BMW F800R

05 Mar 2012 11:13 #1 por edumammini
BMW F800R foi criado por edumammini
Ano de fabricação: 2011
Quilometragem: 5.300km
Tipo de uso: Lazer, utilitário

Tipos de terreno onde a moto foi testada
1- urbano sim
2- terra não
3- estrada sim
4- pista sim

Aspectos avaliados
1-conforto Atende
2-motor Surpreende
3-câmbio Atende
4-dirigibilidade Surpreende
5-suspensão dianteira Atende
6-suspensão traseira Atende
7- Vale o quanto custa? não

Responda: Você indicaria essa moto para um amigo ou parente? sim

Eu tinha uma Buell XB12Ss, eu amava a moto, para mim era perfeita, mas após uma série de problemas elétricos a vendi. E comprei uma BMW!!!

A BMW F800R é uma moto surpreendente. O problema sou eu, muito critico.

A moto é super confortável, mas o banco é meio duro, fica melhor quando na estrada deslocamos o quadril mais para trás na parte larga do banco, o conforto fica ótimo. Mas, ela tem uma postura diferente, braços bem a frente e abertos, o corpo fica esticado. No começo é estranho, mas depois que acostuma é só alegria. Um banco com mais espuma ajudaria.

O painel é um show. Além do velocimetro e contagiros, tem marcador de temperatura, nível do tanque, marcha engatada (ótimo num autódromo), horas, 2 hodômetros parciais e comp**ador de bordo - com consumo médio e instantâneo, velocidade média, tempo de viagem, temperatura e cronometro. Mas a fábrica poderia inverter a posição do contagiros e do velocimetro, num autódromo o contagiros é dificl de ler na configuração atual.

Motor e câmbio: muito bons, o motor é economico e potente, além de ser bipolar; em baixas rotações é dócil, liso e com torque desde baixa rotação, dá para rodar na cidade sempre abaixo das 3.000 rpm! Mas, quando o motor passa das 4 ou 5.000 rpm, se segurem! É o capeta! furioso, potente, vibra alguma coisa e ainda sim cheio de torque. Em Interlagos dá para acompanhar uma hornet sem problemas, só na reta a potencia da hornet faz ela abrir pouca coisa. O cambio é muito bom, embreagem um pouco mais pesada do que deveria, mas peso-pena para quem tinha uma Buell ou anda de HD rsrsrs... O câmbio no começo exigiu uma adaptação da minha parte, pois apresentava neutro falso entre a 4a. e a 5a. marchas. Hoje não erro mais na hora de engatar as marchas. E o acho extremamente confiável.
O motor na estrada a partir das 5.000 rpm / 130km/h vibra um pouco e a vibração aumenta com a rotação, isso incomoda, dá para conviver, mas em longas viagens é cansativo. Pilotando na casquinha bem de leve já fiz 24km/l na estrada entre 100 / 120 km/h; no autódromo beira 14km/l com o gás aberto.

As suspensões estão entre esportividade e conforto, com ênfase na esportividade. Na cidade pode parecer meio duro, na estrada é uma delicia e mesmo num autódromo dá para pilotar sem sustos, sem lambanças; graças aos pneus dá para abusar muito nas curvas que ela é neutra, segura e aparentemente não torce. Não marquei meu tempo no autódromo, não era o mais rápido, mas ficava entre os ponteiros. Numa estrada travada é uma moto muito brava e divertida, dá para abusar; mas,seria ilegal e perigoso. Se for correr, corra num autódromo.

Acho a BMW F800R uma moto cara! Eu tinha em mente uma honert, mas a minha decisão foi baseada no custo do seguro, R$ 1,400 no meu perfil de paulistano, uma hornet seria 4 vezes mais cara! O custo do primeiro ano, moto + seguro, ambas empatam; mas, a partir do 2o. ano com a hornet ficaria inviável de tão caro que é o seguro dela.

Não me arrependo da moto, é muito gostosa de passear, viajar e pilotar. Recomendo, mas o preço poderia cair um pouco mais.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

05 Mar 2012 11:50 #2 por Soueu
Respondido por Soueu no tópico BMW F800R
Bem vindo; e muito bom o seu relato.

Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 06:40 #3 por Mistergig
Respondido por Mistergig no tópico BMW F800R
Boa, edu!
Muito esclarecedora ess tua avaliação... O fato dela ser simples e direta deixaram a leitura prazerosa até mesmo para os que sofrem de deficit de atenção (vide meu caso hehe!).
Na real eu sou novo membro por aqui e gostaria de te perguntar algumas coisas sobre a BMW! Inicio dizendo que sou um motociclista iniciante, tenho habilitação ha apenas 1 ano e nunca tive uma moto MINHA, propriamente dita, por algumas divergências familiares... Estou agora decidido a comprar uma moto, no valor entre 20 e 40 mil reais, e a BMW 800R era uma das opções sondadas. Queria saber se ela seria algo agressivo demais para um "novato", e se tu teria alguma outra sugestão de moto! Gosto muito das HD, mas muitos amigos me disseram pra não comprar pela posição de pilotagem e etc etc!
Dados antropológicos para possível calculo de seguro, conforto ao pilotar e etc: 23 anos, 1,80m e 77kg.

Agradeço desde já!
Abraço a todos.

Just starting a twowheeled life...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 11:54 #4 por Etoac
Respondido por Etoac no tópico BMW F800R
Mistergig, vou me meter nesse papo. Não sei o que os outros colegas do Forum acham, mas, já que você é inexperiente, acho que uma moto tão grande e tão potente, pra iniciar, não é muito recomendável. Qualquer moto com potência acima de 40cv e/ou com torque na casa dos 6kgf já começa a ficar violenta. Penso que você deveria iniciar com uma moto menor para se habituar com trivialidades que fazem toda diferença num passseio e principalmente em momentos de emergência. Essas trivialidades são: frenagem, contorno de curva, sensibilidade sobre o ambiente em que está pilotando, pilotagem em pista molhada, pilotagem noturna etc. Motos menores "permitem" que você cometa pequenos erros sem que você seja severamente punido por tê-los cometido. As motos maiores não são tão condescendentes, aliás, algumas nem perdoam erros. Digo isso pra você porque eu também tive essa vontade de começar logo por cima. Mas vim subindo os degraus gradativamente e hoje vejo que isso foi muito importante, até mesmo pra construção da minha maturidade ao pilotar uma motocicleta.Etoac2012-03-08 14:57:41

Desacelera porque chegar é conseqüência.

2011 - Bandit 650S preta
2006/2011 - YS 250 FAZER preta
2005 - YBR 125 vermelha

Motoclubado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Mar 2012 16:49 #5 por Mistergig
Respondido por Mistergig no tópico BMW F800R
Hum... Poisé, eu meio que suspeitei que a resposta mais provável fosse ser algo desse gênero! Sou jovem, mas entendo o que tu está querendo me passar, toda essa coisa de "me formar" em moto, respeitando as etapas e tal...Eu até queria criar um tópico pra que o pessoal mais experiente no assunto me desse uma ajuda, mas não sei bem em que sessão criar... Seria algo tipo "Ajuda com uma primeira moto"!Como o valor a ser gasto é até R$45.000,00, as que eu inicialmente cogitei, mais por gosto do que por conhecimento, foram:- BMW F800R- BMW GS800- HD Sportster Iron- HD Blackline- HD Fat Boy Special- Kawasaki Ninja 650R- Kawasaki ER6-N (embora eu curta muitooo mais a ER6-F que ouvi dizer por aí que tá chegando em Abril)- Kawasaki Z750R- Kawasaki Versys - Yamaha XJ6-N ou XJ6-F- Ducati Monster 696
Qualquer dica, conselho e etc são muito bem vindos! Essa história de comprar a minha moto fica na cabeça o dia inteiro :D
Abraço!

Just starting a twowheeled life...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 11:12 #6 por Etoac
Respondido por Etoac no tópico BMW F800R
Você me lembra a mim mesmo quando comecei a me interssar por motos. O meu leque também era bastante amplo. Mas o meu ia desde custom até superesportivas rsrsrsrs. Você pelo menos restringiu a custom, bigtrail e naked. Agora, se não tem jeito, e você vai mesmo começar com uma moto grande (eu sugeriria uma Fazer 250, CB300 ou algo parecido), penso que as mais mansas seriam mais recomendáveis. Porém, as mais "mansas" que você postou ter interesse provavelmente vão te dar um certo desconforto por serem custom (HD) e não favorecerem muito quem é um pouco mais alto. O pessoal mais experiente com motos custom pode argumentar com mais propriedade. Mas o que observo e escuto, dos parceiros de estrada que tem custom e são mais altos, é que essas motos sacrificam um pouco a coluna. Mas só experimentando pra ver. Fora essas, na minha opinião, as opções mais "civilizadas" seriam a Versys (que, pela altura e potência, acho que seria a mais indicada), XJ6F (a carenada pode ser mais feinha, mas oferece melhor proteção aerodinâmica e, por consequência, mais conforto) e ER6-N. Ainda tem a V-Strom 650, que é uma moto excelente, muito confortável, econômica, potente, ágil e bonita (acho mais bonita do que a Versys). Pelo menos por agora, enquanto a experiência não vem, descartaria a Z750R e a Monter 696, pois são bem bravinhas. Seja lá como for, numa moto grande ou pequena, é preciso que se tenha plena consciência do que se está fazendo, pra sua segurança e de quem está no trânsito com você. Afinal, o perigo não está na moto e sim em quem está pilotando.Etoac2012-03-09 14:13:20

Desacelera porque chegar é conseqüência.

2011 - Bandit 650S preta
2006/2011 - YS 250 FAZER preta
2005 - YBR 125 vermelha

Motoclubado

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

09 Mar 2012 11:56 #7 por Mistergig
Respondido por Mistergig no tópico BMW F800R
Obrigado pelo feedback, Etoac!
Criei um post sobre essa minha busca pela primeira moto, assim eu paro de atrapalhar o tópico do nosso amigo edu: www.motonline.com.br/forum/forum_posts.a...&title=primeira-moto

Eu sempre achei que ia acabar inicialmente pegando uma HD, porque admito que desde pequeno sou fã da marca, do estilo e do lifestyle que ela representa... O fato delas serem também as mais "mansas" para começar, somaram-se à essa opção. Porém, desde que conversei com alguns primos motociclistas experientes (ambos já foram donos de HD - FatBoy e VRod), tenho tido um certo receio sobre essa compra. Eles sempre me disseram que essas motos são extremamente desconfortáveis para viagens com mais de 2.5h de percurso, e chegam a cansar em poucos meses por normalmente não acompanharem outras motocicletas de amigos... Peças caras, um pós venda ainda debilitado e aquela mandante de customização... Sou leigo, admito, mas fã de Harleys, então se alguém mais da área puder opinar, agradeço.
A VStrom é de fato uma moto que já ouvi todo mundo falar bem. Um amigo meu (antigo dono de HD) veio de SP até o RS com a sua 1000 (quando ainda era fabricada) e estava maravilhado com o conforto e desempenho daquela Suzuki. O problema é que eu a acho feia demais! Ficaria com a Versys nesse caso!
Preciso também dizer que um dos meus medos é compra uma moto que não me agrade tanto só para "aprender a pilotar" e acabar me arrependendo de não ter comprado uma mais complexa, mas que me agradasse mais.

Abraço!

Just starting a twowheeled life...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.135 segundos