Ano de fabricação: 2011
Quilometragem: 5.300km
Tipo de uso: Lazer, utilitário
Tipos de terreno onde a moto foi testada
1- urbano sim
2- terra não
3- estrada sim
4- pista sim
Aspectos avaliados
1-conforto Atende
2-motor Surpreende
3-câmbio Atende
4-dirigibilidade Surpreende
5-suspensão dianteira Atende
6-suspensão traseira Atende
7- Vale o quanto custa? não
Responda: Você indicaria essa moto para um amigo ou parente? sim
Eu tinha uma Buell XB12Ss, eu amava a moto, para mim era perfeita, mas após uma série de problemas elétricos a vendi. E comprei uma BMW!!!
A BMW F800R é uma moto surpreendente. O problema sou eu, muito critico.
A moto é super confortável, mas o banco é meio duro, fica melhor quando na estrada deslocamos o quadril mais para trás na parte larga do banco, o conforto fica ótimo. Mas, ela tem uma postura diferente, braços bem a frente e abertos, o corpo fica esticado. No começo é estranho, mas depois que acostuma é só alegria. Um banco com mais espuma ajudaria.
O painel é um show. Além do velocimetro e contagiros, tem marcador de temperatura, nível do tanque, marcha engatada (ótimo num autódromo), horas, 2 hodômetros parciais e comp**ador de bordo - com consumo médio e instantâneo, velocidade média, tempo de viagem, temperatura e cronometro. Mas a fábrica poderia inverter a posição do contagiros e do velocimetro, num autódromo o contagiros é dificl de ler na configuração atual.
Motor e câmbio: muito bons, o motor é economico e potente, além de ser bipolar; em baixas rotações é dócil, liso e com torque desde baixa rotação, dá para rodar na cidade sempre abaixo das 3.000 rpm! Mas, quando o motor passa das 4 ou 5.000 rpm, se segurem! É o capeta! furioso, potente, vibra alguma coisa e ainda sim cheio de torque. Em Interlagos dá para acompanhar uma hornet sem problemas, só na reta a potencia da hornet faz ela abrir pouca coisa. O cambio é muito bom, embreagem um pouco mais pesada do que deveria, mas peso-pena para quem tinha uma Buell ou anda de HD rsrsrs... O câmbio no começo exigiu uma adaptação da minha parte, pois apresentava neutro falso entre a 4a. e a 5a. marchas. Hoje não erro mais na hora de engatar as marchas. E o acho extremamente confiável.
O motor na estrada a partir das 5.000 rpm / 130km/h vibra um pouco e a vibração aumenta com a rotação, isso incomoda, dá para conviver, mas em longas viagens é cansativo. Pilotando na casquinha bem de leve já fiz 24km/l na estrada entre 100 / 120 km/h; no autódromo beira 14km/l com o gás aberto.
As suspensões estão entre esportividade e conforto, com ênfase na esportividade. Na cidade pode parecer meio duro, na estrada é uma delicia e mesmo num autódromo dá para pilotar sem sustos, sem lambanças; graças aos pneus dá para abusar muito nas curvas que ela é neutra, segura e aparentemente não torce. Não marquei meu tempo no autódromo, não era o mais rápido, mas ficava entre os ponteiros. Numa estrada travada é uma moto muito brava e divertida, dá para abusar; mas,seria ilegal e perigoso. Se for correr, corra num autódromo.
Acho a BMW F800R uma moto cara! Eu tinha em mente uma honert, mas a minha decisão foi baseada no custo do seguro, R$ 1,400 no meu perfil de paulistano, uma hornet seria 4 vezes mais cara! O custo do primeiro ano, moto + seguro, ambas empatam; mas, a partir do 2o. ano com a hornet ficaria inviável de tão caro que é o seguro dela.
Não me arrependo da moto, é muito gostosa de passear, viajar e pilotar. Recomendo, mas o preço poderia cair um pouco mais.