Tenho uma Hunter 90 que em seu 1° ano de vida ta completando 6000 km rodados, tenho rodado pouco nos ultimos meses. Mas a motinha tá com o motor bem esperto e está com uma otima regulagem. Espero ficar com está motinha por muito tempo e me deu uma duvida será que este pequeno motor tem uma longa durabilidade?
Hunter 90 2007 a 2009
Ditally 50cc se a patroa deixar!!
Contagem-MG
Dhanyllo escreveu: a minha duro 2500km rodados só e zuo muita coisa
mais eu levo em consideração que eu explorava mais a motinha do que os motoboys aqui de são paulo
Que isso! a sua durou muito pouco! Já rodei 6000 e a minha ta melhor do que nova! E uso no limite acelerador sempre la embaixo pois tenho 90 kg senão ela não vai. pego um monte de subida, aqui em BH é o que mais tem e com minha namorada na garupa. É logico que nunca passando da faixa vermelha do conta giros! A motinha vale cada centavo.
Hunter 90 2007 a 2009
Ditally 50cc se a patroa deixar!!
Contagem-MG
Todo motor bem regulado, funcionando com combustível de qualidade, respeitando o período da toca de óleo, mantendo sempre o óleo no nível, não excedendo o limite de rotações e não excedendo a capacidade de carga, também não rodando em baixíssimas rotações, tende a durar muito, pois os desgastes (exceto por problemas de falta de qualidade de peças moveis)serão normais e acontecerão em conjunto evitando que uma peça afete o desempenho de outra.
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
Olá Vinicius. O motor sob o regime de baixas rotaçoes sofre sobrecarga, pois é necessário giro para se obter potência... força, o contrário tende a inércia.
Imagine você pedalando uma bike: Vc. impreme força nos pedais em um primeiro momento, nesse momento a rotação é baixa e a força de suas pernas é distribuida e produz tensões nos pedais, engrenagens, correte, pneu e raios da roda. Em um segundo momento, ganha-se velocidade e as tensões diminuem, vc. faz menos força e a bike anda mais. consequentemente, os componentes mecânicos de tração sofrem um desgaste menor.
Se você pedar sempre devagar(baixo giro) você estará sempre fazendo mais força e tensionando os componentes mecânicos.
O motor é semelhante, com baixo giro ele tem pouca força e tenciona os componentes mecânicos(biela, virabrequim, engrenagens do câmbio, etç) No caso as pernas é o acelerador.
O excesso de giros não permite o retorno " em tempo" das válvulas de admissão e de escape, exige uma perfeita lubrificação, aumenta a temperatura e consequentemente os desgastes.
Espero não ter complicado na explicação. Abraços
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
soueu muito obrigado pela explicação. Já que já foi meio desvirtuado o tópico vou aproveitar o embalo.
Você sabe se isso vale também para motos mais potentes, ou é mais para os motores menores?
Na Twister eu raramente ando abaixo dos 4000-5000rpm mas em uma moto grande nessa rotação você já está praticamente levando uma multa de excesso de velocidade
Correto Vinícius, o ideal é manter giro para o motor ter força, independente da cilindrada.
Veja por exemplo os fuscas 1300 de pessoas que andam sempre devagarzinnnnnho. além de durarem pouco, quando uma motorista mais afoito o conduz, geralmente o motor abre o bico. Existem muitos fatores que fazem os "carros de garagem" não resistirem a um "pé pesado", mas certamente o uso em rotações mínimas é um deles... Rotação baixa é para a marcha lenta e só.
Mesmo as big custons que tem excelente torque em baixas rotações tem lá sua pegada por volta dos 3000rpm.
Mas deve-se respeitar os limites máximos (faixa vermelha)
Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.
A rpm certa é aquela famosa faixa entre o torque máximo e a potencia máxima, ali vc tem o máximo de aproveitamento de cada marcha, andar a 1000rpm's a menos pra economizar gasolina é bobagem, a economia é insignificante....
O negócio é aproveitar a energia gerada... Lembre as aulas de física...