo engano, para a XT. Na cidade, a média cai para 16-18 km/l, andando
maneiro.



A famigerada vibração do monocilíndrico que equipa a
XTE não me incomodou até o momento e já cheguei a rodar 380 km com 3 ou 4
paradas. Convém registrar que não passei
de 120 km/h.



Depois de ter usado a
FZr com i.e. por cerca de 3 anos, impossível não estranhar o velho “carbura”.
Demorei me acertar com ele. Dificilmente conseguia ligar a moto de primeira nos
primeiros dias. Sem contar aquela parafernália toda, torneirinha, afogador... É
preciso esperar o motor esquentar por uns 2 minutos antes de sair... Outro
inconveniente é que o carburador não proporciona a linearidade das injetadas ao
se buscar manter velocidade e rotação mínimas em qualquer marcha. Ao ligar a
moto no dia seguinte à primeira troca de óleo e viagem, quase morri de susto
com a fumaça branca que tomou conta da garagem. A moto voltou ao normal. Mas, o
fenômeno persistiu durante uns três dias, ocorrendo sempre que ligava a XT a
frio. Deu um certo desânimo... Li relatos de que se trata de uma das
esquisitices do modelo que pode ser agravada por óleo em excesso no motor após
as trocas... o óleo vai para o filtro de ar, combustão e... Continuo a notar
alguma fumaça ao ligá-la de manhã, porém, pouca. Depois que ela esquenta, o
problema desaparece completamente.



A posição lateral
direita da descarga favorece o off-road, por eliminar riscos de danos a
atravessar os terrenos mais acidentados. Mas, em trajetos urbanos, causa
incômodos ao piloto e, especialmente, ao carona por dissipar muito calor na
perna direita.



Veículo velho tem suas chatices.
E a “véia” XTE, embora muito conservada, não foge à regra. E ainda tem suas
esquisitices: a referida fumaça, os barulhos excessivos do motor, etc. Se o
sujeito “encucar”... Ainda estou amansando a fera. Alegrias, decepções. Pontos
positivos e negativos... Mas, no final, acho que o saldo tem sido e será
positivo. Vamos ver... só o tempo dirá.



Abração!!!

Edii2012-01-05 16:02:45

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jan 2012 14:42 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 600 E
Muito bom o relato !

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Jan 2012 16:22 #3 por Edii
Respondido por Edii no tópico XT 600 E
Estou à disposição para maiores esclarecimentos...Obrigado e abraço!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2012 19:36 #4 por Constantino
Respondido por Constantino no tópico XT 600 E
essa moto é excelente mesmo né

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

12 Jan 2012 21:42 #5 por kado
Respondido por kado no tópico XT 600 E
Eu não deixo aquecer mais que 15 segundos no verão...no inverno, 1 minuto, mas aqui vai a -3cº fácil...no mais, sua descrição bate totalmente com a minha...inclusive a fumaçinha... já passei de 40000kms com ela...igual a sua...

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2012 15:19 #6 por Edii
Respondido por Edii no tópico XT 600 E

Constantino escreveu: essa moto é excelente mesmo né


Constantino,
Ela é realmente muito boa. Depois de ter usado mais - inclusive, em viagem com bauleto, alforjes e garupa, ou seja, com o "camelão" carregado (queria experimentar, então levei até mais bagagem que precisava) e em passeio off-road de 100 km - inclino-me a reconsiderar positivamente alguns aspectos como suspensões e banco. Com mais peso, as suspensões trabalham magnificamente bem. Já o banco, o único ponto negativo é a falta de elevação para o carona. De resto, é excelente e proporciona longas e confortáveis horas de pilotagem.
Abraço!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2012 15:49 #7 por Edii
Respondido por Edii no tópico XT 600 E

kado escreveu: Eu não deixo aquecer mais que 15 segundos no verão...no inverno, 1 minuto, mas aqui vai a -3cº fácil...no mais, sua descrição bate totalmente com a minha...inclusive a fumaçinha... já passei de 40000kms com ela...igual a sua...


Olá, Kado!
Sempre apreciei suas fotografias, acompanhando seus post no "Fotógrafos do Motonline". Por isso, conheço sua XT, sempre marcando presença em belas paisagens.
Agora que me acostumei mais com a minha, descobri que basta ligá-la, colocar o capacete e descer da garagem que ela está pronta para rodar. Afinal, moro em uma região quente, se um dia a temperatura aqui cair abaixo de zero acho que não sobra uma alma viva para contar história, rssrsss...
Quanto à fumaça, ocorre sempre no primeiro acionamento a frio após uma viagem (em geral no dia seguinte). No dia-a-dia, no primeiro acionamento, se não ficar acelerando, a fumaça não é perceptível visualmente. Sente-se apenas seu cheiro.
Sem querer abusar, notei que usou uma bolha em sua XT durante um tempo. Se não for incômodo, gostaria que compartilhasse aqui suas impressões sobre o equipamento. Por favor, esclareça a sua altura (do piloto), marca, modelo e medidas do equipamento.
Abração e, desde já, obrigado!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2012 16:13 #8 por Edii
Respondido por Edii no tópico XT 600 E
A XT carregada, fim de semana passado, em Januária/MG.


Após 50 km de terra, cascalho e areia, chegando nas cachoeiras de Pandeiros... antes de mais 50 km de lama...


Abraço!!!
Edii2012-01-13 18:16:00

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

13 Jan 2012 19:51 #9 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 600 E
Moto para toda vida... ou seria para uma vida toda ?...

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2012 09:23 #10 por Edii
Respondido por Edii no tópico XT 600 E

soueu escreveu: Moto para toda vida... ou seria para uma vida toda ?...

Tomara, amigo. E para uma vida longa!Abraço!!!__________________________________________A XT com piloto e alforjes sob outros ângulos.

Até!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2012 16:57 #11 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 600 E
Essa foto é sensacional ! Diz muito !

Tô indo !... Fui!... A estrada me espera !... Será um dia maravilhoso!... Deus me proeja neste dia !... Os problemas ficarão para trás, agora é a hora da minha liberdade !...

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Jan 2012 17:39 #12 por Patriarca
Respondido por Patriarca no tópico XT 600 E
Diz mesmo, esqueceu o pezinho abaixado.

"Bons amigos são a família que nos permitiram escolher..."
"Memento te mortalem esse"
“Não é o trânsito que te educa, você leva sua educação por onde vai."

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Jan 2012 07:12 #13 por Edii
Respondido por Edii no tópico XT 600 E
Soueu!!!É isso aí. O único porém, neste dia, foi a chuva. Sabe como é, São Pedro tava trabalhando muito, deve até ter ganhado o prêmio de funcionário do mês de dezembro-janeiro ...
Patriarca!!!O pezinho é precaução. Só levando na hora de arrancar. Quando paro, já coloco ele no chão. Afinal, segundo o manual, o camelo pesa 170 quilos. Imagina carregado . E eu sou peso pena, 59 quilos ...
Valeu, abraço e ótima semana a todos!!!

03/2007-02/2009: CG 125 2007
02/2009-12/2011: Ys FAZER 250 2008
12/2011-03/2016: XT 600 E 2004
03/2016-atual: DL-650 2010
***Abaixo de qualquer radar***
Araçuaí/Montes Claros/MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2012 18:26 #14 por kado
Respondido por kado no tópico XT 600 E

Patriarca escreveu: Diz mesmo, esqueceu o pezinho abaixado.


O motor não liga com o pezinho abaixado, a não ser na lenta...

Edii, te respondi em MP

atuais:xt225 2001 WR360 2002 xt600e 2004 Transalp 2013

Marau, RS

FOTOS DE TRILHA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

17 Jan 2012 18:59 #15 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico XT 600 E

Edii escreveu: Soueu!!!É isso aí. O único porém, neste dia, foi a chuva. Sabe como é, São Pedro tava trabalhando muito, deve até ter ganhado o prêmio de funcionário do mês de dezembro-janeiro

...
Patriarca!!!O pezinho é precaução. Só levando na hora de arrancar. Quando paro, já coloco ele no chão. Afinal, segundo o manual, o camelo pesa 170 quilos. Imagina carregado . E eu sou peso pena, 59 quilos ...
Valeu, abraço e ótima semana a todos!!!


Também mantenho o pezinho até a saída (principalmente se a garupa for subir, pois pela altura tem de proceder como que sobe em cavalo selado), pois o trem é pesado. o motor funciona com o pé baixo, mas se engatar ele corta. Só com o pé zinho levantado dá para engrenar e sair.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.169 segundos