O básico do procedimento mecânico

07 Abr 2008 10:59 #2 por redmaster
Muito boa a matéria, parabéns Biagio. Não devemos esquecer também o torque de aperto. É comum ver que nós mesmos ao apertar determinados parafusos, principalmente aqueles que "sustentam" peças críticas como por exemplo o eixo da roda, aplicamos força demais quase que destruindo a rosca (do parafuso/porca) :-) . Seria interessante que o mecânico (e/ou nós) tivesse um torquímetro para aperto correto dos parafusos e o manual de manutenção com as indicações da força a ser aplicada.

Tem gente que acha que mecânico que segue o manual é porque não sabe ou não tem experiência. Isso é completamente errôneo.



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2008 11:16 #3 por kuila
Respondido por kuila no tópico O básico do procedimento mecânico
parabéns pela matéria, objetiva e completa.

meu mecânico por mais experiente que seja, sempre que levo para fazer algum serviço diferente dos rotineiros, levo a indicação do manual de serviços que por sorte tenho uma cópia.

principalmente mecânicos que estão mais acostumados com honda, quando pegam uma marca diferente, as vezes pensam que é a mesma configuração para carburador, vela, aperto de parafusos....

recomendo que além de pesquisarem o tipo de serviço para saber o que estará sendo feito na moto, procurar o procedimento para ver se estará de acordo e ainda se possível, supervisionar o serviço a ser executado.

além de conhecer o nível do meu mecânico aprendo mais os procedimentos quando acompanho ele fazendo as revisões de minha moto.

abs,



Tópicos importantes peq suzuki

SSA-BA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2008 14:26 #4 por LeandroLP
Biaggio, só pra dar uma mão, tem um erro de português

"Esta operação deve ser seguida pois, caso contrário, os pequenos parafusos sofreram esforços excessivos."

é "sofrerão"

abraço

"Potência, segurança e confiança. Tudo o que as mulheres procuram nos homens, os homens procuram em uma moto"

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

07 Abr 2008 22:03 #5 por aopenna
Respondido por aopenna no tópico O básico do procedimento mecânico
Otimo artigo Biaggio, faltou comentar sobre o torque, pois CADA parafuso da moto tem seu torque especificado no manual de serviço.

Suzuki Bandit 650S 2009 Azul Cinzento, ou Atena para os intimos...

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

08 Abr 2008 13:49 #6 por ZEMAU
Respondido por ZEMAU no tópico O básico do procedimento mecânico
Raros são os mecãnicos que se utilizam de manuais! A maioria se "orgulha" de não "precisar" deles! Aí é que está o problema!
Por isso eu sempre digo:
Procure fazer tudo você mesmo (se possível, é claro!), porque em geral, quem destrói nossas motos são os mecânicos!

BMW K1 e Suzuki AN125

São Paulo-SP

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

14 Abr 2008 11:36 #7 por Biagio Ferrari
Obrigado a todos é maravilhoso compartilhar conhecimentos...inclusive de "PORTUGUÊS" eu usei erroneamente o Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo onde o texto solicitava Futuro do Indicativo . . . valeu LeandroLP ... falha minha !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2008 09:48 #8 por Pipe
Respondido por Pipe no tópico O básico do procedimento mecânico
O pessoal não perdoa...
Até um simples erro de Português que é tão complicado como alguns mecânicos falcatruas que existem no nosso país...

Quando desmontei minha moto, e à montei, quebrei uns 3 parafusos por apertar demasiadamente...

Um parafuso era da mesinha que prende o guidon, outro era do prisioneiro do escape, e o outro do macete do freio...

heaoUheaUOhaeUhAEuA

Seria bom um torquímetro como citou o amigo acima...

Mais eu sou novato no mundo das duas rodas, ainda aprendo !


_________________________________________________________


TODAY 200cc

PDR-Imbituba / Santa Catarina
"SOMOS O QUE Pensamos e Amamos"
"Motos Paixão Eterna"
CG TODAY 93 azul(200cc)/CG titan 97 azul/CG 150 Titan 06 vermelha(GUERREIRA)/NX4 FALCON 06 TRIBAL PRATA

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2008 16:44 #9 por DODGE®
Excelente matéria, como já disseram os amigos Motokas, só faltou falar sobre o torque! Aí Biaggio, quem sabe não dá pra dar umas dicas e orientações sobre isso numa outra matéria!

GSX-R 750

Gixxer Rule

Uberlândia-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2008 18:34 #10 por redmaster

DODGE® escreveu: Excelente matéria, como já disseram os amigos Motokas, só faltou falar sobre o torque! Aí Biaggio, quem sabe não dá pra dar umas dicas e orientações sobre isso numa outra matéria!



Meu caro Dodge, quanto ao torque, a unica coisa que podemos falar é que para dois parafusos em determinados lugares tem torques diferentes e mesmo que tenhamos essa ferramenta (torquímetro), é necessário o manual de manutenção para o aperto correto, caso contrário, será uma linda ferramenta para enfeitar nossa oficina.



Bros 150 ESD - São Luis - Ma

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

16 Abr 2008 18:38 #11 por DODGE®
Ok, Redmaster! E pelo que andei sabendo, um torquímetro não é barato não!

GSX-R 750

Gixxer Rule

Uberlândia-MG

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

24 Abr 2008 07:39 #12 por Biagio Ferrari
Existem torquuímetros a partir de r$ 70,00 mangos...

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

27 Abr 2008 08:46 #13 por Jordão
Bela matéria que pode dar margem para varios outros temas.
Parabens Biagio.

Guarulhos - Sp
Ex: KAWASAKI ER6-N

Px. ?????

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

29 Abr 2008 07:10 #14 por Biagio Ferrari
Obrigado Jordão !

Biagio Ferrari

Instrutor Técnico

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

01 Maio 2008 17:23 #15 por Sevla
Respondido por Sevla no tópico O básico do procedimento mecânico
Na dúvida use o bom senso, essas chaves tipo fenda com ponta removivel(não sei como chama)serve pra maioria dos parafusos e não deixa você apertar demais.

xt 225 sem destino

Por favor Acessar ou Registrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.207 segundos