“Honda biz, com tudo ela combina. Só não combina com posto de gasolina.” Quem acompanhou o lançamento da primeira Honda Biz, que substituiu a C100 Dream em 1998, lembra bem a proposta do produto: economia de combustível, como o próprio slogan principal da campanha de lançamento sugeria.
Não tive a Biz mas tive uma Dream, sua antecessora, se a Dream já era ótima, imagino como deva ser a Dream com todas as evoluções tecnológicas nesse mais de 20 anos.
Quanto ao consumo, considerando que o atrativo comercial dessa motoca é a economia de combustível, fiquei surpreso com as médias de consumo obtidas, achei que 28 km/l é muito pouco. Não lembro exatamente os números da minha Dream, mas era algo em torno de 35 km/l, bem mais que os números apontados nesse teste.
No teste realizado pelo próprio Motonline em janeiro de 2000, a média de consumo máxima obtida foi de 42,6 km/l. Por isso, gostaria de uma confirmação se os números apresentados no teste atual estão corretos e em caso positivo, o que explica tão drástico aumento do apetite da "menina".
Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.
A média geral de consumo no teste ficou baixa em função de se ter rodado quase 2/3 da quilometragem com álcool, quando as médias de comnsumo ficam mais baixas. Por esta razão estão publicados os consumos parciais.
Sidney Levy
Segurança e qualidade andam juntas; não se arrisque
A Honda cometeu um erro primário nessa moto, as aletas de arrefecimento do motor estão dispostas na vertical reduzindo a eficiência pois o ar frontal não consegue passar por entre as aletas que deveriam estar dispostas na horizontal... quem é que a Honda está contratando como engenheiro ultimamente?
A antiga Biz 100 e Pop 100 possuem aletas horizontal.
A Ducati dá uma aula neste quesito, observe:
Nos dois cilindros as aletas estão corretas pois o ar frontal passa entre todas as aletas quer seja do cabeçote horizontal quer seja do vertical.
Não que isso vá provocar um superaquecimento na Biz mas foje à lógica adotada desque que existe moto... é como colocar o farol dianteiro na traseira iluminando pra frente (consegue-se por elevação do farol) e a lanterna na dianteira iluminando atrás, não tem lógica.
Bonzinho40697.9692013889
Ex- Cg Bolinha
Ex- Super fifty 50cc
Ex- Xr 200r
Ex- Xtz 125
Atual Titan Mix Esd 150 uma bost...
Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha
Ainda sobre o consumo, considerem os valores obtidos em uso intenso do teste, médias maximas tanto no álcool quanto na gasolina. Em uso mais calmo ou natural as médias melhoram, com certeza.
Faço coro sobre as considerações sobre a média de
consumo... acho que no caso da Biz, deveria ser ter feito
além das medições normais, um teste de economia, andando
bem na maciota pra ver quanto a moto tira em condições de
pouca velocidade. tenho curiosidade sobre o sistema flex,
pois nos carros, este sistema tem feito diversos modelo
piorarem bastante o consumo.
Sobre o motor derivar do da Biz 100 (dream...), creio que
o motor 125 atual seja bem diferente: Pelo o que sei, o
motor atual não usa o bloco de ferro fundido que as
antigas Honda 100 possuiam... não tenho certeza, mas
creio que essa geração atual tenha o comando de válvulas
roletado.... essa última informação fica a confirmar... Douglas 0040700.586724537
Moto é uma doença sem cura: Ou se passa avida com ela ou se morre dela.
Douglas 00 escreveu: Observações referentes ao teste:
Faço coro sobre as considerações sobre a média de
consumo...
O grande atrativo para quem compra uma Biz sempre foi a economia, de combustível e manutenção. Esse número apresentado nos testes será um "balde de água fria" nos futuros compradores dessa cub.
Espero que o modelo 100% gasolina continue sendo fabricado senão a Honda perderá muitos potenciais compradores para os seus concorrentes.
Mesmo sendo a álcool considero um número inaceitável - fazendo uma simples comparação, a minha Sahara (339 cc, 31,5 CV) faz médias entre 21 e 24 km/l, andando a velocidades entre 100 a 120 km/h.
Nunca ande mais rápido que seu anjo da guarda consiga voar.
Sobre o consumo é importante salientar que em motos extremamente fracas como a Biz o peso do piloto influencia bem mais que em motos mais potentes, o Bitenca deve ter mais de 90 kgs com os equipamentos..
Outra observação é o fato de um motor mais potente sempre ser mais eficiente para velocidades maiores, ex. a CB 500 a 140km/h gasta menos que a Titan nessa mesma velocidade. Cada motor foi projetado pra o uso no qual será mais eficiente...
Mais uma coisa, a moto ainda estava em fase de amaciamento e a topografia tb influencia...
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Futura Fazer 250 2012
Yamaheiro de carteirinha
28 km/litro? Na minha 100, ano 2002 e 94.500 km rodados, o consumo raramente fica abaixo dos 35 km/l. Já tive a oportunidade de viajar com ela pro interior (1.000 km ida e volta, me critiquem
), e mesmo enfrentando longas subidas íngrenes, ventos intensos e freqüentes variações de velocidade, mesmo com cabo enrolado a maior parte do tempo - o que numa moto desse porte é algo quase que indispensável - a pior marca foi de 32 km/l.
Na cidade, trafegando entre 40 e 70 km/h, supera constantemente a marca dos 40 por litro.
Assim sendo, sinto-me obrigado a endossar a opinião da maioria - essa nova 125 decepcionou muito no quesito economia!
Ainda que seja mais moderna e confortável, não trocaria a minha por ela...Artur Felipe40705.7178935185
Os políticos e as fraldas precisam ser trocados com freqüência, e pela mesma razão.
Amanhã: Uma trail média com certeza. Muitas candidatas no páreo!
Hoje: C-100 Biz
Ontem: Twister 250/XR 200/Dream 100
Eu já tinha ouvido falar que a Biz 125 era beberrona, ao contrário da C100, mas eu não tinha acreditado.
É claro que o sistema mix ou flex deixa o veículo mais beberrão, o mesmo acontece com os carros,
mas não sabia que seria tanto numa motocicleta.
Enfim, os números estão muito abaixo da minha Crypton 115 2011, onde a minha pior média, foi 34 km/litro
mas sempre esticando as marchas em mais de 70% e passando 4ª marcha somente acima de 60 km/h.
Em uso normal, esticando as marchas em 50%, a média fica em 41 km/litro.
Outra, muito bom o chassi tubular da Biz, melhor, mais resistente e moderno do que a linha CG com seu
quadro em aço estampado, um verdadeiro desrepeito com o brasileiro e uma verdadeira enganação.
A Scooter Lead de 108cc é mais potente que essa Biz de 124,9 cc, 9,2cv contra 9,1 às mesmas 7500 rpm
Porém o torque da Biz 124,9cc é de 1,01 kgfm a apenas 3500 rpm e o da Lead 0,97 a 6000 rpm.
Conclusão, o motor/injeção da Biz 125cc foram projetados pra trabalhar mais eficientemente de 3500 rpm até 5500 rpm com grande economia (40 km/l ou mais na gasolina) e durabilidade, se acelerar mais que isso o consumo decola esponencialmente podendo ser superior ao de uma Titan mix.
O motor/injeção da Lead foram projetados pra trabalhar na faixa dos 6000 aos 7500 rpm onde gera mais potência, menor durabilidade e com maior consumo que o motor da BIZ de 125cc mesmo tendo 110cc.
A rotação de torque e pot máx de qualquer motor a combustão indica para que objetivo foi projetado. a melhor eficiência está entre o rpm de torque e rpm de pot máx também conhecida por "faixa útilizável de rotação". Sair dessa faixa de utilização significa reduzir a eficiência (desempenho/consumo) em qualquer motor a combustão.
Dica pra Biz 125:
Enrole o cabo mas em giros baixos e médios aumentando a marcha sempre que possível. (método carga)
Dica pra Lead 110:
Não arranque bruscamente, diminua o acelerador gradativamente bem antes de ter que parar como se estivesse com o freio ruim.
Ex- Cg Bolinha
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